Gestão

Controle de manutenções em veículos: como ser mais eficiente?

Controle de manutenções em veículos: como ser mais eficiente?
Movisat
Escrito por Movisat

Para que as empresas cuidem das suas frotas temos que destacar a importância de fazer o controle de manutenções em veículos e de estabelecer a periodicidade de cada manutenção. Isso gera redução de custos, aumento da vida útil de peças do veículo, além de mais satisfação do cliente com automóveis sempre disponíveis para realizarem entregas. 

Dessa forma, neste post, vamos listar e explicar as principais dicas para fazer o controle das manutenções com mais eficiência. Confira conosco! 

Controlar todas as manutenções realizadas

Uma das dicas mais importantes para realizar o controle de manutenção da frota da sua empresa é registrar todas as revisões e ter fácil acessibilidade a dados como data, itens e valores de cada manutenção realizada de cada veículo da sua frota. Sem esse controle fica difícil saber quais reparos os veículos precisam e quantos quilômetros eles percorreram para necessitar de uma nova revisão, por exemplo.

Além disso, sem esse controle, você pode realizar manutenções indevidas sem realmente haver necessidade, o que trará prejuízos para seu negócio. Para resolver esse problema, separe uma pasta para guardar os comprovantes de tudo o que for feito na sua frota e tenha registrado o detalhamento de cada serviço em um sistema de controle de manutenções que te facilite este gerenciamento.  

Pedir feedback dos motoristas

Além de guardar a documentação de todas as manutenções, é essencial pedir feedback dos motoristas. Os funcionários que trabalham com os veículos geralmente sabem quando alguma coisa não está funcionando corretamente, em virtude de sua constante utilização.

O gestor pode pedir feedbacks e solicitar que os motoristas avisem a direção quando algum possível problema aparecer. Desse modo, o mecânico vai constatar o que ocorreu e vai realizar o reparo com antecipação para evitar grandes gastos. Assim, o trabalho será mais eficiente e vai gerar mais economia para a empresa.    

Gerenciar e acompanhar as rotas percorridas

Outra dica fundamental para ter um controle de manutenção eficiente é gerenciar e acompanhar as rotas percorridas. Cada veículo tem uma quilometragem exata para troca dos pneus, filtro de óleo e ar, amortecedores etc. Não é vantagem deixar o motorista percorrer longas distâncias sem saber se as condições do veículo estão adequadas para esse trabalho. 

Por exemplo, você pode utilizar o software de gestão de frotas para controlar todo o percurso da viagem. Dessa forma, você saberá quais veículos estão preparados para serem usados e quais devem passar por manutenções no meio do caminho a fim de que o motorista não enfrente problemas para chegar ao destino. 

Manter um cronograma atualizado

Pode parecer fácil, mas é importante descrever a necessidade de manter um cronograma atualizado com as datas para realizar as revisões. Sem isso, sua frota pode ter vários problemas e trazer muito prejuízo ao seu negócio.

Implementar sistema de gestão de frota

Por fim, outra dica fundamental é implementar um sistema de gestão de frota na sua empresa para ter o controle e manutenções mais eficientes. Com esse software, você terá automatizado todo o controle de custos total e por veículo, ser alertado quando um determinado item ou serviço chega na hora de ser executado e históricos de manutenções de toda a sua frota.

Ademais, o sistema auxilia você a ter o controle dos custos do serviço, prazos de execução, garantia de peças e serviços etc. 

Portanto, você aprendeu neste post as principais dicas para fazer o controle de manutenções em veículos com mais eficiência. É essencial ressaltar como a tecnologia pode ajudar nesse processo, otimizando o trabalho e ajudando o gestor a ter todas as informações em um único lugar instantaneamente,  que em processos manuais levavam horas e com possíveis erros humanos.

E aí? Gostou do nosso texto? Quer implementar o sistema de gestão de frota na sua empresa? Entre em contato conosco, pois estamos ansiosos para ajudá-lo. 

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This