Entenda a importância de ter a manutenção de veículos em dia

5 minutos para ler

A manutenção de veículos tem como finalidade prevenir que falhas e problemas graves ocorram. Dessa forma, ela contribui para a redução de custos e aumento da eficácia do veículo. Uma revisão preventiva de veículos básica, realizada em uma concessionária, pode apresentar uma variação de preço em relação ao processo feito em uma mecânica convencional. 

Por isso, busque um local de confiança e com boas recomendações para fazer a manutenção preventiva do carro. Continue lendo o post e saiba mais sobre a importância de manter a revisão em dia!

Como a manutenção de veículos pode gerar economia?

Seu veículo o leva com cautela para os lugares que você quer ir, mas é importante a boa preservação dos itens para que você nunca fique na mão. Para exemplificar, é mais barato fazer a troca do óleo lubrificante no tempo certo em vez de arcar com alguma manutenção corretiva no motor. 

Durante a revisão, é possível fazer um planejamento financeiro e reduzir os custos imediatos com a manutenção. Ao determinar o que precisa ser substituído imediatamente e o que pode esperar alguns meses, o proprietário do veículo consegue programar os gastos a médio e longo prazo, evitando dívidas e diluindo o pagamento ao longo dos meses.

Como a revisão do veículo pode trazer segurança?

Um veículo em mau funcionamento, além de consumir mais combustível, perde desempenho e compromete a segurança do motorista e de outras pessoas no trânsito. Algumas medidas simples ajudam a evitar problemas de insegurança. Veja o que verificar:

  • Fluido de freios: para que o freio opere plenamente, é preciso que aconteça um fluido no momento de propagar toda a força gerada no pedal de freio aos pistões de cilindros de roda;
  • Pneus: todos sabemos que rodar com pneus em más condições resulta em infração de trânsito e é muito inseguro;
  • Alinhamento e balanceamento: caso o carro apresente oscilações, especialmente em alta velocidade, ou se a força de frenagem estiver afetada, deve ser feito o balanceamento em bloco;
  • Sistema elétrico: verifique os piscas, luzes de freio, luzes de ré e, claro, os faróis regularmente;
  • Sistema de transmissão: certifique-se de que o fluido de transmissão está em um nível bom e é substituído pontualmente, assegurando o ótimo desempenho e dirigibilidade do veículo.

Qual a importância de manter a manutenção em dia?

Em um processo básico de manutenção veicular, são efetuadas averiguações em todos os sistemas do carro para indicar a situação geral do equipamento. Motor, correia e itens de segurança são minuciosamente inspecionados. Também é feita a troca dos fluidos (óleo do motor, dos freios) e dos filtros (ar e combustível).

Fazer a manutenção regular traz diversos benefícios: evita a desvalorização, aumenta a vida útil do veículo, reduz gastos desnecessários com reboques e diminui as chances de o carro deixar você “na mão”. Tudo isso reduz a perda de peças, necessidade de consertos e até o risco de multas, já que vários elementos do carro têm de estar em boas condições por deliberação da lei.

Como um sistema de gestão auxilia na manutenção de veículo?

A adoção de um programa de gestão da manutenção de frota é um diferencial que garante competitividade e aumenta o rendimento. A procura por soluções para melhorar o controle de manutenção da frota visa maior controle de itens do veículo, redução de custo e segurança do motorista.

O sistema pode auxiliar de diferentes maneiras:

  • Checklists: uma forma muito prática de garantir esses processos é aplicando a vistoria de entrada e saída do veículo do pátio, data e hora, motorista que utilizou o veículo, endereços que utilizou o veículo, avaliação dos equipamentos de segurança do veículo, o e inspeção da conservação da aparência;
  • Manutenção preventiva: Cadastro de regras por itens e por tipo de veículos, de modo que você realize as revisões dos itens vitais no prazo devido, sem por em risco a integridade física dos condutores e também não gerar danos e melhorar a performance do veículo;
  • Histórico: Exibe todos as manutenções e trocas de itens realizadas, com todo detalhamento de data, horário, local, valor entre outros itens.

Ao realizar a manutenção de veículos, você garante maior nível de segurança, melhora o estado técnico operacional do carro e reduz o envelhecimento e deterioração dos equipamentos.

Gostou das informações deste post? Aproveite e curta nossa página no Facebook para acompanhar os próximos conteúdos!

Posts relacionados