9 motivos para contratar um sistema para controlar a entrada e saída de veículos da sua frota

7 minutos para ler

Manter a gestão da frota organizada é fundamental para garantir eficiência, economia e segurança. Por isso, o controle de entrada e saída de veículos é uma das atividades que fornecem dados com diversas utilidades na empresa, otimizando esse processo.

De modo a extrair todos os benefícios dessas informações, a melhor alternativa é a utilização de um sistema de rastreamento de frotas. Assim, o que parece uma informação de pouca importância sobre o veículo que passa pela portaria torna-se fundamental na redução de custos, na identificação de falhas operacionais etc.

A seguir, mostraremos 9 motivos que farão você entender por que o sistema de rastreamento é essencial em sua empresa. Além disso, você verá algumas soluções diferentes e as características necessárias para encontrar a ideal para sua empresa. Acompanhe!

Os benefícios do sistema que controla a entrada e saída de veículos

1. Monitorar a frota em locais específicos

Por meio de delimitações de áreas no sistema, é possível controlar o fluxo de veículos em diversos lugares, como obras, portarias, clientes etc. Assim, o software registra cada vez que o veículo passar por regiões específicas que deseja controlar.

A utilização desse recurso possibilita diversos controles, como:

  • entrega de produtos em clientes;
  • cálculo do tempo de espera na entrega ou retirada de mercadorias;
  • entrada e saída de veículos em obras e portarias;
  • controle de acessos em locais indevidos;
  • entradas em locais não autorizados.

2. Gerenciar os veículos da frota

O sistema de rastreamento dispõe do módulo de gestão de frotas, que conta com vários recursos de gerenciamento, como:

  • controle de manutenções;
  • controle de abastecimento;
  • controle de rotas;
  • controle de visitas e entregas;
  • controle de despesas.

3. Controlar as multas

Por meio de controle dos locais específicos, é possível criar regras personalizadas para controlar velocidade conforme cada região de atuação, permitindo, por exemplo, o controle de velocidade em um condomínio fechado ou uma velocidade específica em uma via.

4. Identificar falhas operacionais

Ao monitorar o tempo em que um veículo permanece parado, pode-se identificar e corrigir falhas operacionais, de modo a evitar atrasos na entrada ou saída dos carros. Por meio da ferramenta, é possível identificar se o colaborador está saindo atrasado para os compromissos.

5. Reduzir custos

O sistema de rastreamento contribui com a redução de custos de diversas maneiras, entre elas:

  • redução do valor do seguro;
  • maior controle sobre o consumo de combustível;
  • programação das manutenções da frota;
  • definição de rotas.

Desta forma, você poderá verificar e otimizar os trajetos que seus veículos têm realizado.

6. Controlar a movimentação de veículos

O software fornece de imediato informações importantes que devem ser monitoradas constantemente, como:

  • o tempo de permanência em cada local;
  • o tempo de deslocamento entre cada viagem;
  • se o motorista cumpre a rota determinada pelo sistema.

7. Melhorar a segurança da informação

O sistema possibilita a criação de usuários com diferentes tipos de permissões, além de aumentar a fiscalização sobre quem alterou e em qual momento ocorreram as alterações em cada etapa. Isso é muito diferente do controle manual, já que o software não pode ser excluído e permite a integração com outros sistemas.

8. Trazer mais agilidade na tomada de decisão

Uma tomada de decisão rápida é fundamental para otimizar os processos e diminuir possíveis problemas. Com as facilidades que o sistema oferece, por meio de relatórios, o gestor da frota pode atuar de forma ágil e eficiente, sem deixar de lado nenhuma informação importante.

9. Diminuir o prazo para perceber mudanças

O sistema trabalha para melhorar os fatores que causam desperdício de tempo e dinheiro na empresa, possibilitando que ações sejam tomadas rapidamente para diminuir esses erros. Por essa razão, ele apresenta resultados em curto prazo, fazendo valer a pena o investimento feito.

As soluções de rastreamento de veículos

O sistema de rastreamento utiliza um dispositivo instalado no veículo, que emite sua geolocalização em tempo real. Para isso, usa um chip M2M, que permite o rastreamento, a comunicação com os servidores e a transmissão da localização ao software.

Dessa forma, diversas funcionalidades podem ser agregadas ao sistema de acordo com as configurações feitas no rastreador. A partir daí, é possível acompanhar a frota por meio de qualquer dispositivo, como computador, tablet ou smartphone.

Rastreamento e bloqueio de veículos online

Com essa solução, é possível rastrear e bloquear veículos, além de acompanhar o deslocamento na tela em tempo real. Assim, basta fazer o acesso por qualquer dispositivo.

Rastreamento celular

Nessa solução, a gestão de frotas, o acompanhamento e o bloqueio do veículo são feitos também por meio de aplicativo para Android e iOS.

Rastreamento móvel e isca de carga

É possível colocar rastreadores móveis nas cargas com o propósito de facilitar a localização em casos de roubo.

Gestão de frotas

Essa solução conta com diversas funcionalidades que, além de fazer o rastreamento, têm funções que auxiliam no gerenciamento da frota. Desse modo, o software dispõe de controles de manutenções, despesas, abastecimentos etc.

O sistema ideal para você

Encontrar a solução ideal para seu negócio pode auxiliar na disponibilização de frotas e aumentar a produtividade do negócio. Confira algumas características essenciais que devem ser consideradas!

Custos com combustível

O sistema deve registrar todos os abastecimentos, facilitando o controle do seu custo mensal com combustível. Ele deve dar uma visualização fácil de todas as operações realizadas pela frota, possibilitando o cadastro das informações relevantes, como posto, tipo de combustível, total abastecido, valor, motorista responsável, entre outros dados importantes.

Segurança e monitoramento 24 horas

A segurança deve ser um dos pontos principais de avaliação ao contratar uma solução para controlar a entrada e saída de veículos da sua frota. Verifique se a solução oferece monitoramento 24 horas, informações sobre o posicionamento e bloqueio do veículo, além de um Pronta-Resposta especializado em recuperação veicular com suporte aéreo e terrestre em todo território nacional.

Alerta de irregularidades

Muitas vezes, os colaboradores podem cometer deslizes que prejudicam a qualidade do serviço e trazem prejuízos para a empresa. Por isso, a solução precisa oferecer um alerta de irregularidades, que aponte imediatamente quando uma é cometida, facilitando a gestão e a correção dos erros.

Por fim, a utilização de um sistema de rastreamento que faça o controle de entrada e saída de veículos pode oferecer inúmeros benefícios à empresa, como redução de custos e administração de multas. Portanto, procure a solução que traga todas essas vantagens para sua empresa, fornecendo informações relevantes para a gestão de frotas e aumentando a produtividade do negócio.

Ficou interessado em saber mais sobre como o sistema da Movisat pode ajudar sua empresa? Então, entre em contato conosco e tire todas suas dúvidas!

Posts relacionados