Como funciona o dropshipping? Saiba tudo sobre essa tendência da logística!

4 minutos para ler

Pensa em trabalhar com e-commerce, mas tem diversas dúvidas? Então, você veio à página certa, pois, neste artigo, falaremos sobre como funciona o dropshipping.

Afinal, com esse sistema, é possível começar a operar sem precisar de um estoque. Apenas, atuará com a intermediação das vendas, já que tanto a gestão quanto a logística são realizadas pelos fabricantes das mercadorias.

Por isso, para compreender melhor, siga a leitura abaixo.

O que é e como funciona o dropshipping, na prática?

O dropshipping é um modelo de negócio, direcionado para quem atuará no e-commerce, tendo o estoque dentro das fábricas de seus fornecedores. Eles que vão enviar aos seus clientes os produtos que adquiriram em sua loja virtual.

Dessa forma, vai trabalhar com técnicas de majoração nos preços para obter os lucros, ou seja, fará a venda com valores acima do que o parceiro cobrará de você. Veja um exemplo, a seguir:

  1. o consumidor compra um sapato do vendedor (o dropshipper);
  2. o vendedor encomenda o calçado ao fornecedor;
  3. o fornecedor envia o produto para o consumidor.

Para ficar mais claro, os e-commerces importam as listas de mercadorias de seus fornecedores. Porém, a atualização dos itens deve ser realizada em tempo real por meio do cloud computing. Desse modo, quando há uma venda de qualquer loja virtual que depende de um mesmo estoque, o produto é retirado da lista para evitar erros.

Por outro lado, o cliente, ao comprar o que deseja, coloca no carrinho e conclui seu pedido. Essa fase é chamada de conversão, sendo fomentada pelo departamento de marketing. Logo, quanto mais vendas houver, maior é o faturamento. Assim, o consumidor dá a ordem de compra para que o fornecedor seja notificado do pedido.

Em seguida, ele vai preparar o produto para entrega e despachá-lo. Inclusive, é o parceiro que oferta suporte, atendimento e serviços do pós-venda, como reparo e assistência técnica. Com isso, o proprietário do e-commerce não terá responsabilidades.

O que é necessário para se tornar um dropshipper?

É indicado seguir os passos abaixo.

Formalizar o negócio

Abra uma empresa. Pode começar fazendo um MEI, mas é importante ter um CNPJ, recolhendo os impostos devidos para que não haja problemas com a fiscalização. Veja quais documentos são obrigatórios para que possa atuar no mercado online. Inclusive, uma conta em banco como pessoa jurídica.

Encontrar bons fornecedores

Procure avaliar os fornecedores analisando a sua reputação, se ele trabalha dentro da lei. Além disso, analise a presença digital, faça um teste no suporte de cliente, veja a qualidade do produto. Ainda, a apresentação da embalagem e se o processo de atendimento dos pedidos cumpre seus requisitos.

Promova sua loja

Outra situação à qual deve estar atento é a divulgação de sua loja para seus consumidores. Logo, é essencial trabalhar o marketing com as principais ferramentas que ele oferece atualmente, como: SEO, tráfego pago, e-mail-marketing etc.

Qual é a importância de conhecer as vantagens do dropshipping?

Não ter estoque e evitar lidar com perdas já são vantagens interessantes. Porém, há outras que você precisa conhecer. Confira!

Menos capital

Acessibilidade é uma das palavras-chave, pois não há necessidade de investimento inicial, funcionários, matéria-prima. Visto que as vendas ocorrem por meio das plataformas sociais, sites, aplicativos. Basta você ter uma página comercial.

Início imediato

Você pode criar sua loja na web — fazendo apenas o cadastro em um marketplace ou site como Shopee — e começar a vender. Por isso, tantas pessoas vêm buscando essa fonte de renda, devido à facilidade.

Ausência de local físico

Não é necessário ter uma loja física, seu salário virá por meio do computador, ou melhor, da internet. Todas as mercadorias que estão no estoque do fornecedor poderão ser comercializadas.

Pós-venda

Depois que seu cliente receber o produto, o pós-venda será realizado pelo parceiro, salvo alguma variável acordada entre vocês, já que a participação do proprietário da loja virtual se encerra na venda.

Agora que aprendeu como funciona o dropshipping, comece a pôr em prática o sonho de ser empreendedor. Busque todas as informações necessárias, pois, quanto mais conhecimento tiver, maiores são as possibilidades de seu negócio dar certo.

Já que deseja entrar nesse mercado, sugiro que leia sobre logística verde: quais os seus pilares e como se adaptar?

Posts relacionados