O que fazer para otimizar a gestão de custos da empresa?

10 minutos para ler

“Preciso realizar gastos que realmente agreguem valor” é uma frase que povoa a mente de gestores dos mais variados segmentos. Contudo, apenas pensar em mudar as coisas não ajuda muito. É preciso tomar atitudes efetivas para modificar o curso dos gastos do negócio.

Neste pos

“Preciso realizar gastos que realmente agreguem valor” é uma frase que povoa a mente de gestores dos mais variados segmentos. Contudo, apenas pensar em mudar as coisas não ajuda muito. É preciso tomar atitudes efetivas para modificar o curso dos gastos do negócio.

Neste post, mostraremos dicas valiosas para a realização da gestão de custos na empresa. Será possível notar como as tecnologias vêm muito a calhar nesse processo, facilitando a análise por parte dos líderes e proporcionando novas estratégias. Continue a leitura e confira!

O que é gestão de custos?

A gestão de custos consiste na administração efetiva dos gastos da empresa. Contudo, além de entender quais são as despesas da companhia, é preciso ter custos que sejam realmente necessários para as operações do negócio, bem como ter o orçamento adequado para pagá-los e diminuí-los quando possível.

Entre os principais objetivos desse processo, podemos destacar:

  • definir com segurança o preço dos produtos e serviços;
  • adquirir um melhor controle de gastos;
  • aumentar os lucros;
  • contar com dados confiáveis e precisos.

Qual é a importância da gestão de custos?

A importância dessa atividade se deve ao fato de que ela possibilita obter um controle mais efetivo dos gastos, fazer uma precificação apropriada dos produtos e serviços, bem como gerenciar diversos aspectos essenciais para o sucesso e a expansão do negócio.

Uma empresa que não considera a execução de uma boa gestão de custos pode sofrer prejuízos em vários setores, como o logístico, com o registro de entradas e saídas desordenadas, a realização de investimentos desprovidos de qualquer critério e demais erros que podem ocasionar na perda de credibilidade entre os colaboradores, parceiros, clientes e mercado em geral.

Como realizar uma boa gestão de custos?

Existem algumas medidas que podem ser colocadas em prática como forma de realizar uma gestão de custos eficiente. A seguir, veja as principais!

Tenha um bom planejamento financeiro

Para fazer um bom planejamento financeiro, é ideal ter acesso às informações de funcionamento da empresa. Desse modo, será mais fácil ter o controle efetivo de todos os custos que envolvem a organização e desenvolver estratégias de acordo com os dados coletados.

Uma boa ideia é adotar um sistema de gestão de frota, que deixará o gestor totalmente atualizado quanto às operações e aos gastos correntes.

Ao tomar nota de tudo o que vem sendo efetivamente consumido, ele conseguirá mapear os custos e elaborar um bom planejamento financeiro para o futuro próximo.

Além disso, será mais fácil mapear gastos que pouco contribuem para o crescimento ou para gerar novas oportunidades de negócio e eliminá-los de vez.

Estabeleça metas claras

Quando o gestor se informa sobre todos os gastos e as estratégias que têm dado resultado, a definição de metas claras se torna precisa. A empresa minimiza custos desnecessários e passa a alocar recursos em áreas que pouco têm se desenvolvido.

Com boas tecnologias, será bem mais fácil visualizar a alocação de recursos e focar naquilo que realmente produz lucros para a organização.

Notou que uma área-chave da empresa tem recebido poucos investimentos? Com um software de gestão, será mais fácil mensurar os resultados e realizar alterações.

Mapeie os custos fixos e variáveis

Os custos fixos são aqueles dos quais você não consegue fugir, como o aluguel de imóveis (e de veículos) e os planos de telefonia. Já os variáveis são aqueles que não se mantêm estáveis, como a utilização de combustível — afinal, o preço varia de acordo com a utilização.

Uma boa medida para diferenciar custos fixos dos variáveis é conferir as planilhas mensais e analisar a variação entre os diferentes períodos.

Uma empresa de gestão de frotas, por exemplo, consegue um gerenciamento melhor com um software de rastreamento de veículos. Isso porque ela conseguirá monitorar de perto os trajetos, acompanhando o consumo de combustível por parte de cada motorista.

Além disso, a equipe alocada dentro da empresa poderá sugerir rotas mais rápidas, para abater o volume de custos variáveis e gerar economia para o negócio.

Registre todas as despesas

Com a ajuda da tecnologia, será possível registrar todas as despesas e buscar formas de reduzir esses gastos no futuro. Para o gerenciamento de frota, um exemplo é o software de controle de abastecimento, que registra todas as ocorrências no sistema e garante o controle dos custos mensais com combustível.

Ele é, até mesmo, capaz de elaborar um ranking dos veículos mais gastadores de combustível. Assim, será mais fácil focar a sua estratégia, orientar os motoristas e verificar se há algum problema técnico causando o desperdício.

Quais são os principais erros na gestão de custos?

Existem alguns erros cometidos na gestão de custos que devem ser evitados, levando em conta que vão influenciar diretamente no resultado final. Veja os principais!

Deixar de analisar os riscos

É preciso ter em mente que existem riscos — e que eles precisam ser evitados. Então, nada de ignorá-los! Nesse caso, entenda que os riscos existem para serem administrados, independentemente do porte da empresa e do ramo de atuação,

Além disso, quando é possível prever um possível risco, você tem a possibilidade de utilizar os meios adequados para reduzir ou eliminar os seu impactos nas operações da companhia.

Cortar os gastos de maneira aleatória

O controle de custos também afeta na competitividade do negócio. Isso ocorre porque ele influencia no desempenho perante o mercado, que pode ser tanto positivo quanto negativo.

Por esse motivo, um gestor pode utilizar esse gerenciamento para decidir a respeito de cortes de custos minuciosos — de maneira antecipada —, realizar uma análise de seus efeitos e demais cuidados que vão colaborar para uma tomada de decisões mais assertiva.

Afinal, ao realizar corte de custos por impulso, as chances de problemas no futuro são bem maiores. Então, as medidas aplicadas precisam priorizar os efeitos na visão dos clientes, sem ignorar o entendimento dos processos internos no aprendizado.

Não contar com o auxílio da tecnologia

Nos dias atuais, é muito difícil realizar uma gestão de custos eficaz, sem usar as ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado — principalmente porque se encontram cada vez mais aprimoradas.

Os sistemas especializados são fundamentais nesse processo, tendo em vista que realizam a correta organização dos dados financeiros do negócio, disponibilizando a visualização completa de sua saúde financeira.

Agora que você conhece as ferramentas necessárias para realizar uma gestão de custos de qualidade, é hora de adotá-las em sua empresa. Com tecnologias adequadas, os gestores conseguirão não só analisar, como também tomar atitudes enérgicas em relação aos gastos excessivos e ao desperdício.

Gostou do artigo e quer entender como as nossas soluções podem colaborar para a gestão de custos do seu negócio? Então, entre em contato agora mesmo!

t, mostraremos dicas valiosas para a realização da gestão de custos na empresa. Será possível notar como as tecnologias vêm muito a calhar nesse processo, facilitando a análise por parte dos líderes e proporcionando novas estratégias. Siga a leitura!

Tenha um bom planejamento financeiro

Para fazer um bom planejamento financeiro, é ideal ter acesso às informações de funcionamento da empresa. Desse modo, será mais fácil ter o controle efetivo de todos os custos que envolvem a organização e desenvolver estratégias de acordo com os dados coletados.

Uma boa ideia é adotar um sistema de gestão de frota, que deixará o gestor totalmente atualizado quanto às operações e aos gastos correntes. Ao tomar nota de tudo o que vem sendo efetivamente consumido, ele conseguirá mapear os custos e elaborar um bom planejamento financeiro para o futuro próximo. Além disso, será mais fácil mapear gastos que pouco contribuem para o crescimento ou para gerar novas oportunidades de negócio e eliminá-los de vez.

Estabeleça metas claras

Quando o gestor se informa sobre todos os gastos e as estratégias que têm dado resultados, a definição de metas claras torna-se precisa. A empresa minimiza custos desnecessários e passa a alocar recursos em áreas que pouco têm se desenvolvido.

Com boas tecnologias, será bem mais fácil visualizar a alocação de recursos e focar naquilo que realmente produz lucros para a organização. Notou que uma área-chave da empresa tem recebido poucos investimentos? Com um software de gestão, será mais fácil mensurar os resultados e realizar alterações.

Mapeie os custos fixos e variáveis

Os custos fixos são aqueles dos quais você não consegue fugir, como o aluguel de imóveis (e de veículos) e planos de telefonia. Já os variáveis são aqueles que não se mantêm estáveis, como a utilização de combustível. Afinal, o preço dessa última varia de acordo com a utilização.

Uma boa medida para diferenciar custos fixos dos variáveis é conferir as planilhas mensais e analisar a variação entre os diferentes períodos. Uma empresa de gestão de frotas, por exemplo, consegue um gerenciamento melhor com um software de rastreamento de veículos.

Isso porque ela conseguirá monitorar de perto os trajetos, acompanhando o consumo de combustível por parte de cada motorista. Além disso, a equipe alocada dentro da empresa poderá sugerir rotas mais rápidas. Tudo isso serve para abater o volume de custos variáveis e gerar economia para o negócio.

Registre todas as despesas

Com a ajuda da tecnologia, será possível registrar todas as despesas e buscar formas de reduzir esses gastos no futuro. Para o gerenciamento de frota, um exemplo é o software de controle de abastecimento, que registra todas as ocorrências no sistema e garante o controle dos custos mensais com combustível.

Ele é, até mesmo, capaz de elaborar um ranking dos veículos mais gastadores de combustível. Assim, será mais fácil focar a sua estratégia, orientar os motoristas e verificar se há algum problema técnico causando o desperdício.

Agora que você conhece as ferramentas necessárias para realizar uma gestão de custos de qualidade, é hora de adotá-las em sua empresa. Com tecnologias adequadas, os gestores conseguirão não só analisar, como também tomar atitudes enérgicas em relação aos gastos excessivos e ao desperdício.

Gostou do artigo e quer conhecer outras dicas para melhorar o gerenciamento da frota? Então, leia agora mesmo o nosso post sobre controle de despesas!

Posts relacionados