Gestão

Como economizar com o motorista de frota? Saiba mais!

motorista de frota
Movisat
Escrito por Movisat

Controlar e, até mesmo, reduzir custos logísticos são desafios diários de qualquer empresa, independentemente do tamanho ou setor de atuação. No entanto, uma das estratégias fundamentais e muitas vezes esquecida para isso é a escolha correta de um bom motorista de frota.

Exatamente! Afinal, esse é o profissional que mais se faz presente durante a etapa de distribuição de suas entregas e o seu desempenho é crucial para o bom funcionamento da operação. Consequentemente, isso reflete na experiência do cliente e também no controle de gastos da operação.

Por isso, confira as dicas que separamos abaixo e entenda a importância do motorista de frota na sua empresa. Vamos lá?

Afinal, como escolher um bom motorista de frota?

A escolha do profissional deve seguir todos os parâmetros normais de uma contratação em sua empresa. Ou seja, é importante avaliar fatores essenciais como experiência, referências, escolaridade, apresentação, comprometimento e, principalmente, capacitação para o cargo. 

Sendo assim, não se baseie apenas em procurar alguém com habilitação para a condução de veículos, mas leve em consideração quais diferenciais esse profissional pode trazer para o negócio e seus conhecimentos técnicos. 

E como o motorista de frota pode contribuir para economizar nas operações? 

Como dissemos, esse profissional está ligado diretamente ao desempenho das entregas e, sem dúvidas, ele é fator essencial para uma gestão de custos mais eficiente. Para isso, confira as dicas a seguir! 

Manutenção da frota 

Contar com uma gestão de frotas eficiente é um ponto fundamental para garantir um melhor desempenho dos veículos. No entanto, quem mais pode identificar problemas e avisar a oficina, senão o motorista?

Dessa maneira, é primordial que a empresa dê total autonomia e liberdade para o profissional falar, dar opiniões e indicar qualquer sugestão em relação à manutenção de seu principal equipamento de trabalho. Incentive, treine e permita que o motorista participe diretamente dessa estratégia.

Roteirização

Contar com sistemas e estratégias de roteirização também é fundamental para melhorar a sua gestão de entregas. No entanto, ainda que a tecnologia facilite esse trabalho, é indicado que o motorista de frota possa participar do processo.

Afinal, na prática, ele conhece muito melhor a estrada e os caminhos, do que quem está dentro do escritório, que pode não dominar muito bem isso. Desse modo, traga esse conhecimento para dentro da estratégia de roteirização e trabalhe em conjunto com tecnologia e experiência!

Monitoramento das entregas

Por mais experiente que o motorista de frota seja, hoje, é fundamental contar com ferramentas de rastreamento modernas e eficazes para dar suporte ao profissional. Afinal, esses sistemas garantem melhor desempenho durante as entregas, ajudam a controlar custos e a estipular previsões mais assertivas e, por fim, proporcionam mais segurança, tanto à carga como ao funcionário.

Enfim, essas foram algumas dicas de como é possível economizar com o motorista de frota, por meio do uso correto e estratégico de tecnologias avançadas, mas também permitindo uma maior participação desse profissional nas operações da empresa.

Se você busca aperfeiçoar a sua gestão de entregas e garantir um melhor desempenho de seu motorista de frota, então, converse com nossos especialistas e conheça nossas ferramentas tecnológicas, capazes de assegurar muito mais eficiência e segurança às suas operações.

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This