Gestão

O que é gestão de risco e como aplicar na gestão de frota?

O que é gestão de risco e como aplicar na gestão de frota
Movisat
Escrito por Movisat

Combater os riscos relacionados às frotas envolve, principalmente, a adoção de um conjunto de ferramentas de gerenciamento para desenvolver medidas preventivas focadas em minimizar os danos. Neste post, vamos conhecer a gestão de risco aplicada às frotas.

Quando as decisões gerenciais resultam em satisfação profissional e agregam valor junto aos clientes, torna-se mais visível como a análise aprofundada dos processos empresariais é essencial para aumentar a produtividade nas companhias. Vamos conhecer mais sobre a gestão de risco. Confira!

O que é a gestão de risco?

É um conceito que define um conjunto de ações estratégicas para identificar, administrar e prevenir riscos atrelados a determinadas atividades. Esses procedimentos permitem que a companhia atue de forma preventiva, trabalhando de forma ativa para diminuir as perdas humanas e materiais.

É importante esclarecer que a gestão de risco não se resume apenas à prevenção, mas também opera diretamente na melhoria dos processos.

Segundo o autor Giovanni Moraes, em seu livro “Sistema de Gestão de Riscos”, a metodologia deve ser implementada nas seguintes situações:

  • necessidade de implementar controles não previstos na fase inicial dos projetos;
  • quando uma nova tarefa for planejada;
  • quando ocorrerem modificações negativas nos processos;
  • após incidente com potencial de perda ou dano significativo à instituição;
  • periodicamente, no ambiente de trabalho, envolvendo atividades rotineiras ou não;
  • quando existirem regulamentos técnicos e suas alterações.

Como aplicar na gestão de frotas?

Operações que envolvem transporte de cargas de alto valor exigem um nível diferenciado de segurança e um cumprimento integral de um bom plano de gestão de risco.

Para os profissionais do ramo de transportes, a gestão de risco aplicada às frotas é essencial para diminuir custos e riscos, além de otimizar o processo de entrega de cargas.

Segundo as diretrizes próprias da gestão de risco, as etapas de implementação se dividem do seguinte modo:

  • identificação de ameaças (roubos, acidentes, altos custos de manutenção);
  • análise do problema;
  • desenvolvimento e planejamento de respostas (manutenção e inspeção dos veículos e cargas);
  • controle dos riscos.

Quais são os riscos envolvidos em frotas?

Vamos conhecer alguns perigos comuns que envolvem a gestão de frotas e as respectivas soluções tecnológicas para combatê-las.

Roubo de cargas

Para evitar a interceptação das mercadorias, o serviço de rastreamento de veículos é uma boa solução. Essa solução fornece acompanhamento em tempo real, bloqueio e desbloqueio por meio do aplicativo, web e central de monitoramento 24 horas. Além de oferecer tecnologias como Isca de carga utilizando-se de radiofrequência para aumentar a possibilidade da recuperação em caso d eroubos de cargas.

Altos custos de manutenção

Problemas como o desalinhamento das rodas dos caminhões ou motores fundidos causam prejuízos incalculáveis para as companhias. Um bom plano de gestão de manutenções automatizadas é um exemplo de uso eficiente da tecnologia para combater os problemas em uma frota.

Ao contratar esse serviço, é possível escolher a periodicidade dos planos de revisão preventiva, acessar dashboards gerenciais e registros otimizados de revisões corretivas. O controle eletrônico de manutenção ainda evita o desgaste precoce dos veículos.

Desperdício de combustível

Escolher modelos de veículos sem muitos critérios objetivos ou até mesmo perder a conta do combustível consumido com a frota pode causa danos financeiros significativos.

Com o controle inteligente de abastecimentos, é possível visualizar facilmente o registro de ocorrências e ainda monitorar a média de consumo.

Como vimos no post, são inúmeros os ricos envolvidos na condução de uma frota, mas ajuda é o que não falta, principalmente da tecnologia de ponta.

Colocar um plano eficiente de gestão de risco em prática — baseado em análise, desenvolvimento de soluções e controle —, é a solução para evitar perdas em seu negócio.

Gostou do nosso artigo e quer se inteirar mais sobre gestão de frotas? Então, aproveite a visita e leia agora mesmo sobre as vantagens da automação de tarefas para o gerenciamento das frotas!

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This