Terceirização de frota ou frota própria: o que é melhor para sua empresa?

4 minutos para ler

Um problema muito comum de logística nas empresas para os gestores é a decisão de trabalhar com terceirização de frota ou possuir sua própria frota de veículos. Nas duas perspectivas há pontos positivos e negativos que devem ser analisados com cuidado para que não seja tomada uma atitude imprudente.

Neste post, vamos fazer uma comparação entre ter uma frota própria ou terceirizar o serviço para que o gestor possa decidir de acordo com o que for mais adequado para o seu contexto. Acompanhe!  

Como funciona cada alternativa?

Quando falamos em frota terceirizada, devemos entender como funciona a oferta disponível no mercado para contratação de uma empresa responsável por fornecer o serviço de transporte. Para isso, temos dois formatos:

  • Terceirização apenas do veículo;
  • Terceirização do veículo e do motorista que realiza as viagens.  

Por outro lado, possuir a frota própria significa que a empresa vai comprar os seus veículos e contratar os próprios motoristas. A compra dos automóveis pode ser feita com a aquisição de veículos novos ou usados. 

Quais as suas vantagens e desvantagens?

Há muitas vantagens no uso de frota própria, como ter mais agilidade e autonomia para realizar os serviços com qualidade e a independência do processo de decisão. Porém, como desvantagem pode-se citar o custo com a manutenção dos veículos e os gastos com impostos, por exemplo. 

Já no caso da terceirização de frota temos benefícios importantes, como a redução da estrutura administrativa e a previsão de custos. Entretanto, alguns dos pontos negativos são o poder de decisão limitado dos gestores do negócio e possíveis inadequações do serviço prestado. 

Como uma empresa pode escolher qual é a melhor opção para ela? 

É essencial compreender que uma alternativa é sempre mais recomendada em cada caso, tendo o gestor o trabalho de analisar qual opção atende melhor às suas necessidades e demandas da sua operação. 

Escolhendo a terceirização de frota, por exemplo, você pode diminuir a estrutura da sua empresa e reduzir despesas, contando com profissionais de logística para a entrega da sua carga. Isso pode fazer a diferença caso você queira fazer investimentos em outras áreas do seu negócio. 

Agora, se o seu foco for fazer uma gestão com um controle maior das operações, certamente ter a frota própria é o mais adequado. Essa estratégia permite a realização de planejamentos estratégicos.

Em ambos cenários é importante contar com o auxílio da tecnologia de um sistema de gestão de frota, pois ele permitirá sua avaliação da qualidade do serviço sendo prestado, controle de custos em geral, permitindo sempre verificar qual cenário é o mais apropriado para cada momento.

O que levar em conta na hora de decidir?

Gastos envolvidos

Um dos aspectos que é preciso ser considerado na hora de decidir qual é a melhor opção para a sua empresa são os gastos envolvidos. É necessário, por exemplo, fazer uma pesquisa no mercado para saber o valor que as empresas que oferecem esse serviço cobram, além de entender quais seriam os custos de arcar com a compra e manutenção de uma frota própria.

Experiência com gestão de frotas

Além dos gastos envolvidos, também é preciso verificar a experiência com gestão de frotas. Nesse caso, a terceirização poder ser uma boa alternativa para quem está começando a carreira como gestor. No entanto, deve-se analisar o histórico da prestadora de servido e sua reputação.

Fizemos, neste post, uma pequena comparação entre ter uma frota própria ou optar pela terceirização de frota. Com isso, vimos que há benefícios e desvantagens em ambas as alternativas, cabendo ao gestor a decisão do que é melhor para o seu contexto. O importante é conhecer o próprio negócio, tanto suas necessidades primárias quanto as projeções para o futuro a curto e longo prazos.

Gostou do nosso texto? Assine a nossa newsletter agora mesmo e receba ainda mais atualizações em seu e-mail! Não deixe de participar deixando seu comentário e experiências 🙂

Posts relacionados