O que é a metodologia lean e por que ela é tão importante para a logística?

4 minutos para ler

Certos métodos de trabalho atravessam décadas sem perder a relevância. Isso se explica pelo fato de que os seus princípios se mantêm atuais para gestores de diferentes tipos de negócio. É o caso da metodologia lean, sobre a qual falaremos neste post.

Com a evolução tecnológica, é possível combinar os seus fundamentos com a utilização de softwares destinados a reduzir excessos dentro do negócio. Agora, saberemos mais sobre o conceito, seus benefícios e sua relação com a logística. Confira!

O que é a metodologia lean?

O termo lean (“enxuto”, em português) descreve o método que a gigante japonesa Toyota implementou em sua própria linha de produção, a partir da década de 1980. Seu principal objetivo é combater o desperdício de recursos, prática que afeta negativamente toda a cadeia empresarial.

Assim, tudo que não estiver agregando valor efetivo aos produtos e serviços deve ser removido do processo, já que representa um curso que pode ser evitado. O desperdício não se resume somente aos insumos, mas também ao uso inadequado de mão de obra e materiais diversos.

Quais são seus principais benefícios?

Agora, conheceremos as vantagens específicas para o setor de logística.

Eliminação de falhas nos processos

A metodologia lean envolve o desenvolvimento de um ambiente no qual os erros são identificados e combatidos com rapidez. Em um ambiente mais enxuto e organizado, fica mais fácil visualizar qualquer anomalia nos processos. Além disso, os gestores concedem mais autonomia aos colaboradores, que podem apontar falhas e deficiências.

É importante notar que essa autonomia não significa deixar os colaboradores fazerem o que quiserem dentro do negócio. Ela se baseia em indicadores e informações relevantes, obtidos por meio de soluções digitais, que mostram os melhores caminhos para conduzir a empresa.

Redução dos custos operacionais

Adotar a metodologia lean é uma eficiente forma de livrar a empresa de custos relacionados ao excesso de estoque, por exemplo. Além disso, a própria condução do negócio passa a coibir com mais rigor atrasos na linha de produção e na entrega, o que gera mais receitas para a empresa.

Será possível, também, manter um controle mais elevado dos gastos com combustível, já que as rotas serão traçadas com o objetivo de cortar definitivamente o desperdício.

Otimização do ciclo de produção

Pare um pouco e pense em todos os passos da sua frota até o efetivo transporte de carga. Seus colaboradores conseguem separar as cargas maiores das fracionadas? Além disso, qual é a principal reclamação dos clientes? O consumo de combustível está dentro dos níveis almejados?

Adotar a metodologia lean é um modo de adicionar todas essas preocupações à cultura organizacional do negócio. Com o uso de tecnologias de ponta, torna-se mais fácil repassar aos seus colaboradores informações embasadas sobre o desempenho e o que pode melhorar.

Aumento da produtividade

Com a padronização conferida pela metodologia, os seus colaboradores se tornam mais alinhados ao modelo de funcionamento desejado. Além disso, é possível aplicar as novas diretrizes nos processos de contratação, garantindo que a sua equipe esteja integralmente em conformidade com o método lean.

Com o corpo de funcionários compartilhando os mesmos objetivos, falhas e deficiências nos processos serão corrigidas com facilidade. Isso porque eles já estarão habilitados a prover respostas rápidas, com toda a autonomia oferecida pelos gestores.

Qual é a relação da metodologia lean com a tecnologia?

O método lean é essencial para as boas práticas de logística, já que enfatiza a utilização responsável dos materiais, ativos e a otimização do trabalho dos colaboradores. Como ele está concentrado na mitigação de desperdícios, certas soluções digitais são imprescindíveis.

Por meio do dashboard gerencial, é possível obter informações instantâneas sobre as operações e os custos. Do mesmo modo, um software de gestão de abastecimentos combate diretamente o uso inadequado de combustíveis.

Para acompanhar o condutor, sugerindo rotas alternativas, e seu desempenho, uma solução digital de rastreamento é uma ótima medida. Como pudemos ver no post, a metodologia lean data da década de 1980, mas se torna ainda mais eficaz com a aplicação de tecnologias avançadas.

Gostou do post e quer ler mais sobre logística e tecnologia? Então, assine a nossa newsletter para receber nossos artigos em primeira mão!

 

Posts relacionados