Gestão

Como gerenciar as rotas dos veículos em sua empresa!

Como gerenciar as rotas dos veículos em sua empresa
Movisat
Escrito por Movisat

Os gestores mais do que nunca querem entregar seus produtos e serviços e não lutar contra colaboradores imprudentes, atrasos de entregas, serviços não realizados, desencontro de informações, reclamações de clientes ou ferramentas chatas que roubam seu tempo. Para isso, uma boa estratégia ao definir rota deve ser considerada o pilar fundamental de sua organização.

Por meio desse plano, tenha uma visão rápida e clara das condições que cada veículo deverá alcançar em determinado curso do itinerário, caminho percorrido com paradas realizadas, motorista, velocidade, endereço e muito mais. Continue lendo o post para acompanhar nossas dicas!

Como um bom planejamento impacta a gestão do negócio?

Garantir a entrega no prazo é um dos principais acertos da empresa, pois o atraso gera muitos custos extras como diárias, queda de nível de serviço, insatisfação dos clientes, devoluções e fretes de retorno e, em alguns casos, até mesmo multas.

O planejamento de rotas auxilia o gestor a ter mais eficiência nas entregas, reduzindo o tempo e os custos, facilitando o gerenciamento e tornando a tomada de decisões mais assertiva. Veja agora alguns impactos positivos ao se planejar de forma adequada:

  • economia de combustível;
  • melhoria do nível de serviço logístico;
  • clientes satisfeitos;
  • redução de custos;
  • sinergia entre diversas áreas.

Vejamos agora dicas que podem lhe auxiliar na definição de rotas. Confira!

Considere todas as paradas

Utilizando informações de históricos, é possível se preparar para imprevistos e paradas programadas. Nesse caso, é preciso se atentar para a mudança de porte de caminhões, alteração de profissionais e localizações de entrega para redes de distribuição.

Rastreie os veículos

Para garantir a eficiência da sua rota, é fundamental considerar a segurança da mercadoria transportada, ou seja, quais são os riscos que ela corre de sofrer roubos, acidentes ou extravios.

Além disso, é importante, nos transportes rodoviários, realizar a manutenção dos veículos, adotar os seguros das cargas, fazer o rastreamento, monitoramento e estabelecer o acompanhamento das rotas e horários das entregas.

O rastreio dos veículos permite que você detecte problemas em tempo e distâncias reais e, assim, analise imediatamente as providências que devem ser tomadas. Essa comparação entre as rotas planejadas e as reais assegura o controle do processo. Caso algum imprevisto aconteça, os clientes podem ser avisados imediatamente.

Utilize um sistema para auxiliar no planejamento

Relatórios de indicadores-chave de desempenho e de inteligência de mercado permitem que você detecte tendências operacionais, antecipe implicações de custos e identifique possíveis medidas preventivas.

Para o acompanhamento mais eficiente dos seus processos, considere adotar um software de gestão de frota. Ele tem uma função essencial em que o calendário de transporte é aperfeiçoado, o que permite a redução de investimentos em combustíveis, diminuição do tempo de deslocamento e menor emissão de carbono, além de uma melhoria no atendimento ao cliente, entre outros fatores.

Com o auxílio de um software, você evoluirá o seu serviço regularmente, aproveitando as novas tecnologias e criando soluções que atendam às necessidades operacionais e estratégicas do negócio de transportes.

Construa relatórios de otimização

Saber os resultados de cada rota de entrega planejada e da performance de seus caminhões oferece a oportunidade de analisar o que pode ser feito no futuro. Com isso, você define não apenas perfis de entrega, mas também o que é melhor para cada cliente.

Com os relatórios de rotas e de desempenho, você será capaz de identificar tendências em suas operações, calcular os investimentos relacionados e perceber possíveis iniciativas de prevenção.

Em resumo, ao definir rota para seus colaboradores fica fácil de cumprir seus prazos e compromissos. Isso resultará em créditos para a reputação da empresa e impactará na sua imagem, podendo conquistar mais clientes. Além disso, o uso de bons métodos de planejamento afetará de modo positivo no caixa da empresa, o que permite investir em melhorias e implementações de tecnologia.

Gostou do post? Aproveite e conheça mais estratégias para redução de custos por meio de uma boa rota ao seguir nossa página no Facebook!

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This