Gestão

É possível ter um sistema de controle de multas?

controle de multas de transito
Movisat
Escrito por Movisat

Um sistema de controle de multas de trânsito permite monitorar os veículos, de forma a mantê-la de acordo com a legislação vigente. Essa padronização do método de trabalho proporciona melhor gestão da frota, com base em relatórios gerenciais.

O sistema fornece, assim, apoio técnico para rastrear a posição externa do condutor, além de enviar informações a ele em relação a multas e notificações. Tudo isso é feito com registros, para que seja possível recorrer, caso necessário.

Quer compreender melhor como funciona esse controle de multas? Então, continue com a gente e confira o post a seguir!

Quem paga a multa?

Quando um motorista conduz o seu carro pessoal e comete alguma infração, a multa deve ser custeada por ele. Contudo, quando falamos de frotas corporativas, é a empresa que deve arcar com o pagamento — já que aquele bem está em nome da organização.

Não é totalmente impossível descontar o valor diretamente do salário do motorista. Contudo, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) somente autoriza essa prática se aquele tipo de acordo tiver sido firmado anteriormente.

Além disso, a empresa pode realizar o desconto se houver dolo — isto é, se aquele profissional cometer a infração de forma proposital. Contudo, a situação é de difícil comprovação, principalmente se não houver qualquer tipo de concordância prévia no contrato de trabalho firmado entre o colaborador e a empresa.

Possibilidade de recorrer

É importante notar, também, que a legislação nacional garante o direito de recorrer à multa. É possível apresentar suas defesas e recursos em duas instâncias. Os pontos de infração serão adicionados à carteira de habilitação do motorista infrator, desde que ele seja identificado.

Caso a identificação não ocorra no momento da autuação, a empresa deve indicar quem conduzia o veículo, dentro de um prazo de 15 dias. Se a organização não realizar esse procedimento, ela receberá duas multas: a comum e outra, conhecida como NIC (Não Identificação do Condutor).

Qual é a importância de controlar as multas?

Quais são as vantagens específicas de adotar um controle de multas de trânsito mais rigoroso? Como fazê-lo? É o que descobriremos, agora mesmo.

Evitar perda de dinheiro

O primeiro benefício é autoexplicativo: com menos notificações de infrações chegando à empresa, menores despesas. Esses gastos envolvem, também, contratação de assistência jurídica para recorrer às multas de forma efetiva.

Preservar a reputação da empresa

Empresas cujos condutores se envolvem em acidentes, principalmente, aqueles de grande proporção, podem ter sua imagem manchada. Os concorrentes podem, até mesmo, tentar associar o seu negócio à contratação de motoristas pouco qualificados.

Isso é especialmente danoso para empresas de logística, que têm como principal tarefa o gerenciamento de frotas. Afinal de contas, respeitar as leis do trânsito é o mínimo que uma companhia que trabalha com muitos veículos deve fazer.

Prevenir acidentes

Há um motivo pelo qual as infrações são estabelecidas: melhorar as condições de trânsito e proporcionar mais segurança às pessoas, tanto os motoristas como os transeuntes. Respeitar a legislação é, portanto, prevenir acidentes.

Proteger os motoristas

Conscientizar os seus colaboradores sobre o respeito às normas de trânsito é fundamental para que os próprios motoristas não saiam prejudicados. Isso porque as infrações aparecem nas carteiras de habilitação desses profissionais, podendo prejudicá-los futuramente no mercado de trabalho e na vida pessoal.

Como reduzir as multas de trânsito da frota

Algumas ações podem ajudar a monitorar e reduzir as multas de trânsito em sua empresa. Acompanhe!

Conscientize os motoristas

É necessário fazer com que os profissionais tenham consciência de que a responsabilidade pelas multas é deles. Isso é importante para que os motoristas adotem práticas de direção segura e respeitem as leis de trânsito.

Controle o recebimento de multas

Ao ser notificado da multa, é fundamental informar o condutor responsável. Fique atento à devolução da notificação e envie a documentação necessária ao órgão de trânsito para que a pontuação seja atribuída à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.

Adote uma solução tecnológica para facilitar a gestão

Uma solução tecnológica que permita registrar as infrações de trânsito facilita a rotina do gestor de frotas. Com espaço para descrição detalhada da infração, pode-se verificar a situação de pagamento, bem como identificar as causas e os envolvidos na ocorrência.

Como um sistema de controle de multas pode ser útil

Um sistema de rastreamento com módulos de gestão pode auxiliar no controle de multas e até ajuda a evitá-las. Veja, a seguir, algumas possibilidades!

Velocidade

O controle de velocidade aumenta a vida útil do classificador e dos transportadores, bem como melhora o controle do caixa e reduz o custo da operação. E mais: ajusta automaticamente a velocidade do classificador e, assim, reduz o uso de energia, o desgaste do equipamento, os níveis de ruído e a necessidade de manutenção.

Acessório sonoro para velocidade

O acessório sonoro pode livrar o motorista de multas por excesso de velocidade. O gestor da empresa pode configurá-lo para emitir um alerta sempre que o automóvel estiver acima do limite de velocidade.

Paradas em locais proibidos

Ajuda o condutor a evitar o cometimento de uma penalidade: o sistema indica quais são os locais onde não se pode estacionar. Isso facilita a prática de direção defensiva e garante a isenção de uma multa.

Uso do veículo em local ou horário indevido

Essa funcionalidade informa o condutor sobre horários e locais em que ele não tem permissão para circular. Um exemplo é o rodízio da cidade de São Paulo, que pode representar uma multa se for infringido ou se houver parada em um local não permitido.

Acompanhamento de cada motorista

Com soluções digitais, como o dashboard gerencial, fica mais fácil registrar todas as multas sofridas pelos seus condutores. Além disso, o sistema fornece a pontuação e o valor de cada uma delas, de acordo com o período que o próprio gestor escolher.

Assim, os supervisores conseguirão acompanhar cada motorista, individualmente, e ainda realizar comparações de acordo com os períodos escolhidos. Será possível determinar o momento no qual as multas são aplicadas com mais frequência, o que causou o transtorno e como evitá-lo.

Câmera interna

Esse instrumento é essencial para o administrador saber, de fato, o que ocorreu em um incidente ou para controle interno de motoristas e condutores. Com possibilidade de acionar o áudio interno, essa ferramenta permite que haja também comunicação com o condutor.

Em resumo, é possível combinar cuidados básicos e tecnologia avançada para garantir um controle de multas de trânsito mais rigoroso. Esse sistema evita que haja prejuízo para o empresário, para o colaborador ou para terceiros. A solução tem o objetivo de controlar as multas ou mesmo evitá-las.

Gostou deste post? Quer melhorar o controle de multas na sua organização? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você!

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This