Gestão

Aprenda 4 dicas para economizar combustível

Movisat
Escrito por Movisat

Grande parte dos motoristas entende que sua maneira de conduzir pouco influencia no fato de economizar combustível e, assim, termina consumindo mais. Alguns subestimam a contribuição da revisão preventiva para reduzir o consumo de combustível por quilometragem.

Ainda que o consumo de combustível impacte nas finanças, quem possui um automóvel necessita dele para as suas atividades diárias. Sendo assim não há outra saída a não ser monitorar a performance do seu automóvel em relação ao combustível. É preciso testar todos os recursos para aliviar no consumo.

Continue a leitura e confira algumas dicas para economizar combustível.

Como economizar combustível?

Existem vários métodos que se pode utilizar para ajudar a minimizar o impacto da elevação de preço dos combustíveis, autorizando assim a fazer a sua parte para colaborar com o meio ambiente e também com seu bolso! 

1. Calibre seus pneus

Antes de viajar, verifique se os pneus do seu carro estão com a calibragem correta.

Pneus descalibrados, certamente, aumentarão o consumo do seu veículo em 2% a 3%. Além do mais, essa ação prolonga a vida útil dos pneus.

2. Troque de marcha corretamente

A troca de marcha é um dos motivos que mais afeta na elevação de consumo de combustível. No geral, a troca correta está contida no manual do proprietário. Nele, encontra-se qual a rotação e a velocidade ideais para a troca da marcha.

Com o tempo, os condutores mais experientes conseguem “ouvir o motor” e saber facilmente pela audição qual é o momento exato para troca de marcha. Porém, vale inspecionar o manual e ver se está executando corretamente.

3. Tenha as revisões em dia

Um profissional especialista ajudará você a não ficar rodando com alguma peça desgastada, o que eleva o consumo de combustível. É fundamental preservar os filtros de ar e de combustível em ordem. Se a cautela não for seguida, pode ocorrer entupimento, fazendo com que o motor se sobrecarregue e acabe consumindo mais combustível.

As velas são um dos itens que mais influenciam o consumo do carro. Se ela está desgastada, faz com que a queima do combustível fique desregulada, gerando um importante aumento no consumo do seu veículo.

4. Evite acelerar bruscamente

Caso use a aceleração de forma exagerada e com maior força que o motor, consequentemente, o gasto de combustível será maior. Logo, o excesso de aceleração ocasiona um maior custo ao consumidor devido ao alto consumo, consequentemente maior frequência de  abastecimentos.

Como economizar combustível com o ar-condicionado ligado?

Quando se transita em velocidade elevada, em média a partir dos 80 km/h, permanecer com os vidros fechados e o ar-condicionado ativado é mais econômico. Outra boa execução é substituir os filtros de ar e manter a revisão do aparelho sempre regularizada.

Assim como as peças em geral do veículo, o funcionamento ruim significa um gasto de combustível maior.

Como economizar combustível na cidade?

Uma das maneiras de conter o consumo na cidade é desativar o ar-condicionado e abrir os vidros. Outro modo é instalar um software no veículo que avise o local em que há congestionamentos para que consiga evitá-los.

Usar marchas reduzidas também consome mais combustível. Portanto, usar corretamente as marchas pode gerar maior economia.

Em resumo, todas as dicas são fáceis de serem implantadas e introduzidas ao nosso cotidiano para economizar combustível. Além do mais, grande parte delas está associada com conforto e segurança.

Gostou do post? Aproveite e saiba também sobre o tema: gestão de frotas online!

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This