Saiba como a logística 4.0 pode impactar a sua empresa!

3 minutos para ler

Sabemos que o sonho de todo gestor é manter sua empresa competitiva e relevante no mercado, uma vez que os clientes estão mais exigentes e a concorrência está mais acirrada. Sai na frente quem pode oferecer o melhor para seus consumidores. Por isso, você deve conhecer o conceito de logística 4.0 e entender como as inovações tecnológicas podem impactar seu negócio.

Dessa forma, neste post, vamos mostrar os principais aspectos da logística 4.0 e quais os benefícios para sua empresa. Acompanhe!  

O que é a logística 4.0?

Para entendermos o que é a logística 4.0 devemos lembrar que, antes dessa inovação, tínhamos o modelo da indústria 4.0 com produção em grande escala e necessidade de estoques. Isso sem levar em consideração a experiência do cliente e o que ele espera da empresa. 

Desse modo, houve a necessidade de mudanças, uma vez que a indústria estava tendo prejuízos e os consumidores não estavam satisfeitos. Agora, temos a evolução do modelo tradicional para a lógica 4.0, que tem como objetivo realizar investimentos em tecnologia para que os processos sejam automatizados. 

As empresas obtiveram, com isso, aumento da produtividade e eficiência nas operações. Por exemplo, atualmente temos sistema de gestão de frotas que garante otimizar os processos de entregas. Além disso, inovações como Big Data e Inteligência Artificial transformam a forma como gerenciamos os negócios. 

Como a logística 4.0 muda as práticas de logística atuais?

Pois bem, depois de aprender sobre o que é a logística 4.0, agora você vai saber como ela pode impactar sua empresa com diversos benefícios. Confira abaixo algumas das vantagens. 

Reduz custos de transporte

Um dos benefícios mais importantes da logística 4.0 é que ela reduz custos de transporte, já que empresas integradas com a tecnologia de gestão de frota podem realizar suas entregas com muito mais inteligência. 

Dessa forma, o software monitora o percurso dos veículos, evita a aplicação de multas e possibilita redução de gastos com combustível, o que é uma grande economia para as empresas. 

Aumenta a segurança

Além da redução de custos de transporte, outra vantagem da logística 4.0 é que ela aumenta a segurança. Isso significa que, mesmo produzindo em grande escala, você pode conhecer as características de cada produto por meio do controle que a tecnologia pode lhe oferecer. 

Com isso, você terá mais proteção contra perdas nos estoques, além de menos avarias e extravios, problemas responsáveis por trazer muitos prejuízos para sua empresa. 

Desburocratiza processos

Outro benefício da logística 4.0 é a desburocratização de processos, pois a burocracia é um empecilho para o avanço do trabalho e não agrega nenhum valor para sua organização. Por isso, a importância de usar as inovações tecnológicas para a automação das tarefas.  

Melhora a experiência do cliente

Por fim, não podemos deixar de mencionar o benefício da melhora da experiência do cliente, já que o consumidor estará mais satisfeito em poder contar, por exemplo, com informações atualizadas sobre o status do pedido por meio de aplicativos. 

Agora que você conhece os principais aspectos da logística 4.0 e suas vantagens para a empresa, é aconselhável integrar hoje mesmo seu negócio com todos os recursos que a tecnologia pode lhe oferecer para obter muito sucesso. 

Então, tem alguma dúvida? Deixe seu comentário no post, estamos ansiosos para saber o que você pensa sobre o assunto! 

Posts relacionados