Frota leve: quando é indicada e quais são os impactos para os clientes?

4 minutos para ler

Em uma organização, a agilidade é um grande diferencial na qualidade e na eficiência do serviço, principalmente quando seus funcionários têm a necessidade de visitar outras cidades frequentemente ou transitar em centros urbanos movimentados. Em cenários assim, aparece a necessidade de se utilizar a frota leve como o principal meio de transporte.

Como deixa claro o nome, refere-se a uma frota formada por veículos leves, como os de passeio. É importante ressaltar que não são todos os serviços que exigirão o transporte de grandes cargas ou de muitas pessoas ao mesmo tempo. A fim de realizar atividades mais simples e deslocamentos rotineiros, é muito válido ter veículos eficientes e práticos.

Preparamos este post para tirar algumas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

Quais são as situações em que essa modalidade de frota é adequada?

Diversas empresas apresentam equipes que percorrem diversas localidades. Algumas atuam em várias filiais, de acordo com a demanda, realizando manutenções e vistorias em equipamentos. Já outras atendem diretamente os clientes, sendo referente ao seu core business.

Nas duas situações, elas não necessitam de um veículo bem grande. Em contrapartida, quanto mais simples for a alternativa, melhor, porque a maior parte dos funcionários está habilitada para conduzir veículos leves. Inclusive, eles são mais fáceis para serem utilizados na rotina da equipe, necessitando somente dos cuidados simples que qualquer indivíduo precisa apresentar com um veículo particular.

Torna-se ainda possível transportar equipamentos necessários para a realização do trabalho da equipe sem qualquer dificuldade. Em suma, a frota leve pode servir para realizar o transporte de pessoas ou de cargas menores, principalmente em distâncias menores.

Quais são os impactos para sua empresa e seus clientes?

Redução de custos

A realidade é que são consideravelmente baixos os custos oriundos de carros de porte menor, se comparados com frotas consideradas pesadas. Em primeiro lugar, é muito menor o consumo de combustíveis, pois não é necessário que os motores tenham a potência para levar uma quantidade menor de pessoas do que necessitam para transportar uma grande quantidade de carga.

Em segundo lugar, esses tipos de veículos também apresentam menos gastos, como desgaste de pneus, pedágios e treinamento com a equipe para prevenir acidentes, devido ao fato de esses carros serem mais práticos de serem utilizados.

Flexibilidade na escolha

Outro benefício das frotas leves é que as alternativas de rotas que sua empresa possuirá serão muito maiores. O fato é que diversas vias são bloqueadas para veículos maiores e mais pesados em determinado período do dia, apresentando dificuldades para circular por algumas ruas.

A princípio, pode parecer uma diferença pequena, porém situações como essas podem vir a se acumular e diminuir muito a sua eficiência operacional. Levando essa questão em consideração, utilizar veículos menores oferecerá mais flexibilidade no momento de definir as rotas que devem ser utilizadas pelos colaboradores da sua empresa.

Ideal para o trânsito em cidades maiores

É sabido que o deslocamento em grandes cidades é muito caótico. O grande número de carros transitando no horário comercial pode atrasar muito qualquer viagem que gastaria pouco tempo. E o problema aumenta se são usados veículos de maior porte, que necessitam de mais espaço para seu deslocamento.

Por fim, agora ficou mais fácil entender sobre frota leve. São diversos os benefícios que eles podem oferecer para seu negócio. Lembrando que é indispensável acompanhar os veículos da sua frota, mesmo que eles sejam modelos populares leves. Afinal de contas, se ocorrer algum problema com um deles, é preciso tomar uma atitude rapidamente. Para tal, existem ferramentas de rastreamento e monitoramento de seus veículos.

Curtiu nosso post? Conseguimos tirar suas dúvidas? Então, aproveite para ler também sobre “como economizar com o motorista de frota? Saiba mais!” e ficar por dentro do assunto!

Posts relacionados