Dicas

O que é roteirização e como um roteirizador pode contribuir para frota da empresa?

o que é roteirização
Movisat
Escrito por Movisat

Como seria se você pudesse definir de antemão o melhor trajeto para a condução das suas cargas? Não se trata de ficção científica: estamos falando de uma ferramenta acessível aos gestores de frotas. Neste post, vamos entender o que é roteirização e seus principais benefícios.

Essa ferramenta dá prosseguimento à ampla modernização do setor de logística, que tem contado com um número cada vez maior de tecnologias de ponta para otimizar os processos. Vamos conhecer mais sobre o conceito e suas aplicações práticas. Confira!

O que é roteirização para transportes?

O significado do termo roteiro é bem conhecido, mas pode causar certa confusão quando aplicado à logística e aos transportes. Basicamente, a roteirização é um conjunto de ações destinadas a otimizar operacionalmente a definição de itinerários e rotas.

Desse modo, fica mais fácil estabelecer trajetos mais precisos. Esse tipo de estratégia é especialmente importante para quem deseja agilizar as entregas e consumir menos combustível, já que os condutores estarão concentrados em uma rota específica, sem desvios desnecessários.

Exemplo prático

Vamos supor que uma empresa está localizada no Rio de Janeiro, mas precisa realizar uma entrega de insumos em São Paulo. Ao programar todos os procedimentos relativos a esse processo, os gestores se ocupam de ações como o dimensionamento da carga, o planejamento financeiro e o tempo gasto, entre outros.

Como podemos ver, são inúmeras as preocupações. Com uma solução digital que ofereça a roteirização, o gestor não precisa gastar tanto tempo pensando no melhor trajeto após lidar com todas essas questões mencionadas. O sistema vai se encarregar de oferecer as rotas mais precisas para que a entrega ocorra de forma mais rápida.

Quais são os seus benefícios?

É importante notar que um dos grandes trunfos dessa ferramenta é a sua capacidade de se adaptar a diferentes demandas do gestor. Ela não se restringe apenas à otimização direta dos itinerários de transporte cargas — isso porque ela pode ser empregada em diferentes contextos.

Assim, a roteirização otimiza a geração de históricos de entregas e compara o histórico de rotas utilizadas, estabelecendo padrões em relação ao tempo gasto, aos custos aplicados e à segurança dos veículos. Isso possibilita ao gestor se planejar adequadamente para gerar ainda mais valor às operações futuras.

Além de reduzir o tempo geral destinado às entregas, até mesmo a emissão de poluentes é transformada. Isso porque com o estabelecimento mais preciso dos caminhos que devem ser percorridos, os veículos rodam menos — o que diminui, também, a quantidade de combustível utilizado, um fator especialmente importante para frotas de médio e grande porte.

O desgaste dos componentes mecânicos também é menor, proporcionando um nível maior de vida útil para esses recursos. Como podemos ver, apenas um dos benefícios mais visíveis da roteirização, a capacidade de reduzir o tempo dos trajetos, se transforma em muitas outras vantagens para a empresa.

Como adquirir o serviço?

A roteirização pode ser adquirida com a contratação de um sistema robusto de rastreamento de frota, por exemplo. Desse modo, os gestores passam a contar com uma solução digital que fornece diversos outros indicadores importantes para a condução da logística do negócio.

Será possível aproveitar funcionalidades como a telemetria veicular, além do acompanhamento geral da quantidade de combustível utilizada. Esse sistema de rastreamento vai fornecer, ainda, toda a segurança possível para o transporte de cargas e diretrizes para orientar o trabalho dos motoristas.

Ao contratar esse tipo de serviço, os gestores passam a contar com uma central de monitoramento 24 horas, com acesso direto às autoridades em caso de roubo de bens. Além disso, a produtividade geral dos colaboradores vai aumentar com a contratação de um sistema assim, já que haverá um repasse de informações importantes para a condução adequada das rotinas empresariais.

Entendeu o que é roteirização e como a telemetria veicular é uma adição importantíssima? Além de monitorar os motoristas e alertá-los sobre a velocidade desejada nas entregas, é possível contar com outros indicadores relevantes para melhorar seus serviços e gerar mais oportunidades de negócio.

Gostou do conteúdo e quer ler mais artigos como este? Então, acompanhe nossas redes sociais para conferir nossas atualizações: estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter!

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This