Aprenda agora como rastrear um carro de modo eficiente!

4 minutos para ler

O Brasil registra acima de 18 mil roubos de cargas por ano, segundo dados da NTC & Logística. Diante dessa informação, quem opera com transportes de cargas precisa estar prevenido. Logo, o monitoramento dos veículos é essencial, mas como rastrear um carro? É o que verá neste post. 

No entanto, o acompanhamento não se resume a isso, essa tecnologia abrange não somente a localização, porém a velocidade, consumo de combustível, rotas e demais elementos pertinentes ao negócio logístico. Por isso, continue a leitura para entender como ele funciona.  

Como rastrear um carro e quais são os principais tipos de rastreadores? 

Para que sua empresa, motoristas e familiares, clientes, tenham proteção quanto ao transporte das mercadorias pelas rodovias nacionais, é essencial investir no rastreamento da frota. Dessa forma, existem diversos sistemas que são ofertados no mercado. Assim, conheça os mais eficientes, logo abaixo. 

Rastreamento veicular via GPS + GPRS 

O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é um software que usa os sinais de satélites para identificar a localização das coordenadas e Serviço de Rádio de Pacote Geral (GPRS) da telefonia através de um chip de dados 2G para comunicação do equipamento com servidores de armazenamento de dados.

Este é o método mais utilizado pelas infinitas possibilidades de combinação de soluções a um preço acessível.

Rastreador via radiofrequência 

O rastreador de radiofrequência é uma tecnologia onde seu diferencial está em localizar o veículo em locais fechados e cobertos. Pois, ele continua recebendo sinais. Ele é muito empregado como uma isca, ocultado em cargas, permitindo o aumento da possibilidade de recuperação em caso de roubos.

Esta tecnologia não possui precisão de localização para ser utilizada como monitoramento de rotas e gestão, mas é essencial para segurança pois é imune ao jammer. 

Rastreamento veicular via satélite

Tecnologia de alto custo utilizada por operações específicas de transportes longos ou fora do país.  Seu grande benefício é o fato de não utilizar a transmissão de sinais da telefonia, sendo tanto a localização, quanto a comunicação, realizada diretamente pelos satélites em órbita, praticamente eliminando as áreas de sombra.

Qual é a importância de se ter algum destes rastreadores? 

A tecnologia se tornou uma grande aliada do setor logístico promovendo grandes transformações à área de transportes. Além da proteção, traz um maior controle dos custos diante de um extenso território bastante explorado pelo modal rodoviário. Visto as precárias malhas asfálticas ou até sua ausência nas estradas brasileiras. Assim, quem implementa os rastreados oferece aos clientes e colaboradores benefícios como os apresentados a seguir. 

Proporciona segurança 

Com os altos riscos provenientes das estradas quanto a roubos e furtos no transporte das mercadorias, a rentabilidade dos negócios sentem o impacto, bem como, os consumidores não têm seus produtos entregues, ou com atrasos. Portanto, reduzir esses problemas não cabe aos empresários, porém eles podem minimizar as ocorrências por meio do sistema de rastreio.  

Por meio de uma central, identificam-se os perigos, algum comportamento estranho do motorista, desvio de rota, entre outras situações. Além disso, é concebível entrar em contato com o condutor ou ele mesmo acionar um botão de pânico e, ainda, a empresa bloquear o veículo remotamente. 

Garante uma viagem mais tranquila 

Os consumidores têm exigido cada vez mais redução no tempo de entrega de seus produtos. Logo, é relevante investir em tecnologias e estratégias que acelerem o deslocamento. E os rastreadores fazem esse trabalho com o planejamento de rotas, que será monitorado pelos gestores de frotas. 

Previsibilidade e controle do processo de transporte  

Com essa metodologia o responsável pela logística saberá em tempo real a localização dos carros nas 24 horas. Isso ajudará a trazer mais tranquilidade e controle no transporte de cargas. Ainda, previsibilidade das entregas ou se algum imprevisto acontecer será mais fácil resolver o problema. 

Agora, que você sabe como rastrear um carro, entenda que ao contratar um sistema de rastreamento sua empresa terá menos ocorrência de acidentes e atrasos, de combustível e outras despesas, canhoto de entrega de mercadorias, frete de retorno, maior rentabilidade de seu negócio etc. 

Deseja conhecer mais sobre o assunto? Entre em contato com nossa empresa que daremos mais informações. 

Posts relacionados

Deixe um comentário