Gestão

Segurança de carga: Descubra a importância de ter um sistema de controle

Segurança de carga
Movisat
Escrito por Movisat

Sempre que empresários e gestores têm de transportar seus produtos, é natural que tenham de desafiar inúmeros desafios nesse pleito devido à condições externas e internas associadas a essa operação na segurança de carga.

Nesse momento, que destaca a importância da gestão de segurança, a qual visa reduzir ao limite esses impasses para preservar a segurança de cargas, veículos e dos colaboradores — além de aperfeiçoar as entregas e minimizar custos, previstos e imprevistos. Continue lendo o post e saiba como manter sua carga segura!

Ofereça treinamento para equipe de motoristas

A maneira mais simples de aumentar a segurança da carga transportada é fornecendo treinamento para os motoristas. Funcionários treinados sabem lidar com situações adversas e evitar danos à empresa e prejuízos com a carga transportada.

É fundamental realizar palestras para conscientização da segurança e para prevenção de acidentes, além de treinamentos para que os motoristas saibam como lidar com assaltos ou outros tipos de adversidades.

Treinar os condutores é a melhor forma de garantir não somente a segurança da carga, mas também a integridade do caminhão e do próprio motorista.

Faça manutenção da frota periodicamente

Um cuidado básico que não pode deixar de ser feito é a realização de todas as revisões e manutenções dos caminhões. Cuidando devidamente das máquinas tem-se a garantia de que as cargas estarão seguras.

Além disso, as revisões reduzem a probabilidade de quebra durante o percurso, evitando que os caminhões permaneçam parados nas estradas e fiquem suscetíveis a furtos ou assaltos.

Tenha uma política eficiente de gerenciamento de riscos

O gerenciamento de riscos é uma prática que deve existir em toda empresa de fretes. Ele consiste em identificar e mapear todas as incertezas que podem afetar o sucesso de uma operação, incluindo acidentes, roubos, problemas nas rodovias, trânsito e até indisponibilidades de colaboradores causadas por fatores externos, como doenças ou licenças.

Em um bom gerenciamento de riscos, além de descobrir quais são essas ameaças ao negócio, elas são analisadas a fim de levantarem a probabilidade e o impacto financeiro que poderiam causar caso se concretizem. E com base nessas informações, o gestor poderá tomar as decisões mais acertadas para mitigar esses riscos.

Implante um sistema na empresa para monitorar a frota

Instalar um sistema integrado para monitoramento da frota é provavelmente a ferramenta mais eficaz para garantir segurança das cargas na logística. O rastreamento via satélite de cada um dos caminhões permite acompanhar a localização e paradas, além de evitar atrasos e extravios. O monitoramento permite o controle total da frota, reduzindo significativamente as chances de roubo nas estradas.

Esse acompanhamento online possibilita também controlar o serviço de todos os motoristas, verificando se estão seguindo as rotas determinadas e se estão infringindo a velocidade permitida nas rodovias.

Em resumo, os clientes valorizam empresas ágeis, seguras e inteligentes. E vencer em competitividade no mercado sempre um ótimo negócio, ainda que ocorra como consequência da segurança de carga.

Segurança de carga e dos veículos

Invista em componentes e acessórios afim de garantir que o produto seja entregue em total segurança, ou, em caso de qualquer dano, roubos ou acidentes, permitir que a empresa tenha informações relevantes para tomada de ações.

Os acessórios mais utilizados são: Sensores de aberturas e travas de baú, sirene de alarme, bloqueio veicular, botão pânico, sensor de passageiro e de portas, entre outras infinidades de possibilidades de acordo com cada necessidade, unindo a um bom sistema de rastreamento.

Possui outras dicas? Compartilhe conosco experiências e sugestões!

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This