Gestão

Qual a melhor forma de realizar o transporte de cargas fracionadas?

transporte de cargas fracionadas
Movisat
Escrito por Movisat

A logística de cargas fracionadas é um sistema de remessas de produtos focado no transporte de cargas pequenas. De modo geral, elas são posicionadas em conjunto com materiais avulsos, já que você aproveita as entregas menores, que não preencheriam um caminhão sozinhas.

Contudo, algumas regras são importantes para garantir a eficiência no transporte de cargas fracionadas. Pensando nisso, preparamos um post especial para que você não falhe nessa logística e organize os produtos da melhor forma possível. Acompanhe conosco!

Reunir encomendas pequenas

Uma boa medida é juntar várias mercadorias pequenas em uma mesma viagem. Muitos gestores de frota optam pela mistura de cargas de tamanho variado, mas a verdade é que o tempo de retirada será diferente, podendo até mesmo atrapalhar o planejamento.

Além disso, a segurança é comprometida. Isso porque transportar cargas pesadas junto às menores acaba danificando as frágeis, principalmente em trajetos mais longos

Otimizar a escolha das rotas

É preciso organizar-se na hora de definir as rotas. Contudo, mais importante que isso é manter a flexibilidade necessária para que ajustes sejam realizados. Desse modo, é possível comunicar-se com o condutor em caso de enchentes, por exemplo, e buscar alternativas viáveis.

O mais importante, contudo, é que esse plano de rotas alternativas esteja devidamente mapeado nos processos da empresa. Para isso, um dashboard gerencial é essencial para garantir o registro confiável de informações. Além disso, um software de controle de combustível garante que os custos relacionados estejam controlados e dentro da meta.

Realizar cadastros separados de clientes

Caso você mantenha separado o registro dos clientes que costumam encomendar o transporte de encomendas pequenas, será possível calcular com mais precisão os prazos de entrega e os fretes. Um dashboard gerencial, que citamos no tópico anterior, é muito importante para manter esses dados sempre à mão.

Além disso, será possível ter o registro da periodicidade da encomenda e traçar padrões. Desse modo, sua frota estará sempre preparada.

Combinar produtos semelhantes na mesma carga

Mencionamos a importância de um cadastro de clientes. Essa atividade é especialmente interessante na hora de combinar produtos semelhantes nas mesmas entregas. Isso porque será mais fácil unificar as cargas semelhantes e garantir que mercadorias muito grandes estejam nesses mesmos lotes.

Avaliar os prazos de entrega com mais precisão

Imagine se você contasse com uma solução digital eficiente o suficiente para armazenar informações relevantes sobre processos de entrega, desempenho dos condutores, consumo de combustível, entre outros fatores importantes.

A boa notícia é que ferramentas desse tipo já existem e são instrumentos valiosos para obter um controle maior das suas atividades.

Com base nas informações coletadas, você consegue estabelecer períodos de entregas mais razoáveis, levando todas as variáveis envolvidas no transporte de cargas fracionadas em consideração. Softwares que ajudem na organização e no controle das operações, como a gestão de visitas e entregas, também são valiosos.

E aí, gostou do post e quer continuar lendo mais sobre como obter agilidade no transporte e melhorar o relacionamento com os seus clientes? Então, aproveite para ler agora mesmo o nosso post sobre como melhorar a entrega de mercadoria da empresa!

 

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This