5 tendências dentro da tecnologia logística para você acompanhar

4 minutos para ler

A crise sanitária causada pela pandemia fez despertar a urgência das cadeias de suprimentos a darem maior atenção para a tecnologia logística em todo o mundo.

Os processos operacionais se tornaram cada vez mais ágeis, eficientes e flexíveis, por meio do auxílio oferecido pela digitalização de documentos. Além disso, a automação das atividades logísticas também passou por transformações, sempre em combinação às soluções sustentáveis e com o foco na experiência do cliente final.

O objetivo deste artigo é explicar a importância do uso da tecnologia nas operações logísticas, além de mostrar quais são as principais tendências que podem ajudar a modernizar o seu negócio — garantindo vantagem competitiva — e, por isso, precisam ser acompanhadas!

Qual é a importância da tecnologia na logística das empresas?

Com a chegada da pandemia, as empresas precisaram se adaptar ao e-commerce para sobreviver e manter seus negócios atrativos, garantindo a continuidade das vendas de seus produtos e serviços. Nesse cenário, logo surgiu uma grande demanda impulsionada pelas compras online.

Assim, a adoção da tecnologia logística teve muita importância para uma rápida resposta ao mercado perante as adversidades que foram surgindo. Diante disso, as empresas que já possuíam processos automatizados conseguiram se sobressair perante as demais — que ainda utilizavam técnicas manuais ou defasadas.

Com isso, muitas companhias que mantinham a execução de suas tarefas sem tecnologia de ponta, não conseguiram acompanhar a adequação dos avanços tecnológicos e fecharam.

A tecnologia logística, portanto, é essencial para se manter competitivo diante dos concorrentes, pois fornece recursos que auxiliarão na execução das operações logísticas. Isso agrega muito mais praticidade, assertividade e confiabilidade por conta das tomadas de decisões melhores e inteligentes.

Quais são as tendências para o setor logístico?

Como em todo setor empresarial, é necessário inovar os processos e padrões como uma condição primordial para a continuidade do crescimento do negócio, em busca do alcance dos bons resultados pautados na utilização da tecnologia logística.

Com isso, o empresário conseguirá mensurar qual é a tendência tecnológica mais apropriada para a sua demanda real, mostrando aos seus clientes que acompanha as novidades do setor, além de se manter a frente da concorrência.

Logo, para que o seu negócio seja sempre bem-sucedido, listamos algumas tendências tecnológicas que são utilizadas na logística:

  • indicadores (KPIs);
  • entrega antecipada;
  • uso da inteligência artificial;
  • logística compartilhada;
  • sistema de rastreamento veicular.

Quais são as soluções tecnológicas da Movisat para os seus clientes?

As ferramentas disponíveis no sistema de rastreamento veicular da Movisat oferece inúmeros benefícios para a gestão da sua frota, como rastreamento em tempo real, segurança total, gestão detalhada da frota e telemetria.

O seu controle total será único e feito por meio de um mesmo sistema de gerenciamento, com o controle de manutenção, de despesas e de quilômetros rodados, além do abastecimento dos veículos, das visitas, das entregas e de muito mais.

Neste artigo, vimos que a tecnologia logística é indispensável a todos os ramos de negócios, para que se mantenham competitivos e proporcionem uma melhor experiência aos clientes.

Assim, as empresas conseguem manter os processos automatizados, com ganhos em otimização no trabalho da equipe operacional, redução de erros ou falhas e ainda um retorno financeiro muito melhor por conta da diminuição de desperdícios.

Caso você tenha gostado do conteúdo deste artigo e queira saber mais sobre outros temas logísticos, convidamos você para entrar em contato conosco e conhecer a melhor solução para a sua empresa!

Posts relacionados