Gestão

4 dicas para reduzir multas de trânsito da sua frota

4 dicas para reduzir multas de trânsito da sua frota
Movisat
Escrito por Movisat

Um dos principais objetivos de quem gerencia uma frota é reduzir multas de trânsito, uma vez que elas trazem gastos desnecessários, tiram pontos nas carteiras dos motoristas e oneram o orçamento da empresa. Para evitar esse tipo de prejuízo em seu negócio é necessário adotar medidas preventivas com o intuito de minimizar esse problema. 

Dessa forma, neste post, apresentaremos 4 soluções para controlar melhor o número de autuações de trânsito por frotas de veículos. Confira conosco!  

1. Faça a manutenção e revisão em sua frota

Uma das melhores dicas para reduzir o número de multas de trânsito é fazer a manutenção e revisão em sua frota com frequência. Isso porque muitas das vezes as infrações de trânsito são geradas por causa de problemas no estado dos veículos. 

Por exemplo, os agentes de trânsito multam dezenas de automóveis todos os dias por causa da má conservação do veículo e a utilização de pneus carecas. Por isso, é importante fazer a manutenção preventiva em sua frota para que todos os componentes estejam funcionando e em boas condições de uso.

2. Treine e capacite a sua equipe de motoristas

Além de fazer a manutenção e revisão em sua frota, outra dica é treinar e capacitar a sua equipe de motoristas com referência aos órgãos de trânsito. Essa iniciativa é fundamental para instruir os colaboradores sobre a necessidade de adotar práticas de direção mais seguras, bem como a obedecerem as leis de trânsito. 

Para isso, o gestor deve investir em cursos e treinamentos sobre a educação dos motoristas para uma direção defensiva e corretiva. Essa capacitação será feita com o intuito de diminuir as chances de o condutor ser autuado com infrações de trânsito e de adotar atitudes irresponsáveis nas estradas.

3. Regularize toda a documentação dos veículos

Outra orientação essencial para reduzir os gastos com multas de trânsito é regularizar toda a documentação da sua frota, uma vez que todos os documentos precisam estar dentro do prazo de validade. 

Vale ressaltar que para ter o controle de vencimento de documentos, como IPVA, CNH e licenciamento é importante contar com o auxílio de um software para receber avisos automaticamente sempre que algum documento estiver com a data de validade próxima de vencer. 

4. Tenha um controle das multas recebidas

Por fim, outra dica para reduzir o número de atuações de trânsito da sua frota é ter um controle das multas recebidas, pois isso pode ajudar a perceber qual é o problema que você deve resolver na capacitação dos motoristas. 

Assim, é fundamental adquirir uma solução tecnológica que permita registrar as infrações de trânsito com o fornecimento de uma descrição detalhada para identificar as causas e os envolvidos na ocorrência.

Neste post, apresentamos  4 soluções para controlar melhor o número de multas de trânsito por frotas de veículos. É útil mencionar que há vários benefícios financeiros e profissionais de se fazer um melhor controle do número de autuações da frota com o uso de um software de gestão, como oportunidade de cancelar as multas passíveis do ato, além da automatização das tarefas para evitar o retrabalho. 

Gostou do tema? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos em sua caixa de entrada! 

 

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This