6 motivos para contratar um sistema para controlar a entrada e saída de veículos da sua frota

7 minutos para ler

Manter o controle da frota é fundamental para garantir eficiência, economia e segurança. Por isso, monitorar o controle de entrada e saída de veículos é uma das atividades que fornecem dados com diversas utilidades na empresa.

De modo a extrair todos os benefícios dessas informações, a melhor alternativa é a utilização de um sistema de rastreamento de frotas. Assim, o que parece uma informação de pouca importância sobre o veículo que passa pela portaria torna-se fundamental na redução de custos, na identificação de falhas operacionais etc.

A seguir, mostraremos 6 motivos que farão você entender por que o sistema de rastreamento é essencial em sua empresa, além das formas como a tecnologia pode ser uma aliada nisso esses soluções de rastreamento existentes. Acompanhe!

Benefícios do sistema de controle de entrada e saída de veículos

1. Monitora a frota em locais específicos

Por meio de delimitações de áreas no sistema, é possível controlar o fluxo de veículos em diversos lugares, como obras, portarias, clientes etc. Assim, o software registra cada vez que o veículo passar por regiões específicas que deseja controlar.

A utilização desse recurso possibilita diversos controles, como:

  • entrega de produtos em clientes;
  • cálculo do tempo de espera na entrega ou retirada de mercadorias;
  • entrada e saída de veículos em obras e portarias;
  • controle de acessos em locais indevidos;
  • entradas em locais não autorizados;

2. Gerencia os veículos da frota

O sistema de rastreamento dispõe do módulo de gestão de frotas, que conta com vários recursos de gerenciamento, como:

  • controle de manutenções;
  • controle de abastecimento;
  • controle de rotas;
  • controle de visitas e entregas;
  • controle de despesas.

3. Controla as multas

Por meio de controle dos locais específicos, é possível criar regras personalizadas para fiscalizar velocidade conforme cada região de atuação, permitindo, por exemplo, o controle de multas, devido à velocidade em um condomínio fechado ou uma velocidade específica em uma via. 

4. Identifica falhas operacionais

Ao monitorar o tempo em que um veículo permanece parado, pode-se identificar e corrigir falhas operacionais, de modo a evitar atrasos na entrada ou saída dos carros. Por meio da ferramenta, é possível identificar se o colaborador está saindo atrasado para os compromissos.

5. Reduz custos

O sistema de rastreamento contribui com a redução de custos de diversas maneiras, entre elas:

  • redução do valor do seguro;
  • maior controle sobre o consumo de combustível;
  • programação das manutenções da frota;
  • definição de rotas.

Dessa forma, você poderá verificar e otimizar os trajetos que seus veículos têm realizado.

6. Fiscaliza a movimentação de veículos

O software fornece de imediato informações importantes que devem ser monitoradas constantemente, como:

  • o tempo de permanência em cada local;
  • o tempo de deslocamento entre cada viagem;
  • o cumprimento da rota determinada pelo sistema.

Formas que a tecnologia pode tornar-se uma aliada nesse controle

A tecnologia é total aliada nessas ocasiões, pois ela é a única que consegue calcular todas as possibilidades de forma eficiente, deixando mais fácil e prático o controle de frotas.

Além disso, o sistema de controle de entrada e saída de veículos faz com que os resultados sejam aprimorados e garante um melhor acompanhamento e a tomada de decisões no que diz a respeito a falhas. Veja, a seguir, as razões pelas quais a tecnologia é uma aliada nesse controle.

Eficiência do combustível por veículo

Garante a eficiência do combustível porque, com o rastreamento de frota, torna-se muito mais fácil prever a necessidade de novo abastecimento, fazendo com que nunca se abasteça a mais ou a menos do que o necessário para cada frota. Além disso, as informações sobre o reabastecimento permitem ter mais precisão em fatos baseados em dados, em vez de suposições.

Segurança do motorista

Com o controle de seus veículos, o software de rastreamento e o monitoramento, fica muito mais fácil garantir a segurança do motorista, pois serão sempre colocadas em questão a localização e a situação do veículo. Sendo assim, a tecnologia não só favorece apenas em manter o gerenciamento da frota, mas também garantir que quem dirige o veículo esteja seguro.

Satisfação dos clientes

Um sistema de rastreamento e controle de entrada e saída de veículos fornece mais segurança e reduz o tempo de entrega das mercadorias. Assim, o cliente sente mais confiança e eficiência no serviço, aumentando sua satisfação.

Automatização dos processos

Manuais, controle e cadastramento de peças geram tempo e trabalho. Contratar um sistema de rastreamento pode ajudar no monitoramento e automatizar os processos, sem precisar ocupar-se preenchendo dados em planilhas. Pelo gerenciamento de frota, é possível receber relatórios a qualquer momento, seja por hora ou semanalmente. Assim, tudo é automatizado: o processo de identificação, o abastecimento, entre outros.

Maior produtividade do time

Processos manuais fazem com que a produtividade da equipe fique comprometida, visto que são mais demorados. Com a tecnologia e o sistema de automatização, é possível reduzir esse tempo e tornar as atividades mais estratégicas, gerando mais produtividade do time.

Soluções de rastreamento de veículos

O sistema de rastreamento utiliza um dispositivo instalado no veículo, que emite sua geolocalização em tempo real. Para isso, usa um chip M2M, que permite o rastreamento, a comunicação com os servidores e a transmissão da localização ao software.

Dessa forma, diversas funcionalidades podem ser agregadas ao sistema de acordo com as configurações feitas no rastreador. A partir daí, é possível acompanhar a frota por meio de qualquer dispositivo, como computador, tablet ou smartphone.

Rastreamento e bloqueio de veículos online

Com essa solução, é possível rastrear e bloquear veículos, além de acompanhar o deslocamento na tela em tempo real. Assim, basta fazer o acesso por qualquer dispositivo.

Rastreamento celular

Nessa solução, a gestão de frotas, o acompanhamento e o bloqueio do veículo são feitos, também, por meio de aplicativo para Android e iOS.

Rastreamento móvel e isca de carga

É possível colocar rastreadores móveis nas cargas com o propósito de facilitar a localização em casos de roubo.

Gestão de frotas

Essa solução conta com diversas funcionalidades que, além de fazer o rastreamento, têm funções que auxiliam no gerenciamento da frota. Desse modo, o software dispõe de controles de manutenções, despesas, abastecimento etc.

Impactos para a segurança e as finanças da empresa

Os impactos na área da segurança são visíveis, pois é controlada a localização, a situação e o trajeto do motorista. Além disso, oferece um serviço muito rápido e prático para a previsão de infortúnios, consegue com facilidade calcular quando será o próximo abastecimento e garantir ao motorista um sistema antifurto.

Já na área de finanças, é garantida a redução de custos em diversos pontos, pois há um maior controle sobre o consumo de combustível, sendo calculado quanto deverá ser reabastecido sem ficar sobrando ou faltando. O sistema ainda possibilita uma programação das manutenções da frota, pois será enviada a necessidade da manutenção de cada veículo.

O sistema de rastreamento facilita bastante na área de finanças, pois o custo será menor com uma tecnologia antifurto, além de o rastreamento e bloqueio dos veículos serem uma solução que ajudará na hora necessária. O rastreamento móvel nas cargas também é uma alternativa a se pensar, pois haverá um controle da localização e situação das demais.

Assim, a utilização de um sistema de rastreamento de frota que faça o controle da entrada e saída de veículos pode oferecer inúmeros benefícios à empresa, tanto na redução de custo, como também no fornecimento de informações relevantes à gestão de frotas.

Gostou do nosso post? Ficou evidente a importância de contratar uma solução de rastreamento? Então entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

Posts relacionados