Identificação de condutores: quais são as vantagens para a empresa?

4 minutos para ler

O atual cenário do país deixou muitas empresas enfrentando dificuldades financeiras e organizacionais, exigindo que proprietários, gestores e administradores procurem alternativas para se manterem. A primeira ação tomada pelas empresas é reduzir o máximo de custos possíveis.

Nessa hora de diminuição de gastos, é necessário priorizar onde será feito o corte, pois há custos essenciais para o bom funcionamento e auxiliar na reestruturação e fortalecimento de uma empresa. Para não comprometer a qualidade na prestação dos serviços da organização, deve-se evitar o corte de gastos cruciais, que podem ajudar a empresa a ter uma boa estabilidade.

Uma solução simples pode estar na identificação de condutores de veículos. Continue lendo o post e conheça detalhadamente como executar essa estratégia.

Quais são as vantagens do controle de identificação de condutores?

Antes de conhecer as vantagens é importante informar-se sobre a Lei nº 13.103/2015: Controle de jornada de trabalho de motoristas, pois a partir dessas diretrizes a instituição poderá conhecer melhor cada um de seus colaboradores em campo e analisar a produtividade e avaliar investimento x produtividade de cada um.

Baseado nas informações de como se deve proceder, com respaldo da lei, o monitoramento é vantajoso para tais situações: 

  1. RANKING DE CONDUTORES: todas as atividades e informações realizadas pelos motoristas são previstas para gerar uma média na avaliação de dirigibilidade. Os indicadores são: aceleração e freada brusca, veículo em banguela, excesso de velocidade em tempo seco ou chuvoso, excesso de RPM, motor ocioso e temperatura do motor. Com isso, os demais condutores são estimulados a ter mais zelo, diminuindo  gastos com manutenções fora da previsão e custos adicionais;
  2. REDUZIR OU ELIMINAR HORAS EXTRAS: não permita de forma desnecessária que o condutor ultrapasse a jornada diária e semanal, prevista por lei, citada acima. Além de gerar despesas adicionais, futuramente isso pode acarretar em um processo trabalhista. É bom lembrar também que o excesso de condução do motorista pode ocasionar acidentes de trânsito, o que poderá acarretar ainda mais custos e problemas para a empresa;
  3. IDENTIFICAÇÃO INSTANTÂNEA: se o veículo é averbado por meio de pessoa jurídica, a sanção da pontuação na CNH deixa de existir. Em contrapartida, a organização poderá herdar uma nova infração no mesmo valor da multa original se não indicar o condutor, além da multa inicial;
  4. TER CONTROLE SOBRE AS MULTAS RECEBIDAS: por meio da identificação do condutor que cometeu uma imprudência de trânsito, são possíveis, de acordo com o contrato registrado e acordado entre ambas as partes, que o motorista pague a multa, e não a instituição. Saiba mais no artigo 462, § 1 da CLT;
  5. ACOMPANHAMENTO DA REALIZAÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DIÁRIAS: ajuda na manutenção de forma adequada, segura e responsável, mantendo a frota de veículos em perfeitas condições e os condutores capacitados, dirigindo defensivamente e respeitando as leis, as normas e diretrizes estabelecidas, preservando assim, não só o patrimônio, como a imagem da instituição.

Precisa de auxílio para executar essas tarefas diariamente?

Conte com um sistema de gestão de frotas e equipes especializado em automatização e otimização de tarefas. Além do monitoramento e aperfeiçoamento logístico, um sistema de gestão é capaz de fornecer os pontos mencionados anteriormente de forma precisa e automatizada, além de beneficiar também os seguintes pontos:

  • monitoramento instantâneo de veículos e condutores; 
  • otimização de atribuições manuais, operacional e logística; 
  • redução de custo na empresa com uso inadequado dos veículos, consumo de combustível, desgaste de peças, sinistros, horas extras, multas e maior produtividade do colaborador; 
  • construção de relatórios analíticos e sintéticos; 
  • avisos para realizar manutenções sem depender do seu motorista; 
  • identificação de despesas desnecessárias; 
  • automatização de tarefas diárias.

Baseado nas informações citadas acima, esses mecanismos de monitoramento, rastreamento, otimização nas tarefas e automatização são imprescindíveis para as empresas que desejam ter suas despesas diminuídas e ainda obter ganho de qualidade, controle da empresa e levantamento de estratégias assertivas.

A princípio, a implantação desses sistemas aparenta ser um gasto, mas em curto e médio prazo, o resultado obtido se pagará e trará a empresa uma melhora na produtividade e redução mensal de custos médio de 30%.

Gostou deste post sobre identificação de condutores? Possui alguma dificuldade na sua gestão? Deixe um comentário sobre o assunto!

Posts relacionados