8 estratégias para a redução de custos em logística na sua empresa

7 minutos para ler

A alteração demográfica tem causado inchaço nas cidades. Com isso, fica mais difícil transitar com os veículos e conseguir locais para estacionar. Assim, a velocidade operacional é muito menor, impactando os custos de logística da empresa.

Baseado em dados de alguns clientes do ramo de entregas e transportes da Movisat, foi constatado que, enquanto há alguns anos eles faziam, em média, 30 entregas por dia, hoje fazem 10 com o mesmo número de veículos e funcionários.

Entregar menos, portanto, aumenta o custo operacional. Assim, quanto maior for a sua concorrência, mais gastos você terá, e o caixa da empresa será negativamente impactado.

Como a infraestrutura de transporte no Brasil é muito insatisfatória, as estratégias de redução de custos acabam prejudicadas. Mas existem soluções para isso. Continue a leitura deste post e confira algumas delas!

Conheça alternativas de redução de custos de logística

O primeiro passo para que o transporte seja mais barato é o planejamento. A seguir, apresentamos algumas formas de diminuir os gastos, os consumo e as tarifas. Acompanhe!

1. Investimento em automação de processos

A automação de processos beneficia a integridade do sistema empresarial, pois faz com que os usuários executem as atividades da forma correta, no tempo esperado e da forma planejada.

A programação de entrega evita desvios de programação, limitando o usuário a fazer as atividades definidas pelo gestor. Automatizar o sistema reduz a possibilidade de erros manuais e melhora o controle das atividades.

Ampliar um processo requer análises robustas, feitas por meio de banco de dados oferecidos por esses sistemas. A confiabilidade das informações também pode ser citada como benefício de automação de processos, por centralizar as informações em uma base única, que centralize todas as atividades.

2. Manutenção da frota

A administração da frota é uma atividade primordial nas empresas de transporte. Uma boa gestão de frota otimiza os custos de funcionamento, maximizando o número de atendimentos e a satisfação dos clientes ao receberem seus produtos no prazo.

Os administradores de manutenção de frota podem ser divididos em três grupos:

  • operacional: aquele que está sempre solucionando problemas de urgência — trabalha com dados de diferentes fontes, sem integração, e não consegue trazer soluções efetivas, mas somente temporárias;
  • analítico: dá início à integração das plataformas, gera um ganho de produtividade, começa a gestão por indicadores e passa a direcionar a frota para o centro estratégico do negócio;
  • transformador: é inovador, encara desafios, impacta vidas e se torna um agente de mudança para o mundo.

Cada um desses perfis profissionais, com seus respectivos sistemas organizacionais, é responsável pela saúde financeira da empresa. Suas ações refletem diretamente na escolha das melhores rotas, reduzindo multas, gastos com combustível, horas extras e sinistros.

3. Diminuição de custos logísticos

O transporte de cargas é essencial para o crescimento da empresa, mas a grande questão para quem trabalha com logística é conseguir reduzir os custos sem perder a qualidade.

A seguir, destacamos algumas das soluções que podem simplificar e organizar a rotina de quem atua diretamente com o acompanhamento de transportes. São elas:

  • negociar tabelas de preços com as transportadoras, caso terceirize esse setor;
  • planejar e otimizar de modo satisfatório os embarques, aproveitando melhor os envios;
  • buscar transportadoras que possam reintegrar o sistema para reduzir o retrabalho na operação;
  • implementar ferramentas para ter melhor visibilidade da operação e otimização dos processos.

4. Otimização das rotas de entregas

Outra maneira de reduzir os custos de logística é otimizar as rotas de entrega, de forma que um mesmo veículo consiga passar por mais lugares, com rapidez e eficiência. Também é possível aproveitar melhor cada viagem, evitando trajetos com mais movimento ou que possa ocasionar mais custos de manutenção.

Isso pode ser realizado com o auxílio da tecnologia — por exemplo, com GPS e rastreadores, que colaboram para o gerenciamento de rotas em tempo real, o monitoramento dos resultados, a elaboração de percursos mais rápidos e a previsão de situações que possam gerar mais custos.

5. Controle dos gastos com combustível

Entre os principais custos logísticos, estão os gastos com combustível. Dessa forma, é essencial ter um controle efetivo, buscando alternativas de gastar menos — por exemplo, com a própria otimização das rotas.

É interessante negociar com os fornecedores, encontrando combustíveis que apresentem um melhor rendimento e por um preço mais atrativo. Nesse sentido, é preciso ressaltar a necessidade de ter cuidado com a qualidade, tendo em vista que um combustível ruim pode minimizar a vida útil dos motores.

6. Monitoramento dos processos

O monitoramento dos processos é outra prática relevante quando o assunto é reduzir os custos de logística. Isso porque é preciso estar ciente das falhas nas operações e de seus eventuais riscos.

Por esse motivo, analisar cada etapa é indispensável para adquirir uma noção mais completa da real situação do setor. Assim, pode-se entender os problemas que, se resolvidos, diminuirão os gastos e as despesas — sem, necessariamente, ter que recorrer a cortes.

Por intermédio desse controle, torna-se mais simples acompanhar o desempenho dos processos logísticos e, consequentemente, implementar estratégias e elaborar planos para a redução dos custos.

7. Capacitação da equipe

Investir em treinamento para os colaboradores do setor de logística é uma ótima forma de garantir uma equipe que respeita os padrões e métodos estabelecidos.

Com um bom processo de qualificação e adoção de atividades padronizadas, os funcionários se tornam mais produtivos, já que ficam mais ágeis e focados. Além disso, desenvolvem uma maior consciência para evitar o desperdício de recursos e tempo da empresa.

8. Acompanhamento dos indicadores

Os indicadores de desempenho são fundamentais para que a empresa possa acompanhar o seu desenvolvimento, e existem várias métricas que podem ser usadas.

Para um resultado eficaz, é necessário entender quais fatores poderão contribuir diretamente para a criação de um plano de redução dos custos de logística. Entre eles, estão:

  • consumo de combustível por quilômetro rodado;
  • custo médio por viagem;
  • índice de depreciação dos veículos;
  • custo com manutenções preventivas e corretivas;
  • índice de multas;
  • sinistros.

Dessa forma, tenha em mente que os indicadores de performance podem ser usados como termômetros que colaboram com os gestores na identificação de erros e problemas operacionais.

Além disso, com base nos resultados e no que foi apontado por eles, é possível projetar uma diminuição de custos inteligente, no qual os gastos desnecessários são eliminados e a eficiência é aumentada.

Avalie outros itens importantes para a redução de gastos

Para manter uma empresa forte em todos os momentos, é necessário sempre se planejar e reduzir gastos sem perder a qualidade.

Veja mais alguns itens que podem ajudar a conter os custos:

  • horas extras: redistribua as tarefas, capacite os funcionários e reduza tarefas burocráticas;
  • multas: siga o artigo 462, § 1 da CLT, estabelecendo em contrato que, em caso de imprudência, o motorista arcará com os custos, com respaldo da lei;
  • sinistros: ofereça plano de saúde e exames periódicos.

Agora que você já sabe como reduzir os custos de logística da empresa, é importante aproveitar o avanço da tecnologia para reforçar essas ações, melhorando o seu nível de organização e eliminando os gastos adicionais, pois os sistemas automatizados solucionam todos esses problemas, garantindo despesas mais enxutas.

Quer saber como nossas soluções podem ajudar nesse processo? Então, entre em contato agora mesmo para que possamos esclarecer as suas dúvidas!

Posts relacionados