Gestão

Por que traçar rotas reduz os custos com a frota e como fazer isso?

Por que traçar rotas reduz os custos com a frota e como fazer
Movisat
Escrito por Movisat

O trabalho de traçar rotas é fundamental para gestores que desejam obter melhores resultados no negócio, já que há inúmeros benefícios para fazer planejamento de rotas, como a redução de custos e de riscos. Isso faz com que aumente a capacidade de entrega das transportadoras e proporcione maior satisfação dos clientes diante dos serviços prestados.  

Dessa forma, neste post, vamos apresentar alguns exemplos de dicas que ajudam a otimizar o trajeto das rotas em frotas. Leia até o final e fique por dentro do assunto! 

Usar ferramentas de rastreamento de veículos

Uma das principais dicas para otimizar o trajeto das rotas em frotas é fazer o uso de ferramentas de rastreamento de veículos, pois o sistema estabelece roteirização do melhor trajeto para que o seu colaborador seja guiado para o caminho mais adequado, de forma que realize o percurso de forma mais rápida e com o menor consumo de combustível. 

Verificar restrições dos clientes

Além de usar ferramentas de rastreamento de veículos, outra dica essencial é verificar as restrições dos clientes, já que algumas pessoas desejam escolher horários e datas específicas, como a exclusão de fins de semana, e determinar a ordem de recebimento das entregas. 

Desse modo, antes de elaborar o planejamento das rotas, é aconselhável pesquisar se há algum pedido de restrição. Assim, você terá clientes que aprovam o serviço e não prejudicam o processo com devoluções ou remarcações. 

Escolher o melhor modal de transporte

Outra forma de traçar rotas para a sua frota com mais assertividade é por meio da escolha do melhor modal de transporte. Para isso, é importante levar em consideração o que foi descrito acima, pois a escolha deve se basear de acordo com a solicitação do consumidor e com as condições de conservação da mercadoria. 

Optar por um modal de transporte inadequado faz com que as despesas para a realização da entrega ao cliente aumentem, sendo fundamental estudar todas as rotas possíveis para analisar qual modal atende melhor cada percurso. 

Fazer mapeamento da operação

Fazer mapeamento da operação de transporte também contribui para que o gestor possa traçar as rotas, pois é possível usar as informações de trabalhos realizados no passado, com todas as regiões e locais atendidos, assim como as principais vias e estradas utilizadas, para planejar as novas entregas. 

Com isso, uma dica para você elaborar o mapeamento da operação é obter um software de gestão de frota para o fornecimento de históricos de viagens, além funções para o controle da frota com soluções para uma gestão estratégica do negócio.

Portanto, neste post, abordamos sobre como traçar rotas para frotas ajuda na redução de custos e de riscos, com as principais dicas para otimizar o trajeto das rotas em frotas. Vale ressaltar que os recursos da tecnologia são grandes aliados para monitorar a operação. 

Então, gostou do nosso texto? Entre em nosso site e confira os nossos serviços para beneficiar a sua empresa! 

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This