Como economizar com o motorista de frota? Saiba mais!

3 minutos para ler

Controlar e, até mesmo, reduzir custos logísticos são desafios diários de qualquer empresa, independentemente do tamanho ou setor de atuação. No entanto, uma das estratégias fundamentais e muitas vezes esquecida para isso é a escolha correta de um bom motorista de frota.

Exatamente! Afinal, esse é o profissional que mais se faz presente durante a etapa de distribuição de suas entregas e o seu desempenho é crucial para o bom funcionamento da operação. Consequentemente, isso reflete na experiência do cliente e também no controle de gastos da operação.

Por isso, confira as dicas que separamos abaixo e entenda a importância do motorista de frota na sua empresa. Vamos lá?

Afinal, como escolher um bom motorista de frota?

A escolha do profissional deve seguir todos os parâmetros normais de uma contratação em sua empresa. Ou seja, é importante avaliar fatores essenciais como experiência, referências, escolaridade, apresentação, comprometimento e, principalmente, capacitação para o cargo. 

Sendo assim, não se baseie apenas em procurar alguém com habilitação para a condução de veículos, mas leve em consideração quais diferenciais esse profissional pode trazer para o negócio e seus conhecimentos técnicos. 

E como o motorista de frota pode contribuir para economizar nas operações? 

Como dissemos, esse profissional está ligado diretamente ao desempenho das entregas e, sem dúvidas, ele é fator essencial para uma gestão de custos mais eficiente. Para isso, confira as dicas a seguir! 

Manutenção da frota 

Contar com uma gestão de frotas eficiente é um ponto fundamental para garantir um melhor desempenho dos veículos. No entanto, quem mais pode identificar problemas e avisar a oficina, senão o motorista?

Dessa maneira, é primordial que a empresa dê total autonomia e liberdade para o profissional falar, dar opiniões e indicar qualquer sugestão em relação à manutenção de seu principal equipamento de trabalho. Incentive, treine e permita que o motorista participe diretamente dessa estratégia.

Roteirização

Contar com sistemas e estratégias de roteirização também é fundamental para melhorar a sua gestão de entregas. No entanto, ainda que a tecnologia facilite esse trabalho, é indicado que o motorista de frota possa participar do processo.

Afinal, na prática, ele conhece muito melhor a estrada e os caminhos, do que quem está dentro do escritório, que pode não dominar muito bem isso. Desse modo, traga esse conhecimento para dentro da estratégia de roteirização e trabalhe em conjunto com tecnologia e experiência!

Monitoramento das entregas

Por mais experiente que o motorista de frota seja, hoje, é fundamental contar com ferramentas de rastreamento modernas e eficazes para dar suporte ao profissional. Afinal, esses sistemas garantem melhor desempenho durante as entregas, ajudam a controlar custos e a estipular previsões mais assertivas e, por fim, proporcionam mais segurança, tanto à carga como ao funcionário.

Enfim, essas foram algumas dicas de como é possível economizar com o motorista de frota, por meio do uso correto e estratégico de tecnologias avançadas, mas também permitindo uma maior participação desse profissional nas operações da empresa.

Se você busca aperfeiçoar a sua gestão de entregas e garantir um melhor desempenho de seu motorista de frota, então, converse com nossos especialistas e conheça nossas ferramentas tecnológicas, capazes de assegurar muito mais eficiência e segurança às suas operações.

Posts relacionados