4 motivos para você ter um sistema de rastreamento de frota

8 minutos para ler

Foi-se o tempo em que o cliente reclamava e o prestador de serviço tinha que “correr atrás” do motorista para saber onde ele estava, quanto tempo faltava para concluir a entrega ou se havia ocorrido algum imprevisto.

Pelo menos para quem conta com um sistema de rastreamento de frota, esses detalhes importantes já não são mais um problema. Sem dúvidas, isso torna a operação mais organizada, segura e confiável.

Quer entender melhor quais são as vantagens dessa tecnologia e por que, cada vez mais, empresas investem nesse sistema? Então, continue a leitura e descubra 4 motivos fundamentais para implementar essa estratégia em seu negócio. Vamos lá?

O que é o rastreamento de frotas?

O rastreamento de frotas se trata da coleta de informações a respeito da localização dos veículos. É bastante usado por empresas de transporte com a finalidade de monitorar o status da sua frota e identificar onde determinado caminhão e seu motorista estão localizados.

Como funciona um sistema de rastreamento de frotas?

Para possibilitar o rastreamento do veículo, os caminhões precisam estar equipados com um GPS. Além disso, devem contar com um bom sistema de gestão de frota conectado a essa ferramenta.

Os dados referentes à localização são transmitidos para o sistema de gerenciamento de frota em tempo real. Dessa forma, caso o veículo conte com um computador de bordo, também pode encaminhar informações referentes à sua conduta na direção, consumo de combustível, entre outros.

Compreender onde cada veículo se encontra, a qualquer hora do dia, pode contribuir para o planejamento da frota, a elaboração das melhores rotas, o controle do consumo de combustível etc. Além disso, pode assegurar que o prazo das entregas seja cumprido, garantindo a satisfação dos clientes.

Ou seja, é um recurso que disponibiliza aos gestores os dados necessários para tomar as decisões apropriadas para o alcance de melhores resultados.

Quais os benefícios de um sistema de rastreamento de frotas?

Um sistema de rastreamento de frotas proporciona uma série de benefícios para as transportadoras. A seguir, veja os principais.

1. Mais segurança para sua operação

No Brasil, além dos altos preços dos combustíveis e das estradas de qualidade a desejar, o entregador ainda precisa se preocupar com a questão da violência. Essa realidade cria um cenário em que a segurança, tanto do motorista quanto da carga, precisa ser levada em consideração em primeiro plano.

O sistema de rastreamento de frota, sem dúvidas, é uma das ferramentas mais eficientes e seguras do mercado. Por meio dela, é possível identificar mudanças de rotas não planejadas, detectar paradas sem programação e, até mesmo, ajudar o trabalho da polícia em casos de roubos ou furtos.

2. Redução de custos

Com um sistema de rastreamento de frotas, é possível acompanhar, em tempo real, o percurso realizado pelo veículo. Assim, dá para saber se ele está cumprindo o plano de roteirização elaborado pela empresa.

Dessa forma, fica mais fácil atender ao orçamento planejado, com os abastecimentos previstos, os custos de pedágios já programados, as jornadas do motorista garantidas, entre outros fatores essenciais, que envolvem custos na operação.

3. Qualidade no atendimento

O sistema de rastreamento de frota possibilita um acompanhamento online, ou seja, em tempo real e com informações exatas. Nem sempre dá pra confiar nos “chutes” que o motorista dá sobre as previsões. Afinal, estamos falando de tecnologia de geolocalização, o que há de mais moderno e confiável em posicionamento.

Sendo assim, você consegue informar seus clientes sobre a localização da entrega de forma certeira. Além disso, pode detectar qualquer desvio ou ação do motorista que possa comprometer o prazo, e pode reagir na mesma hora.

4. Melhora da roteirização

Com um sistema de rastreamento de frota, a empresa consegue criar históricos de entregas e comparar as melhores rotas utilizadas, com o tempo gasto, com os custos investidos, com a qualidade das vias, com a segurança etc. Tudo isso facilita o trabalho de roteirização.

Esse monitoramento permite que o gestor consiga se planejar e otimizar gradativamente as próximas entregas. Isso garante mais rapidez e menos riscos para as operações futuras.

Como identificar o melhor sistema de rastreamento de frotas?

Existem alguns critérios que você pode observar para encontrar o melhor sistema de rastreamento de frota. Acompanhe!

Tamanho da frota

Algumas funcionalidades são fundamentais, independentemente do número de veículos. Entre elas, controle de velocidade, abastecimento e infrações. No entanto, frotas maiores podem exigir outros tipos de informações para garantir a qualidade das operações.

Relatórios precisos

Quando o sistema de rastreamento de frota é realmente eficiente, ele vai conseguir coletar todos os dados relevantes e elaborar relatórios práticos e confiáveis para os gestores. A qualidade dessas informações é importante porque esses registros vão ajudar a entender o desempenho dos motoristas.

Além disso, o gestor terá acesso à situação real do veículo e demais pontos que vão contribuir diretamente para o pleno funcionamento das atividades. A empresa ganha em redução de custos e demais benefícios que vão influenciar diretamente os resultados atingidos.

Atendimento 24 horas

O ideal é que esse sistema ofereça a possibilidade de personalização, para que todas as funcionalidades possam ser utilizadas conforme as características da frota. Além disso, também é necessário que a empresa responsável pelo monitoramento disponibilize um atendimento diferenciado.

Procure um serviço que tenha suporte 24 horas para as situações em que algum colaborador precise esclarecer dúvidas ou solucionar problemas.

Sistema de alerta

Uma ferramenta eficiente também precisa ofertar um bom serviço de alerta. Isso porque esse tipo de mecanismo pode fazer toda a diferença no momento de chamar a atenção do condutor, bem como para apontar qualquer falha ou anormalidade que esteja ocorrendo com o veículo.

Investir em um sistema de rastreamento de frotas não é apenas ter uma ferramenta de controle das entregas. Afinal, trata-se de um diferencial estratégico, capaz de melhorar a gestão logística, reduzindo custos e melhorando a produtividade da empresa, destacando-a no mercado.

Achou este conteúdo interessante para você? Então, caso a sua empresa queira embarcar na era da logística 4.0 e modernizar suas operações, aproveite para entrar em contato, conversar com nossos especialistas e conhecer as melhores soluções de tecnologia para o setor!

as vantagens dessa tecnologia e por que, cada vez mais, empresas investem nesse sistema? Então, continue a leitura e descubra 4 motivos fundamentais para implementar essa estratégia em seu negócio. Vamos lá?

1. Mais segurança para sua operação

No Brasil, além dos altos preços dos combustíveis e das estradas de qualidade a desejar, o entregador ainda precisa se preocupar com a questão da violência.

Essa realidade cria um cenário, em que a segurança, tanto do motorista como da carga, precisa ser levada em consideração em primeiro plano, e o sistema de rastreamento de frota, sem dúvidas, é uma das ferramentas mais eficientes e seguras do mercado.

Por meio dela, é possível identificar mudanças de rotas não planejadas, detectar paradas sem programação e, até mesmo, ajudar o trabalho da polícia em casos de roubos ou furtos.

2. Redução de custos

Com um sistema de rastreamento de frotas é possível acompanhar, em tempo real, o percurso realizado pelo veículo, ou seja, se ele está cumprindo o plano de roteirização elaborado pela empresa.

Dessa forma, fica mais fácil atender ao orçamento planejado, com os abastecimentos previstos, os custos de pedágios já programados, jornadas do motorista garantidas, entre outros fatores essenciais que envolvem custos na operação.

3. Qualidade no atendimento

O sistema de rastreamento de frota possibilita um acompanhamento online, ou seja, em tempo real e com informações exatas. Como falamos no início, nem sempre dá pra confiar nos “chutes” que o motorista dá sobre as previsões. Afinal, estamos falando de tecnologia de geolocalização, o que há de mais moderno e confiável em posicionamento.

Sendo assim, você consegue informar seus clientes sobre a localização da entrega de forma assertiva, consegue detectar qualquer desvio ou ação do motorista que possa comprometer o prazo e pode agir na mesma hora.

4. Melhora da roteirização

Com um sistema de rastreamento de frota, a empresa consegue criar históricos de entregas e comparar as melhores rotas utilizadas, com o tempo gasto, os custos investidos, a qualidade das vias, segurança etc. Tudo isso facilita o trabalho de roteirização e permite que o gestor consiga se planejar e otimizar gradativamente as próximas entregas, garantindo mais rapidez e menos riscos para as operações futuras.

Enfim, investir em um sistema de rastreamento de frotas não é apenas ter uma ferramenta de controle das entregas. Afinal, trata-se de um diferencial estratégico, capaz de melhorar a gestão logística, reduzindo custos e melhorando a produtividade da empresa, destacando-a no mercado.

Curtiu o post? Se sua empresa quer embarcar na era da logística 4.0 e modernizar suas operações, então converse com nossos especialistas e conheça as melhores soluções de tecnologia para o setor!

Posts relacionados