Como a gestão de frotas online ajuda no crescimento da empresa?

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Um sistema de gestão de frotas online garante às empresas a segurança de informações detalhadas dos veículos, das cargas e dos motoristas, além do fortalecimento da gestão em sua totalidade. Como resultado disso, temos a melhora estrutural e no relacionamento com o cliente.

É possível organizar rotas em tempo real, saber qual motorista se encontra em deslocamento, a localização e velocidade média do veículo, quais clientes estão sendo atendidos, a quilometragem percorrida, se houve passagem em locais inapropriados, o tempo de parada e, ainda, bloquear os carros imediatamente, se necessário.

Essas ações aumentam a competitividade da empresa, evitam a ocorrência de passivos trabalhistas e possibilitam maior planejamento estratégico. Conheça, agora, as principais vantagens da utilização de um sistema de gestão de frotas online.

Funcionalidades importantes para a logística

A gestão de frotas online permite otimizar determinadas funções que já faziam parte do dia a dia no setor logístico, bem como viabiliza a inserção de outras que não eram possíveis de serem realizadas apenas de forma manual. Mas afinal, quais são as funcionalidades possíveis de serem incorporadas a partir dessas questões? Vejamos a seguir.

  • monitoramento dos veículos por GPS em tempo real;
  • análise de estilo de condução do motorista, avaliando se há conduta perigosa, imprudente ou negligente ao volante, bem como identificar momentos de cansaço e eventuais desvios de rota devido a isso;
  • alarmes de frotas, que permite acompanhar momentos de excesso de velocidade, temperatura das mercadorias mais sensíveis ao calor, entre outros pontos;
  • gestão de combustível, para verificar elevação no consumo indicativa de defeitos que exijam manutenção reparadora;
  • planejamento e monitorização de rotas, permitindo identificar quais são as melhores rotas a serem realizadas e maior fluidez para adaptações, caso seja necessário, evitando atrasos nas entregas.

Manutenção automatizada

Com a criação de planos de revisão para cada item, o sistema acompanha o odômetro percorrido, os dias de vencimento de cada item. Ainda, avisa, automaticamente, a proximidade de uma manutenção de veículo — isso evita que a empresa tenha prejuízos maiores.

Realizando pequenas manutenções, quando necessárias, evita-se que os veículos sofram avarias significativas, além de promover a diminuição dos índices de depreciação das peças.

Visitas e entregas monitoradas

Com uma plataforma de acompanhamento em tempo real das entregas e visitas realizadas, é possível melhorar o relacionamento com o cliente, aprimorar sua estratégia e a logística de atendimentos. O gestor acompanha em um painel atualizado, instantaneamente, o status de cada serviço, verifica se tem sido realizado, se tem cumprido no prazo, tempo dispensado no local, rota realizada entre muitos outros benefícios.

Dessa forma, tanto os seus clientes quanto seus colaboradores terão mais segurança com relação aos serviços a serem realizados. Isso envolve cumprimento dos prazos de entrega e, consequentemente, aumento da qualidade do serviço prestado, o que contribui para a elevação do nível do customer success.

Controle de despesas

A utilização de um sistema de gestão de frotas online permite identificar a composição dos gastos operacionais da empresa, traçar uma estratégia de redução de custos e, posteriormente, monitorar sua evolução.

Com a determinação da origem das despesas, como a aplicação de multas, sinistros e a realização de abastecimentos por veículo, é automatizado, também, o controle financeiro em uma única base de dados. Isso facilita para o gestor ter acesso às informações precisas do cenário da empresa, promovendo tomadas de decisões estratégicas eficientes.

Análise do dashboard

Como vimos, o resumo gerencial, com gráficos e rankings que informam os pontos críticos da organização, possibilita a tomada de decisão por parte dos gestores, a obtenção de informações para um planejamento estratégico eficiente e o reconhecimento de possíveis gargalos que precisam ser combatidos, como o treinamento dos motoristas.

Com informações consolidadas em uma única base de dados, a realização de tarefas administrativas e burocráticas é facilitada. Dessa forma, é possível ter a visão do processo como um todo, auxiliando os gestores a resolverem os maiores problemas na empresa de forma rápida, reduzindo de maneira impactante custos desnecessários e obtendo melhores desempenhos dos colaboradores.

Redução do passivo trabalhista

Passivo trabalhista é a dívida gerada quando um empregador deixa de cumprir suas obrigações trabalhistas ou recolhimento de encargos sociais. Com um sistema de gestão de frota online, a carga horária trabalhada, o pagamento de horas extras e o cumprimento de todas as resoluções de acordo com a Lei 13.103, chamada Lei dos Motoristas, são aspectos acompanhados remotamente.

Quando essa rotina é acompanhada de forma remota, junto a uma política preventiva — com base na adequação da empresa às exigências da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e das Normas Regulamentadoras da segurança no trabalho — as ocorrências de passivos trabalhistas são diminuídas.

Portanto, o uso de equipamentos que possibilitam a gestão de frotas online e aumentam a produtividade é muito mais eficaz do que realizar medidas corretivas que comprometam o caixa da organização.

Mas afinal, de que forma é possível ter uma gestão de frotas online. Isso acontece a partir do uso de soluções focadas para esse tipo de questão. Alguns dos benefícios que o uso dessa solução pode trazer para as empresas estão a seguir.

Mais segurança

Um sistema de gestão de frotas permite ações diretas de segurança para proteção tanto do veículo quanto do profissional e da carga. Por exemplo, ele permite, por meio de sensores, que o veículo possa ser desligado caso perceba que o profissional está conduzindo de forma equivocada (o que pode sinalizar um cochilo e um maior risco de acidente, por exemplo).

Redução de erros

A partir de um sistema de gestão de frotas, é possível elevar o nível da automação de processos e, consequentemente, reduzir os erros no dia a dia. Assim, determinadas tarefas que seriam feitas de forma manual passam a ser realizadas por meio do sistema.

Por exemplo, o acompanhamento dos períodos de manutenções periódicas pode ter menos chances de esquecimento por meio do sistema, que enviará a notificação sobre o momento de realizá-las.

Integração de informações

A gestão de frotas está intimamente ligada a outras etapas do processo logístico. Por exemplo, o rastreamento de pedidos e envio de informações para os clientes. A partir das informações do posicionamento do veículo, é possível oferecer uma estimativa de entrega mais realista para o cliente final.

Análise de relatórios

Como você acompanha se há avanços na sua gestão logística? Os relatórios permitem ter essa visualização de forma prática, gráfica e com dados atualizados em tempo real.

A partir disso, os gestores conseguem definir de forma mais consistente quais serão as ações que tomarão no dia a dia para terem melhores resultados, bem como encontrar eventuais gargalos que merecem atenção.

Por exemplo, se o consumo de combustível estiver elevado, é possível traçar estratégias que permitam redirecionar os esforços e obter maior eficiência no dia a dia.

Contar com um sistema de gestão de frotas pode ser o grande diferencial para que seu negócio possa alavancar resultados. Não adianta o core business funcionar adequadamente e a logística não atuar de forma eficiente. Por isso, não deixe de ter o apoio de quem realmente entende do assunto nesse processo, pois ajudará a potencializar o seu sucesso.

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