6 benefícios para usar o sistema de gestão de frotas no seu negócio

4 minutos para ler

A procura para a implantação de sistema de gestão de frotas nas empresas cresce a cada ano. As organizações estão percebendo que administrar as frotas por meio do auxílio de softwares de gestão contribui para que as atividades possam ser feitas de maneira ágil, eficiente e com custos reduzidos. 

Dessa forma, vamos aprender, neste post, 6 motivos para adesão do sistema de gestão de frotas e, por consequência, como isso vai melhorar a rotina de trabalho da empresa. Confira!

1. Obtenção de dados precisos

Um dos grandes benefícios do sistema de gestão de frotas é a obtenção de dados precisos. Isso significa, em termos bem simples, que você poderá saber instantaneamente como, quando e onde seus veículos estão sendo utilizados. 

A alta precisão fará com que seja possível, por exemplo, identificar o motorista que está dirigindo naquele determinado momento ou em um período específico, horário que chegou ao destino, velocidade que trafegou, custos por viagens entre diversos outros pontos que trazem ainda mais segurança tanto para sua empresa quanto para os destinatários.

2. Automatização de processos

Além da obtenção de dados precisos, o sistema de gestão de frotas proporciona a automatização de processos, o que reduz as chances de falhas humanas ocorrerem, por exemplo.

Além disso, o programa executará todos os processos mais complexos e demorados, além de aperfeiçoá-los, fazendo com que sejam concluídos com cada vez menos tempo e proporcionando informações valiosas para obter melhores resultados em sua empresa.

3. Geração de alertas de manutenção e vencimentos

Outro ótimo benefício do sistema de gestão de frotas é a geração de alertas de manutenção e vencimentos. Com isso, é possível saber, por exemplo, quando está na hora de trocar os pneus dos veículos e se os filtros de óleos estão vencidos. Podendo se programar para a realização do serviço no veículo sem que atrapalhe a rotina e também evitando ter surpresas desagradáveis (e caras) com manutenções corretivas.

4. Disponibilidade de relatórios gerenciais

O sistema de gestão de frotas também oferece a disponibilidade de relatórios gerenciais para planejamentos estratégicos. Neste caso, você poderá consultar todas as informações da sua frota para tomar as melhores decisões. 

Uma das principais vantagens do programa de controle de frota é a  economia de combustível por meio de relatórios de consumo mensal, além de corrigir gargalos no dia-a-dia realizando mais serviços e reduzindo horas extras. Além disso, você pode acessar todos os dados no dispositivo que achar melhor, seja um computador de mesa, um tablet ou seu smartphone.

5. Aumento da produtividade

Com o planejamento estratégico e a diminuição da necessidade de manutenção na frota, os seus veículos estarão sempre disponíveis para atender toda a demanda, o que pode fazer a sua produção crescer exponencialmente na empresa. 

O software possibilita que a empresa possa focar no que a organização sente mais necessidade para aumentar o seu desemprenho e, consequentemente, a sua lucratividade.

6. Redução do custo e controle de gastos

Por fim, um dos mais importantes benefícios do sistema de gestão de frotas é a redução de custo e controle de gastos, minimizando quaisquer desperdícios. As categorias com maiores impactos na redução são manutenções desnecessárias, despesas indevidas, multas, abastecimento, horas extras, redução de veículos para operações, melhor operacionalização, entre outros. O software monitora gastos em geral, além de controlar o uso do EPI, o que gera mais economia para a sua empresa. 

Você aprendeu, neste post, 6 benefícios para usar o sistema de gestão de frotas no seu negócio. É aconselhável que você procure pelo serviço de uma empresa especialista, com foco em gestão de frotas e equipes externas feita por meio da tecnologia, para modernizar a sua organização.

E então, gostou do nosso texto? Então entre em contato conosco: temos as melhores soluções para lhe oferecer. Estamos à sua disposição!

Posts relacionados