Gestão

Gasto com pedágio em sua frota: é possível ter o controle?

gasto com pedágio
Movisat
Escrito por Movisat

O gasto com pedágio ainda é um dos fatores que mais necessitam atenção numa gestão de frotas. Afinal, como todo brasileiro deve saber, essas cobranças estão por diversas estradas no país e o trajeto nem precisa ser tão longo para perceber o quanto elas pesam no bolso da empresa.

Não tendo muita alternativa, cabe ao gestor incluir esses custos no valor dos serviços. No entanto, para não ser pego de surpresa, sofrer prejuízos e calcular preços errados, é fundamental ter um controle de gastos! Justamente por isso, preparamos este post e mostraremos algumas dicas de como fazê-lo. Continue a leitura!

Façabem a roteirização

O primeiro passo para controlar o gasto com pedágio está relacionada à roteirização da entrega. Afinal, é preciso estudar todas as alternativas possíveis do trajeto e definir a melhor opção, colocando no papel os custos da viagem, como distância, consumo previsto de combustível, necessidade de pernoites, alimentação do motorista e, por fim, o número de cabines de cobranças.

Há sistemas específicos para realizar a roteirização das entregas, assim como o acompanhamento pode ser realizado por meio de softwares de rastreamento. Todo o uso de tecnologia é bem-vindo na gestão de frotas.

Estude a possibilidade de entregas por terceiros

Hoje, é possível terceirizar as entregas por meio de uma série de ferramentas e serviços à disposição, que pode ajudar a reduzir custos e a otimizar as operações. Por exemplo, o Uber ou aplicativos de entregas expressas de motoboy podem ser alternativas modernas e econômicas para determinadas demandas.

Tenha certeza da rota do motorista

Outro ponto fundamental de uma gestão de frota é saber se o motorista, realmente, cumpriu com sua obrigação e realizou o trajeto planejado. Qualquer desvio e cobranças extras podem impactar no controle de gastos e interferir no orçamento daquela entrega.

Sendo assim, é importante contar com ferramentas tecnológicas que permitam controles mais detalhados de cada operação. A questão da rastreabilidade, citada acima, se torna fundamental nesse quesito.

Além de poder controlar, em tempo real, todas as etapas da entrega — como hora de saída, previsão do percurso, horário de chegada —, tais ferramentas são essenciais para o trabalho e a tranquilidade do gestor e de sua equipe. Portanto, invista em sistemas que ofereçam essa funcionalidade.

Invista em um sistema de gestão de frotas

Em todas as dicas, focamos no gasto com pedágio por se tratar de um dos mais impactantes na precificação de uma entrega e nos valores altos que ele pode gerar para a empresa.

No entanto, quando se fala de gestão de frotas, o controle vai muito além de quanto se gasta nas cabines de cobrança. Afinal, há uma série de custos envolvidos em qualquer entrega. Sendo assim, gerir tudo de forma eficiente pode não ser algo tão simples. A não ser, claro, que se tenha tecnologia e um sistema especializado.

Por isso, um software de gestão de frotas capaz de controlar desde gastos com pedágios até custos com a manutenção dos veículos é uma ferramenta essencial para o gestor que busca maior controle de suas entregas, melhorias na saúde financeira da empresa e estratégias de competitividade no mercado.

Agora você conhece as nossas dicas para administrar, da melhor forma possível, o gasto com pedágio e outros custos ligados às frotas. Reforçamos a importância desse controle para o bom funcionamento da empresa e ressaltamos a necessidade de investir em tecnologias específicas para melhorar o desempenho e eficiência da gestão.

Se gostou do post e quer ficar por dentro das próximas dicas, não deixe de se inscrever em nossa newsletter para receber tudo em primeira mão!

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This