Entenda o que é logística de distribuição e como usá-la!

4 minutos para ler

A fim de se manterem eficientes no mercado, as empresas procuram adotar padrões de gestão e produção que aprimorem suas operações e evitem erros. Para isso, é importante desenvolver estratégias que possam suprir essa demanda, sendo a logística de distribuição a opção mais implementada nas organizações.

Isso porque essa área da logística é a que tem contato com o cliente, estando próxima para que o produto adquirido siga seu destino. Pensando nisso, é preciso realizar um planejamento integrado entre empresa, transportadora, fornecedores e comprador, a fim de otimizar o processo mais lucrativo com o mínimo de investimento, mas mantendo a satisfação do cliente.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, continue com a gente e saiba como funciona a logística de distribuição. Também aprenda a aplicá-la da maneira correta.

O que é a logística de distribuição?

É um fluxo de atividades que abrange a gestão de mercadorias, desde o momento que elas saem da linha de produção até o destino final, ou seja, a casa do cliente. Dessa forma, os canais de gestão, comercialização, venda do produto e serviços prestados se tornam mais compreensíveis e adequados.

Assim, é possível atender o consumidor dentro do prazo estimado, assegurando que a organização sempre esteja em destaque em seu ramo de atividade e pratique valores de fretes competitivos.

Como a logística de distribuição funciona?

A logística de distribuição funciona de modo a otimizar processos, realizando a entrega de mercadorias de maneira mais rápida, segura e rentável. Nesse caso, é necessário seguir um conjunto de estratégias, envolvendo a área comercial e o marketing da empresa para elaborar os métodos de logística de distribuição que serão executados.

Qual a sua importância?

Quando bem aplicada, a logística de distribuição torna-se importante no controle das mercadorias, da fábrica ao destino final, evitando, assim, desperdiçar recursos diretos, dinheiro e tempo.

Esse conjunto de atividades envolvidas fica mais dinâmico, pois é possível mensurar exatamente o que está sendo produzido, estando suficiente ou excedente para atender a demanda do consumidor. Isso evita problemas com estoques superlotados ou vazios, visto que o bom planejamento permite acompanhar todo o processo, obtendo informações mais confiáveis.

Como utilizar a logística de distribuição de maneira correta?

A logística de distribuição é um recurso que precisa ser bem implementado para proporcionar mudanças vantajosas. Diante disso, veja a seguir algumas dicas para utilizá-la de maneira correta e garantir bons resultados para a empresa.

Invista em tecnologia

A princípio, a tecnologia pode parecer um gasto a mais. Contudo, esse investimento permite reduzir os custos nos processos e auxilia no aumento da produtividade, aumentando a eficiência da empresa. O sistema de gestão é uma tecnologia que otimiza e integra os processos, ajudando a gerir os estoques, calcular fretes, rastrear as cargas e ter um relacionamento mais próximo com o cliente.

Elabore roteiros

Mapear as entregas e elaborar roteiros são atitudes que otimizam as finanças da empresa, diminuem erros e aumentam a eficiência do processo. Obter meios de entrega alternativos e utilizar veículos maiores em conjunto com a coleta na rota de distribuição de mercadorias são medidas simples que facilitam a rotina da equipe de operações e trazem resultados satisfatórios.

Tenha um bom planejamento

Ter um bom planejamento é essencial pra assegurar o andamento dos processos e fazer com que o produto chegue ao cliente em perfeitas condições. Para isso, é preciso iniciar essa tarefa já na linha de produção, garantindo a disponibilidade da matéria-prima para fabricar a mercadoria e realizar a distribuição de modo eficiente e tranquilo.

Assim, a logística de distribuição em um processo eficiente faz com que a empresa consiga ser mais bem-vista pelo mercado, pois ela executa o seu trabalho com agilidade, evitando ser cobrada pelo consumidor.

Esta publicação te ajudou? Então, siga-nos nas redes sociais, Facebook, Twitter e LinkedIn, e tenha acesso a mais informações interessantes.

Posts relacionados

Deixe um comentário