Gestão

Os 5 pilares da logística: como eles podem ajuda na gestão de frotas?

Os 5 pilares da logística: como eles podem ajuda na gestão frotas
Movisat
Escrito por Movisat

Parte integrante da gestão de frotas, para ter maior competitividade no mercado não basta que a empresa atenda a uma demanda local, é preciso estar preparado para enviar seus produtos a qualquer parte e, para isso, é necessário conhecer os pilares da logística.

Inovação e automatização são peças fundamentais desse processo, pois permite que serviços sejam executados de maneira mais eficiente e com menor custo. A fim de que seja possível expandir os lucros e aperfeiçoar a essência dos produtos entregues, deve-se ter atenção aos pilares da logística.

Continue a leitura do texto e saiba como manter a lucratividade em alta seguindo as orientações destes 5 pilares:

1. Planejamento

Sendo um dos setores mais importantes de uma empresa, a logística não pode se dar ao luxo de não planejar suas ações. Ou seja, um bom gerente logístico tem tudo sob controle, pois tem que estar ciente instantaneamente de toda a operação para tomar as ações necessárias.

Claro, não basta apenas planejar estratégias: é preciso que isso seja feito de maneira inteligente, abordando os seguintes níveis:

1.1 Estratégico

Nesse nível, temos o desenho de toda a rede logística da empresa. Ou seja, há o mapeamento de galpões, fábricas, centros de distribuição, identificação e localização de fornecedores e parceiros.

É aconselhável fazer revisões periódicas nesse aspecto para que a equipe tenha sempre dados atualizados para trabalhar, facilitando a entrega dentro do prazo.

1.2 Tático

No nível tático, é definida a melhor maneira de se utilizar os recursos para atender à demanda do cliente. Além disso, é nesse nível de planejamento que se analisa a capacidade e a disponibilidade da empresa para satisfazer o cliente caso haja mudanças em seu pedido.

1.3 Operacional

Já no nível operacional, a equipe produz relatórios de inventários e movimentações de produtos, de acordo com as restrições da frota. Nessa fase, também são estabelecidas estratégias para solucionar problemas que possam surgir, como quebra de equipamentos e cancelamentos de pedidos.

2. Controle de estoques

É definido pela gestão de administração do estoque, organizando produtos com datas e lotes de validade, conduzindo os espaços físicos e assegurando, dessa forma, a tarefa de modo mais eficaz possível.

Ainda no controle de armazenagem, avaliamos os processos de expedição, separação, conferência, etiquetagem, montagem de carga e embalagem para envio dos produtos aos seus pontos de destino.

3. Visibilidade

Quando falamos que a visibilidade é um dos pilares para o sucesso da logística, estamos nos referindo à necessidade de se ter um inventário preciso, um conhecimento detalhado do cliente e uma técnica de rastreabilidade eficaz de todo o material em movimento.

Nesse sentido, para que você não sofra com problemas relacionados aos materiais no estoque, é importante que sua frota seja bem visível, o que reduz custos e torna a entrega mais rápida e segura.

4. Monitoramento

Esse pilar reúne os dados de todas as etapas para a produção de dados analíticos. Por meio desses dados, é possível otimizar rotas, reduzir custos com combustível e evitar atrasos nas entregas.

O monitoramento automatizado facilita a comunicação do gestor com o motorista, de modo a ajudá-lo em certas tomadas de decisões, resolvendo conflitos e aplicando planos emergenciais a fim de que o prazo de entrega seja cumprido.

A logística inteligente é um dos diferenciais competitivos que uma empresa pode ter, pois as companhias conseguem diminuir seus custos ou aumentar sua qualidade de entrega frente às concorrentes.

5. Gestão de frotas

A gestão de frotas é muito abrangente e envolve tudo o que está relacionado ao veículo, tanto no seu controle interno quanto no externo, ou seja, o que se faz fora da empresa.

O conceito dos três pilares está ligado diretamente à forma como a empresa controla seus veículos, é uma metodologia de gestão de frotas desenvolvida para simplificar o controle e fiscalização de sua frota, seja 1 ou vários veículos.

Basicamente, a divisão veicular divide-se em três grandes pilares:

  • rastreamento/monitoramento;
  • administração técnica e financeira;
  • operações;

Em resumo, os gestor tem papel fundamental na gestão dos pilares da logística, pois ele vai conduzir todo o processo da organização para que ela tenha uma boa lucratividade, competitividade e aumento na produtividade com tomadas de decisões assertivas.

Gostou do texto? Não perca tempo! Entre em contato conosco e tire suas dúvidas para implementação dessa prática em sua empresa.

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This