Gestão

4 dicas para melhorar seu gerenciamento de frota

4 dicas para melhorar seu gerenciamento de frota
Movisat
Escrito por Movisat

Para realizar um gerenciamento de frota de modo mais eficiente, produtivo e rentável é de suma importância adotar estratégias de gestão adequadas ao contexto do seu negócio. Isso certamente vai contribui para o aumento de satisfação do cliente e competitividade no mercado.  

Dessa forma, neste post, apresentaremos 4 dicas de como melhorar o gerenciamento e ter mais praticidade ao administrar sua frota. Confira conosco! 

1. Analisar o consumo da frota

Uma das principais dicas para melhorar o gerenciamento do seu negócio é analisar o consumo da frota. Trata-se de um sério problema para o gestor a difícil tarefa de calcular precisamente os gastos com combustível, uma vez que os preços variam muito entre as regiões do país. 

Por causa disso, é fundamental traçar uma rota antecipadamente para medir o quanto de combustível será necessário utilizar para chegar ao destino pretendido. Além disso, é bom tentar prever situações que possam atrapalhar o motorista, pois isso também contribui para a redução de custos.  

2. Gerenciar gastos de manutenção

Além de analisar o consumo da frota, outra dica para melhorar sua gestão de frotas é gerenciar gastos de manutenção. Para isso, você deve investir em softwares de automação de tarefas que possibilitam ter o controle total dos processos operacionais. Confira abaixo alguns dos benefícios dessa ferramenta:

  • acompanhar prazos estabelecidos;
  • ter previsão de gastos com manutenção;
  • alimentar o histórico de serviços realizados em cada veículo.

Vale ressaltar que você pode utilizar essas informações para adotar a manutenção preventiva em seus veículos e ter mais previsibilidade de gastos. Dessa forma, você faz uma boa gestão, tendo a sua frota disponível para a realização das suas atividades. 

3. Rastrear seus veículos

Rastrear seus veículos é outra orientação essencial para melhorar seu gerenciamento de frota. Isso porque desvios de rotas geram prejuízos, gastam o tempo destinado a outras atividades e podem fazer com que a sua empresa perca clientes. 

Assim, faça uma administração eficiente com a utilização de soluções tecnológicas de rastreamento via satélite que fornecem diversas atualizações de posicionamento do veículo em tempo real. Com esse sistema, você vai ter inúmeros benefícios: 

  • aumento da produtividade;
  • melhora na qualidade das entregas com uma maior garantia da integridade física da carga;
  • identificação de realização de serviços no horário ou atrasado;
  • identificação de ociosidade da equipe;
  • avaliação de condução dos seus motoristas;
  • redução de custos com desgaste e reparos dos veículos;
  • diminuição do índice de acidentes;  
  • útil para coletar dados necessários. 

4. Investir em tecnologia

Por fim, para fazer uma boa gestão de frotas é fundamental investir em tecnologia. Trata-se de adquirir recursos tecnológicos para otimizar os processos e reduzir custos, sendo que o software de gestão de frotas se destaca nesse contexto por auxiliar o gestor a planejar todas as ações dentro da empresa. 

Além disso, faça investimento em sistemas que usam satélites, câmeras, sensores, dispositivos de geolocalização etc. Fique certo de que você terá o retorno esperado em pouco tempo.  

Neste post, falamos sobre 4 dicas para melhorar o gerenciamento e ter mais praticidade ao administrar sua frota. É útil integrar o negócio com todos esses recursos para que os gestores possam realizar tomadas de decisões com dados precisos. 

Então, gostou da leitura? Deixe o seu comentário no post, pois estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas! 

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This