Fique por dentro dos principais KPIs para gestão de frota

4 minutos para ler

Você já ouviu falar nos KPIs para gestão de frota? Eles são uma série de ferramentas que podem ajudar qualquer empresa na gestão de seus motoristas, aumentando a funcionalidade, desempenho e sustentabilidade. Comandar uma empresa não é uma tarefa simples e, quando ela conta com diversas frotas, essa tarefa se torna ainda mais difícil, de modo que decisões erradas podem ser tomadas. Para isso, os KPIs vieram para otimizar os processos e trazer benefícios para as organizações.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda o que são KPIs, para que servem e os principais tipos que podem ser implementados. Acompanhe!

O que são os KPIs e para que servem?

KPIs é a sigla para Key Performance Indicators, o que, em inglês, significa Indicadores Chave de Desempenho. São métricas que melhoram o acompanhamento de determinadas áreas, a fim de descobrir possíveis melhorias, para assim obter resultados eficientes em relação a desempenho, gastos, entre outros indicadores.

Por que é importante acompanhá-los?

A importância de utilizar esses indicadores para acompanhar o desempenho é estruturar a organização do seu negócio, garantindo a otimização e maior controle. Com os KPIs para gestão de frota, além de conseguir diminuir gastos, realizar a verificação das métricas, também é possível aumentar o desempenho e a vida útil da frota.

Quais são os principais KPIs para gestão de frota?

Os KPIs são uma ferramenta essencial para que uma empresa evolua e consiga atingir metas de forma efetiva. A seguir, veja alguns KPIs essências para serem acompanhados na sua frota.

Gastos com combustível

Pode se dizer que o consumo de combustível é uma das grandes fontes de gastos de uma frota. Sendo assim, muito importante acompanhar isso, fazendo a fiscalização do seu consumo. Tenha como medidas preventivas o planejamento das rotas e a manutenção.

Incidência de multas

Por mais que não sejam propositais, as multas são algo comum no ambiente de trabalho de uma frota. Felizmente, com algumas medidas, como observar se há um padrão nas ocorrências das multas, a fim de organizar treinamentos para reduzir estas infrações de trânsito, elas podem ser diminuídas.

Custos de manutenção

Outro indicador que também gera bastantes custos é a manutenção, e é muito importante analisar este indicador, para que haja menos imprevistos. Para isso, mantenha as manutenções em dia e deixe sempre registrado os dados referentes a ela, inclusive o seu custo. 

Produtividade

Analisar a produtividade de uma frota pode ser essencial para saber se vocês estão no caminho certo. Ao saber seu índice de produtividade, você reconhece se a empresa lançando mão dos recursos necessários para que não haja prejuízos, além de conseguir analisar o quanto de sua frota está sendo utilizada para cada função e o quanto seria realmente necessário.

Sinistralidade

Embora pouco previsíveis, acidentes e roubos podem acontecer. Apesar de ser algo incerto, é importante levar isso em consideração nas suas estimativas, de modo a tomar medidas preventivas, como estudar rotas mais seguras.

Como fazer um acompanhamento preciso e eficiente dos KPIs para gestão de frota?

Por meio dos KPIs, é possível acompanhar todos os processos envolvidos e o desempenho de recursos dinâmicos e complexos, deixando tudo registrado para realizar comparativos entre eles. Isso porque esse indicador mostra de maneira clara o crescimento de um determinado recurso, tornando-o compreensível por todos os envolvidos em direção as metas.

O controle total de todas as ações de sua frota é um dos principais passos a se tomar para atingir a excelência. As KPIs para gestão de frota permitirão prever futuras ações, contabilizar e comparar as já feitas, tomar precauções e fazer preparos futuros e em tempo real. Com a utilização de todas as ferramentas disponíveis, a gestão com certeza ficará mais simples e poderá ser comandada com mais tranquilidade de eficiência.

Gostou do nosso artigo? Então aproveite a leitura e conheça TOP 4 indicadores de desempenho logístico que podem ajudar no desempenho dos processos do seu negócio.

Posts relacionados

Deixe um comentário