Veja o que é logística integrada e como implementá-la

4 minutos para ler

É impossível negar que o setor logístico é um dos que mais sofre transformações e necessita estar em constante evolução, seja adquirindo novas tecnologias, seja contratando gestores de frota capacitados. Caso contrário, ele ficaria ultrapassado e aumentaria as chances de causar prejuízos à empresa.

Nesse contexto, surge a logística integrada. Uma prática que tem se tornado cada vez mais comum nas empresas por otimizar processos e oferecer uma visão sistêmica de todo o setor logístico. Ou seja, ela contempla desde a aquisição de matérias-primas, passando pela produção, até a entrega do produto ao consumidor final. 

Neste artigo, vamos aprofundar sobre o que é logística integrada, quais são os seus principais fundamentos e todos os benefícios que pode gerar para o seu negócio. Confira!

Afinal, o que é logística integrada? 

É a interligação de todo o processo logístico, desde a compra ou produção da matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor. Tudo isso é feito a partir de sistemas inteligentes que possibilitam a análise posterior de tudo o que foi executado e quais áreas precisam de aprimoramento, mesmo quando algum desses processos for terceirizado, como a entrega.

Essa modalidade surgiu para suprir as novas demandas do consumidor, que deseja receber seus produtos de forma rápida e eficiente sem precisar gastar muito. Ela apresenta três frentes principais:

  1. administração de materiais: é a frente responsável pela aquisição e armazenamento de matérias-primas e outros materiais, comunicação com fornecedores e gestão de qualidade;
  2. movimentação de materiais: é responsável pelo abastecimento do setor de produção, fazendo transporte e controle de todo material utilizado nessa etapa;
  3. distribuição de materiais: é a frente responsável pelo que acontece fora da empresa, ou seja, pelos processos que levam o produto até o consumidor final e também pelo relacionamento com ele.

Como colocá-la em prática?

Agora que você já conhece o que é logística integrada, é importante saber como implementá-la no seu negócio. O primeiro ponto é investir em novas tecnologias, como softwares para controle de materiais ou gestão da frota e aplicativos para entrega do produto. 

O segundo é automatizar os processos, ou seja, usar esses softwares para controle do estoque, roteirização, gestão financeira, entre outros. E, claro, procure programas de gestão em que há possibilidade de unir duas ou mais áreas do setor logístico. O terceiro ponto é adotar a metodologia Lean, que busca simplificar os processos produtivos e de gestão. 

É fundamental que tudo isso seja feito com a chamada gestão à vista, na qual o líder do departamento tem indicadores suficientes para analisar o setor como um todo. Desde o gasto com combustível, volume de vendas, percentual de entregas feitas dentro do prazo, até saber quem são os clientes principais.

Quais são seus benefícios?

Mais do que otimizar e entregar resultados eficientes, implantar uma política de logística integrada oferece uma série de benefícios. Entre eles, vamos destacar a agilidade na produção, redução de custos e desperdícios, planejamento inteligente e eficaz, organização de todos os processos e confiabilidade das informações.

É impossível negar as vantagens de implementar essa modalidade de logística no seu negócio, não é mesmo? Afinal, ao integrar todos os processos, será muito mais prático identificar e corrigir quaisquer falhas que existam no setor. E, claro, vale reforçar que é fundamental contar com gestores eficientes e investir em novas tecnologias e treinamento. 

Já que chegou até aqui e descobriu tudo sobre o que é logística integrada, não perca tempo! Assine nossa newsletter agora mesmo e receba no seu e-mail todas as novidades e melhores práticas para o setor!

Posts relacionados