Conheça os benefícios em ter um sistema de rastreamento de veículos

7 minutos para ler

O recurso de rastreamento de veículos é um dos principais avanços na área de logística. Ele garante mais segurança e oferece transparência em todo o processo de distribuição. Tanto pequenos empreendedores quanto grandes corporações podem se beneficiar com essa tecnologia, de modo a obter processos logísticos econômicos e produtivos.

Em geral, rastrear as operações de campo é um ótimo meio de assegurar o controle sobre todas as ações dos motoristas, que precisam estar sob o regimento da política de frotas da sua empresa.

O rastreamento é utilizado para maximizar a eficiência das entregas. Além de otimizar o uso dos veículos, diminui os custos operacionais e atende às exigências das empresas. Isso acontece devido ao fato de o sistema oferecer um efetivo controle sobre todas as operações externas.

Elaboramos este conteúdo para ajudar você a avaliar o investimento. Portanto, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Informações em tempo real

O rastreamento de veículos é fundamental para empresas que desejam ter controle sobre o trajeto e a posição de cada automóvel. Com o recurso, é possível acompanhar o processo de entrega, identificar desvios nas rotas, além de monitorar a velocidade atingida e quilometragem percorrida até o destino.

Os benefícios não param por aí. Com o suporte de dispositivos móveis — tablets e smartphones —, há a possibilidade de realizar a gestão da frota remotamente.

Bons resultados como medida preventiva

Os profissionais da área de transportes sabem que as estradas brasileiras são permeadas por diversos riscos. Por essa razão, é preciso investir em alternativas capazes de prevenir avarias, acidentes, roubo e furto de cargas.

Uma das alternativas disponíveis é o rastreamento de veículos. Com a medida, há a redução de custos com desgaste e reparos dos veículos, a diminuição do índice de acidentes e uma maior garantia da integridade física da carga.

Ferramenta importante para a satisfação do cliente

Dois fatores são os mais importantes para os clientes de uma empresa transportadora. O primeiro deles se refere à conservação da carga, ou seja, à realização de um transporte seguro. Nesse sentido, é imprescindível evitar avarias e, consequentemente, a devolução dos produtos.

Já o segundo fator está relacionado ao atendimento dos prazos de entrega acordados com os contratantes. Controlar ambos os aspectos exige a adoção de estratégias de gestão eficientes — as quais podem ser planejadas em tempo hábil com as informações do sistema de rastreamento — para garantir a satisfação do consumidor.

Roteirização do melhor trajeto

Estabelecer a rota ideal para o percurso de entrega das mercadorias envolve optar pela mais ágil e, ao mesmo tempo, a mais segura. Os softwares que realizam o rastreamento podem incluir funcionalidades que determinam o trajeto mais adequado, considerando a quilometragem percorrida, o consumo de combustível e as condições da estrada.

Essa medida atua como fator diferencial para empresas que contam com a tecnologia de rastreamento, o que faz essas companhias se destacarem entre os concorrentes.

Controle rigoroso de despesas

Os empreendedores devem procurar adquirir sistemas que ofereçam uma visão dos gastos ocorridos durante o transporte. Com isso, é possível acompanhar:

  • registro de multas;
  • registro de sinistro;
  • pagamento de pedágios e estacionamento;
  • paradas para descanso e alimentação.

A maior disponibilidade de informações ajuda a formular estratégias para reduzir custos sem diminuir a qualidade do serviço prestado.

Disponibilidade de serviços adicionais

Um mercado competitivo motiva as empresas que desenvolvem novas ferramentas a oferecerem as melhores soluções para os seus clientes. Isso resulta em serviços adicionais com maior qualidade e preços acessíveis.

Além de obter a localização da frota em tempo real, é possível contar com diferentes sensores para bloquear o veículo em caso de furto. Para possibilitar a segurança tanto dos condutores quanto da carga, o gestor pode solicitar a implantação de mecanismos de identificação automatizada de motoristas, sensor de temperatura e escuta veicular.

Melhora a gestão da frota

Como sabemos, o sistema de rastreamento viabiliza ao usuário todas as informações exatas a respeito do tempo e do espaço, com a localização do carro em questão, com o intuito de oferecer à sua empresa um controle maior sobre a operação. Esse controle é conhecido como gerenciamento de rotas, o qual pode ser otimizado por uma ferramenta de roteirização.

Com o roteirizador, é possível ter acesso aos melhores trajetos encontrados até o destino, considerando a menor distância a ser percorrida pelos veículos. A finalidade da gestão de rotas, por meio do rastreamento e da roteirização, feita com dados de rastreio, é possibilitar à sua frota uma praticidade maior para fazer serviços e entregas.

Nesse cenário, os itinerários podem ficar mais eficientes e pontuais, criando, assim, uma experiência mais significativa para o cliente.

Elimina o uso indevido de veículo

Outro importante benefício é eliminar a utilização indevida do veículo por parte dos seus motoristas, isto é, uma conduta que seja considerada inadequada. Por exemplo, desobedecer a política de frotas da empresa ou desrespeitar as leis de trânsito. O que ocorre é que, devido ao fato de os funcionários serem monitorados em tempo real, eles passam a ter um bom comportamento durante as suas operações com os veículos rastreados.

Inclusive, o sistema de rastreamento disponibiliza informações e dados detalhados de todos os itinerários. Alguns deles são:

  • sua quilometragem;
  • onde foram as paradas;
  • a velocidade máxima alcançada pelo motorista;
  • o período em que o condutor deixou o veículo ligado e parado.

Com essas informações em mãos, é possível aplicar uma advertência aos que não respeitarem as normas. Lembrando que é recomendado criar um ranking de motoristas, nesse sentido.

Reduz custos com combustíveis e outros gastos

A redução significativa de combustíveis é um dos maiores benefícios, principalmente porque o rastreamento veicular ajuda a evitar trajetos muito longos. Além disso, elimina as chances de multas, levando em conta que repreende o uso indevido do veículo, além de ajudar no gerenciamento da sua frota em todas as esferas. Com isso, os custos associados diminuem.

Dessa forma, é possível solucionar os gastos excessivos com combustível, manutenção corretiva e os relacionados ao pagamento de multas.

Regras de rastreamento personalizadas

Por fim, no sistema, é possível criar as regras de rastreamento que deseja para sua empresa, considerando as variáveis que podem impactar o seu negócio. Durante a escolha, não se esqueça de considerar todos os desafios do setor no qual a sua empresa está inserida.

Se ela presta serviços com grande intervalo de tempo entre eles, é recomendado criar uma regra para proibir que os motoristas transitem em horários determinados, a fim de evitar que aconteça desvio de rota. Além disso, se a sua empresa faz entregas, devem ser criadas normas a respeito do tempo adequado para fazer o carregamento do veículo e para finalizar a entrega.

É necessário avaliar, conscientemente, o investimento em rastreamento de veículos. A relação custo-benefício será determinante para considerar a utilização dessa tecnologia, uma vez que a empresa pode aprimorar seus processos e expandir seus negócios.

Está interessado em saber como a tecnologia de rastreamento de veículos pode ser importante para o seu negócio? A Movisat conta com tecnologias capazes de colocar a gestão de frotas da sua empresa em pleno funcionamento, garantindo o aumento da produtividade com qualidade nas entregas. Entre em contato conosco e saiba mais!

Posts relacionados

Um comentário em “Conheça os benefícios em ter um sistema de rastreamento de veículos

  1. Interessantíssimo! Um sistema Top de frotas muda a vida de qualquer gestor, continuem assim!

Os comentários estão fechados.