O que é manutenção preventiva? Entenda mais!

4 minutos para ler

A manutenção preventiva é a realização de intervenções com frequência para verificar se há falhas mecânicas nos veículos, tendo como objetivo antecipar os problemas para reduzir os prejuízos. Esse tipo de manutenção contribui para que os gestores tenham sempre à disposição e com boas condições de uso todos os automóveis da frota. 

Neste post, vamos abordar sobre como a manutenção preventiva pode ajudar na manutenção de frotas de veículos leves e pesados. Confira conosco! 

Quais são os objetivos da manutenção preventiva?

É importante realizar a manutenção preventiva para cuidar da frota, uma vez que é necessário fazer inspeções de peças e acessórios para analisar se há algum desgaste que comprometa as condições de uso dos veículos.

Da mesma forma, outro objetivo desse tipo de manutenção é conferir o estado dos pneus, assim como a realização de alinhamento e balanceamento para evitar desgastes e manter a estabilidade dos automóveis. Geralmente, os programas de manutenção preventiva levam em consideração a necessidade de fazer reparos, testes, limpeza e trocas de óleo.  

Como funciona a manutenção preventiva?

Para executar a manutenção preventiva primeiramente é necessário consultar o manual do veículo para saber quais são os intervalos recomendados pelo fabricante. Contudo, isso depende das condições de uso dos automóveis, pois quando a utilização é mais desgastante a necessidade de manutenção também será mais rápida. 

Com isso, você pode utilizar o software de gerenciamento de frota para programar a frequência em que a manutenção preventiva vai acontecer. Por exemplo, essa inovação tecnológica permite realizar agendamentos personalizados, controlar o consumo de combustível, além de registrar os históricos de todas as manutenções feitas até o momento. 

É possível fazer esse controle de forma manual, porém com o auxílio da tecnologia podemos ter mais eficiência e facilidade para gerenciar a frota, principalmente por causa das limitações da capacidade humana em fazer relatórios complexos que detalham todas as etapas de manutenção. 

Quais são os benefícios da manutenção preventiva?

Redução de custos

Um dos principais benefícios da manutenção preventiva é a redução de custos, já que com a prevenção a frota terá menos problemas mecânicos e não vai precisar de manutenções mais complexas e custosas para a empresa, visando que um item em desajuste danifica outros componentes do veículo.

Maior Produtividade

Além da redução de custos, outra vantagem é a maior produtividade da frota, uma vez que os gestores vão poder contar com todos os veículos prontos para serem usados e funcionando em boas condições. 

Redução de acidentes graves 

A manutenção preventiva também contribui para a redução de acidentes graves, pois a maioria dos problemas são antecipados e corrigidos para que no futuro isso não venha a causar prejuízos e colocar em risco a vida dos colaboradores. 

Melhorias no relacionamento com os clientes

Outro benefício é a melhoria no relacionamento com os clientes. Isso porque sua frota vai poder cumprir os prazos de entregas e/ou atendimentos de serviços no prazo, o que vai gerar mais satisfação para o consumidor.  

Portanto, neste post, apresentamos o que é manutenção preventiva e como ela pode ajudar na manutenção de frotas de caminhões. Ademais, é válido destacar a importância dos cuidados de manutenção para a segurança e aumento da vida útil dos veículos. 

Então, gostou do texto? Aproveite para conferir também o post sobre “Controle de manutenções em veículos: como ser mais eficiente?” e continue se informando! 

Posts relacionados