Dicas

Transporte de carga pesada: quais os cuidados a serem tomados? Saiba aqui!

transporte de carga pesada
Movisat
Escrito por Movisat

O transporte de qualquer tipo de carga tem os seus cuidados específicos, mas lidar com materiais pesados exige atenção redobrada. Isso porque é necessário adotar procedimentos específicos de segurança e prevenção de acidentes, dentre outros.

Pensando nisso, preparamos um post com as principais dicas sobre o transporte de carga pesada. Você verá como é possível combinar o bom senso à tecnologia avançada, otimizando suas atividades. Acompanhe conosco!

Ter cautela

Dirigir de forma cuidadosa é importante para todo mundo, mas é uma recomendação ainda mais especial quando falamos de condutores de caminhões. Essa necessidade fica evidente quando falamos do transporte de cargas pesadas.

Caso os gestores ainda suspeitem que um determinado condutor está infringindo essa recomendação, é possível investir em um sistema de rastreamento. Assim, será possível conferir o trajeto percorrido e acompanhar a conduta do motorista.

Gerenciar as rotas

Para garantir que as cargas pesadas cheguem ao destino sem qualquer tipo de transtorno para o cliente ou para o motorista, é muito importante estabelecer as rotas de antemão. Portanto, nada de incentivar o condutor a buscar percursos alternativos ou utilizar atalhos duvidosos, em estradas de má qualidade.

Para garantir que tudo saia como o planejado, é uma ótima ideia utilizar o sistema de rastreamento nesse contexto. Isso também é importante para garantir um nível maior de proteção em casos de roubo e furto. Caso aconteça, será possível contatar as autoridades rapidamente e notificar o cliente. Um sistema de entrada e saída de veículos é outra boa opção.

Fazer manutenção no caminhão

Entre os vários tipos de manutenção existentes no mundo da logística, a preventiva é a mais importante na gestão de uma frota. Isso porque essas empresas exigem que os veículos estejam em boas condições para realizar entregas dentro dos prazos estabelecidos.

Assim, a ausência de ações preventivas dentro de uma frota gera atrasos e compromete a qualidade das entregas de cargas pesadas. Além disso, a própria vida útil dos veículos é prejudicada: imagine se você tiver que substituir caminhões de forma mensal, por exemplo. Não seria bom para os negócios, não é?

Para evitar esse cenário desastroso, é recomendado acompanhar a gestão de manutenções preventivas dentro da sua frota. A boa notícia é que já existem programas adequados para essa atividade, que enviam informações atualizadas sobre essas ocorrências.

Avaliar o estado geral dos veículos

Por fim, mas não menos importante, é essencial checar as condições do caminhão antes que ele deixe a empresa. Se você cuidar bem da gestão de manutenções, esse passo será bem mais tranquilo.

Quando falamos de cargas pesadas, qualquer defeito ou desgaste em algum componente do veículo pode resultar em um acidente. Sendo assim, antes de pegar a estrada, não se esqueça de avaliar o estado geral dos carros.

É importante falar sobre a classificação de cargas pesadas: segundo a Resolução 1, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), são consideradas como tal todas as unidades que excedam as dimensões e/ou o peso determinado pelas normas vigentes.

Assim, alguns exemplos são:

  • guindastes;
  • carros;
  • aviões;
  • barcos;
  • maquinário para a montagem de shows.

Como pudemos ver no post, o transporte de carga pesada exige alguns cuidados por parte dos gestores de frota. Além disso, soluções digitais aplicadas ao setor de logística são bastante eficientes no combate aos problemas.

Gostou do artigo e quer continuar acompanhando nossos conteúdos e conhecer mais sobre o mundo da logística? Então, aproveite para curtir a nossa página no Facebook!

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This