Como fazer um controle de manutenção de frotas eficaz

4 minutos para ler

Os gestores do ramo estão cada vez mais especializados, mas certos problemas ainda são recorrentes no controle de manutenção de frotas, que é extremamente importante para evitar perdas e acidentes. A boa notícia é que a tecnologia oferece ferramentas úteis para otimizar o trabalho dos responsáveis pela frota.

Neste post, vamos abordar alguns itens a serem observados para realizar um gerenciamento de alto nível. Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Então confira alguns dos fatores que influenciam nesse tipo de gestão e os modos de combater essas deficiências!

Ociosidade dos veículos

Com a pouca utilização dos carros, ocorre um aumento das despesas logísticas, já que os automóveis paralisados impactam negativamente nos custos financeiros. Isso se explica pelo fato de que, com menos entregas sendo realizadas, a produtividade estará estagnada.

Além disso, veículos parados não isentam a empresa de pagamentos de impostos, reparos atrelados à manutenção preventiva, valores dos seguros e a própria depreciação desses carros. Em períodos de alta demanda, a lucratividade estará comprometida, pois o ganho extra terá que ser aplicado para cobrir esses gastos proporcionados pela ociosidade.

Há, portanto, uma significativa perda de rentabilidade nesse tipo de situação, pois os custos dos veículos aumentam com o tempo, mesmo que eles estejam ociosos. Como se não bastasse, o aumento desses gastos pode ser repassado para o consumidor final, o que diminui ainda mais a competitividade da companhia.

Desse modo, uma alternativa ideal é usar um sistema de gestão de manutenções para gerenciar revisões preventivas, gerar relatórios personalizados e ainda registrar as ações corretivas.

Rotas que a frota faz

Para o controle efetivo das operações, os gestores devem ser manter informados sobre as rotas utilizadas pelos condutores. Assim, é essencial se informar sobre a quantidade de quilômetros rodados e as condições gerais das estradas que são mais utilizadas em suas entregas.

Dessa forma, é possível evitar desgastes dos carros e garantir o aumento da vida útil geral das frotas. Um ótimo meio de controlar esses percursos é a contratação de um sistema de rastreamento.

Com ele, é possível verificar em tempo real a localização do veículo, bloquear e desbloquear os carros de forma remota e ainda contar com uma central de monitoramento ativa durante todas as 24 horas do dia.

Quantidade de combustível utilizada

É especialmente difícil estimar a média de combustível utilizada pelo seu negócio sem uma tecnologia pronta para informar esses dados. Com esse tipo de solução digital, é possível realizar o controle geral dos abastecimentos e ainda monitorar o estado dos veículos.

Isso se explica pelo fato de que se torna mais fácil comparar as médias de consumo em determinados períodos — de forma mensal, por exemplo. Com informações precisas, é possível identificar problemas mecânicos que estejam comprometendo o tempo de entregas e impactando negativamente na satisfação dos clientes.

Para realizar o registro de abastecimentos, conseguir a média de consumo e ainda automatizar a utilização dos cartões de recarga, nada melhor do que um software de gestão do combustível. Com essa solução digital, é possível detalhar toda a operação, com informações sobre motoristas, valores dos gastos e cadastro de postos, por exemplo.

Como visto, gerenciar a sua frota é um procedimento bem mais fácil quando há a integração de ferramentas digitais ao seu negócio. Isso facilita até mesmo a consulta, pois realizar uma busca no sistema é bem mais ágil que vasculhar anotações antigas.

A necessidade de fazer um bom controle de manutenção de frotas é uma boa oportunidade para que você modernize toda a gestão em sua frota. Acompanhar os trajetos em tempo real e monitorar os abastecimentos com mais precisão, por exemplo, são ótimas razões para agregar essas soluções digitais à sua empresa.

Quer conhecer esses serviços com mais detalhes? Então, aproveite a visita, entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho!

Posts relacionados