5 motivos para fazer manutenção preventiva de frota

4 minutos para ler

Para que os gestores possam gerir uma frota com sucesso, realizar a manutenção preventiva em seus veículos torna-se um item obrigatório. Trata-se de serviços periódicos para a checagem com antecedência de possíveis problemas nos automóveis. Isso é importante para que as organizações tenham mais qualidade ao fazer serviços externos e, assim, otimizar o processo logístico.

Dessa forma, neste post vamos apresentar 5 motivos para fazer manutenção preventiva na frota da sua empresa. Confira conosco!

1. Aumenta a vida útil do veículo

Um dos principais motivos para fazer manutenção preventiva na frota da sua empresa é que ela aumenta a vida útil do veículo. Isso porque muitas organizações enfrentam problemas por causa da necessidade de renovação de frota com frequência, gerando mais gastos e prejuízos.

Com a manutenção preventiva, você pode aumentar o tempo de uso dos automóveis funcionando em plenas condições. Isso significa que você terá uma maior rentabilidade do investimento, já que vai economizar com a substituição de veículos.

2. Melhora o desempenho

Além de aumentar a vida útil do veículo, outro motivo para fazer a manutenção preventiva é que isso melhora o desempenho da frota. Não é raro encontrarmos automóveis rodando em condições precárias, que não podem ser usados adequadamente para realizar todas as demandas. 

Esse tipo de manutenção garante que os veículos possam funcionar em sua capacidade máxima, uma vez que todos os reparos são feitos com antecipação para que nada limite as suas funções. Isso também facilita o trabalho do gestor, pois evita transtornos com a necessidade de trocar os automóveis para determinados fins.

3. Identifica falhas previamente

Outra razão para fazer a manutenção preventiva na frota de veículos da sua empresa é que ela identifica falhas previamente. Muitas falhas mecânicas no percurso podem ser evitadas com a antecipação dos problemas por meio de um programa de manutenção preventiva eficaz.

Com isso, é possível reduzir as chances de um veículo parar de funcionar na estrada, assim como sofrer acidente por causa de falhas mecânicas que poderiam ser evitadas. Isso tudo contribui para uma gestão de frota mais eficiente.

4. Economiza combustível

Com a crise econômica, um dos gastos mais pesados para as empresas de transporte é o custo com combustível. Desse modo, é fundamental realizar manutenção preventiva nos veículos para ter uma economia considerável nessa área.

Esse tipo de manutenção faz com que os automóveis tenham um desempenho melhor, gerando uma otimização do gasto de combustível para o negócio. As perdas de combustível são reduzidas para que o veículo possa trafegar com uma maior quilometragem usando o mesmo abastecimento.

5. Melhora a previsibilidade dos gastos

Por fim, um dos principais motivos para fazer manutenção preventiva de frota é que isso melhora a previsibilidade dos gastos, já que é possível saber com antecipação as necessidades de ajustes e trocas de peças. Assim, o gestor pode ter uma administração mais eficiente com tomada de ações que permitem um planejamento de gastos.

Portanto, neste post abordamos quais são os 5 principais motivos para fazer manutenção preventiva de frota na sua empresa. Destacamos como isso é importante para que as organizações tenham mais qualidade ao realizar os serviços externos e otimizar o processo logístico.

Então, gostou do nosso texto? Agora siga as nossas redes sociais para mais conteúdos como este! Estamos presentes no Facebook, Twitter, LinkedInGoogle Plus

Posts relacionados