Gestão

Conheça os 4 itens mais importantes da administração de frota

administração de frota
Movisat
Escrito por Movisat

Para gerenciar o seu negócio de forma eficiente, é imprescindível que se tenha uma estrutura organizacional bem definida. Além disso, quando falamos em administração de frota, é fundamental conhecer alguns itens importantes para se levar em consideração,

A gestão de frotas é um negócio complexo e repleto de variáveis. A boa notícia é que é possível conciliar atitudes práticas e soluções digitais de ponta para solucionar problemas e garantir estabilidade. Nesse sentido, vamos apresentar os itens indispensáveis para realizar uma administração segura. Confira!

1. Conhecimento geral da frota

O bom gestor deve conhecer bem o conjunto de veículos com que trabalha. É necessário ter um conhecimento apurado sobre os diferentes modelos que compõem a frota, assim como quilometragem, informações próprias de revisão, ano dos carros e datas indicadas para manutenção.

Com esses dados em mãos, fica mais fácil ter um nível maior de controle sobre a frota gerenciada. Para conseguir isso, uma ótima opção é contar com os serviços de um dashboard gerencial: ele vai ajudar na redução de custos, na otimização geral das operações e no aumento de produtividade dos seus colaboradores.

2. Manutenção preventiva

Uma prática importante para manter sua frota operando regularmente, a manutenção preventiva tem como principal objetivo identificar periodicamente o estado atual dos veículos — e evitar falhas futuras. Uma necessidade básica, mas que nem sempre é observada pelas companhias.

Desse modo, muitas empresas acabam combatendo as deficiências operacionais quando elas surgem, paralisando parte do trabalho.

3. Renovação de veículos e preservação de componentes

Infelizmente, a manutenção preventiva não garante o funcionamento vitalício dos seus ativos. Os veículos de carga, por exemplo, têm uma durabilidade estimada de cinco a oito anos. É uma boa ideia checar a Tabela FIPE para conferir os valores atualizados dos automóveis. Além disso, se os gastos com a revisão ultrapassarem em mais de 10% o valor médio de um carro, é hora de realizar a troca.

Componentes importantes, como pneus devem ser balanceados e calibrados semanalmente, se possível. Assim, terá mais chances de aumentar a vida útil deles e evitar custos com reposição.

4. Aposta em soluções digitais

Para contar com um gerenciamento otimizado, é essencial adotar programas especializados em gestão de frota. Esses softwares vão garantir que você possa supervisionar toda a operação de forma eficiente. 

Um bom exemplo de tecnologia aplicada às frotas é o rastreamento veicular. Com o monitoramento em tempo real, fica mais fácil saber onde o seu veículo realmente está, o que vai oferecer maior precisão para cumprir os prazos de entrega — e maior segurança, tanto para os seus colaboradores como para a carga transportada.

Além dessa opção, um software para realizar o controle inteligente dos abastecimentos vai facilitar o gerenciamento dos registros gerais. Assim, vai ser mais fácil visualizar os abastecimentos realizados e cadastrar informações pertinentes relacionadas aos diferentes postos utilizados pelos seus motoristas. Como se não bastasse, o programa ainda monitora e informa a média de consumo em tempo real.

Agora que você conhece os itens, percebeu como a administração da frota é facilitada com a adoção de ferramentas tecnológicas de ponta? Gerir um negócio complexo se torna mais simples com o auxílio de soluções digitais desenvolvidas especialmente para esse tipo de gestão.

Gostou do conteúdo e quer acompanhar as nossas atualizações em primeira mão? Então, nos siga em nossas redes sociais: estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This