Logística verde: quais os seus pilares e como se adaptar?

4 minutos para ler

Você deve concordar que a sustentabilidade e o meio ambiente são assuntos que estão permanentemente em alta. Não daria para ser diferente, afinal, vivenciamos um momento em que os recursos naturais estão acabando, há urgência em cuidar do planeta e garantir a nossa sobrevivência. Nesse contexto, a logística verde surge com o objetivo de tornar os processos logísticos mais sustentáveis e menos prejudiciais ao meio ambiente.

Quer entender mais sobre o assunto e ver por que ele é fundamental para a sobrevivência do seu negócio? Então, continue conosco e entenda esse conceito, quais são seus fundamentos e, claro, como você pode implantá-lo em sua organização. Confira!

O que é logística verde? 

Também chamada de ecologística e logística ambiental, ela tem como objetivo desenvolver um setor mais sustentável e menos prejudicial ao meio ambiente e à sociedade. Nesse modelo, a preocupação com o meio ambiente está presente em tudo, desde o planejamento, passando pelo armazenamento e transporte, até o retorno de resíduos. 

São muitas as ações que cada empresa pode adotar para tornar o setor cada vez mais sustentável. Entre elas, vale a pena destacar o uso consciente de recursos, o controle da emissão de gases de efeito estufa — tanto na produção quanto no transporte —, a redução de desperdícios e de embalagens, o uso total da capacidade de carga dos veículos, entre outros.

Qual a diferença entre logística reversa e verde? 

Apesar de ambas estarem relacionadas ao cuidado com o meio ambiente e à redução de impactos negativos, as duas são coisas diferentes. Enquanto a logística reversa trata de recolher e destinar corretamente os resíduos de produtos, a verde tem como objetivo tornar todo o processo logístico sustentável.

Quais são os seus pilares? 

Dentro do setor logístico, podemos destacar a roteirização, a gestão de frotas e a logística reversa como os três pilares da logística verde. A roteirização é essencial para controlar a quantidade de viagens da frota da empresa. Afinal, é possível elaborar um caminho a fim de realizar um maior número de entregas, sem que o veículo precise fazer o mesmo percurso mais de uma vez.

Ter uma gestão de frota bem estruturada é fundamental para identificar os pontos que precisam de atenção de forma geral. Quando falamos em logística verde, a gestão se torna ainda mais importante. É ela que vai controlar o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes e definir o tipo de veículo indicado para cada operação, por exemplo.

A logística reversa é a responsável por recolher e encaminhar resíduos para que sejam reaproveitados ou eliminados corretamente, sem causar impactos negativos para o meio ambiente. Ela também deve proporcionar meios para que os consumidores consigam devolver os resíduos, oferecendo, por exemplo, pontos para descarte de pilhas e baterias. 

Como adaptar sua empresa a essa modalidade?

O primeiro passo é traçar um planejamento que envolva toda a operação logística da empresa. Após isso, identificar quais frentes estão mais afastadas da logística verde e estabelecer metas para solução desses problemas. 

Outro passo importante é desenvolver uma boa rede de logística reversa e investir em tecnologias para controlar a emissão de gases poluentes. Além disso, vale a pena treinar as equipes, tanto gestores quanto motoristas, para um direcionamento ambiental.

Além de cuidar do meio ambiente, a logística verde auxilia na redução do desperdício de materiais, diminui o custo operacional e melhora a vantagem competitiva da empresa e a credibilidade com o público. Por isso, entender esse conceito e ser capaz de aplicá-lo é fundamental para o equilíbrio da empresa. 

Quer ficar por dentro de todas as novidades do universo logístico? Então, curta nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo!

Posts relacionados