5 sinais que está na hora de contratar um sistema de rastreamento

4 minutos para ler

Com o crescente número de concorrentes no mercado, as empresas precisam cada vez mais oferecer soluções que tragam precisão e aumento de qualidade ao cliente. Quanto mais clientes satisfeitos, mais marketing positivo e, consequentemente, maior o crescimento.

Para que a satisfação do cliente seja alcançada, a empresa precisa buscar tecnologias que reduzam os erros, mitiguem os riscos e melhorem a operação, bucando precisão nos processos e agilidade nas atividades. Uma boa forma de proporcionar segurança e aumentar a qualidade no serviço prestado é contratar um sistema de rastreamento. 

Um sistema de rastreamento de veículos tem como objetivo a localização do veículo e o acompanhamento em tempo real das cargas. Alguns sistemas ainda oferecem a possibilidade desde a melhoria na gestão de frotas até a telemetria, que permite o acompanhamento total das informações geradas pelo veículo.

Confira agora as principais situações que indicam que sua empresa está precisando de um sistema de rastreamento!

1. Prejuízos por falta de segurança

Roubos de veículos que transportam cargas são muito comuns, principalmente tratando-se de negócios que utilizam as estradas brasileiras. Prever incidentes é algo quase impossível, então a melhor forma é prevenir-se. Muitas vezes o veículo demora a ser encontrado, principalmente se tratando de transporte de cargas leves.

Ao contratar um sistema de rastreamento, você poderá receber alertas e notificações instantâneas, permitindo tomar uma rápida ação, como pro exemplo, acionar a central 24 horas ou autoridades locais para realizar a recuperação dos seus bens.

2. Informações imprecisas

O que o cliente mais preza é que tenha o serviço prestado conforme o combinado. Quem nunca ficou injuriado por não receber sua encomenda no prazo estipulado? É preciso considerar que todo o processo da entrega é importante.

É importante possuir rastreabilidade de todo seu processo logístico desde a partida até a finalização do serviço. Com o rastreamento, será possível informar o cliente exatamente onde está sua carga, além de comunicar no caso de atrasos como congestionamentos, por exemplo.

3. Dependência dos colaboradores para gerar informação

As informações que os gestores recebem para tomar decisões, ou simplesmente para contabilizar as atividades e processos, devem ser precisas. Quando esse processo é manual, alguns erros operacionais podem acontecer.

Um exemplo são as falhas na comunicação, como o colaborador indicar o hodômetro incorreto do veículo para fins de manutenção de peças, ou como um erro na digitação da quilometragem na nota fiscal de abastecimento pelo frentista, indicação ou esquecimento de uso do veículo nas portarias. entre outros fatores que podem ser automatizados com um sistema que possui a funcionalidade exclusiva de gestão atrelado ao rastreamento veicular.

4. Frotas mal gerenciadas

Sua empresa contabiliza as manutenções feitas em cada veículo? Qual é o gasto com combustível por entrega ou atendimento? Quantas entregas ou visitas foram feitas por período? Qual a porcentagem de ociosidade da frota? Diversas questões como estas geram dados importantes para o gerenciamento de uma frota.

Um exemplo, você paga um motorista terceirizado para prestar um serviço. Ele cobra por hora e o destino da carga a ser entregue é distante da origem. Como serão controladas as horas a serem pagas para o motorista? Como você vai saber o momento de paradas?

Se os detalhes fogem do controle, como os gestores saberão da eficácia que oferece ao cliente? Ou quando saberá quando deve investir em novos veículos? Ter todas essas informações em um mesmo local facilitaria o trabalho e um sistema de rastreamento com gestão de frotas pode fazer isso.

5. Custos desequilibrados

Todos os problemas citados anteriormente trazem prejuízos, o que desequilibra completamente o financeiro de uma empresa. Principalmente para negócios logísticos, os quais têm uma grande quantidade de custos variáveis a serem rateados pelas operações e serviços prestados, qualquer falha causada por falta de controle gera um ônus para o negócio.

Os gestores ou donos de empresa, ao contratar um sistema de rastreamento, devem ter em mente que estão investindo em um aumento de qualidade e segurança para os serviços prestados. Com a quantidade de concorrentes no mercado, as empresas precisam cada dia mais se diferenciar e oferecer algo a mais. Aproveitar da tecnologia para aumentar a satisfação dos clientes é uma forma excelente de ser diferente e atrair novos clientes. 

Reconheceu alguns desses sinais dentro de sua empresa? Então não perca tempo! Entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudar a resolver seus problemas!

Posts relacionados