Passo a passo: aprenda como calcular o consumo de combustível

4 minutos para ler

Manter uma boa gestão do consumo de combustível é um processo importante dentro da empresa, tendo em vista que essa prática vai contribuir de forma efetiva para o controle e economia de custos. Além disso, os recursos podem ser aplicados em atividades mais estratégicas e melhorias indispensáveis para o aumento da qualidade dos serviços ofertados aos clientes e alcance de resultados satisfatórios.

No entanto, fazer esse gerenciamento pode ser um desafio para muitas organizações. Então, elaboramos este artigo para mostrar como esse cálculo deve ser realizado e o que pode ser feito para reduzir os gastos com combustível. Confira!

Como calcular o consumo de combustível?

Para fazer o cálculo adequado do consumo de combustível, é importante seguir o passo passo:

  • anote a quilometragem apontada no odômetro do veículo antes de abastecê-lo;
  • para simplificar esse processo, o ideal é começar a rodar com o tanque cheio;
  • então, percorra, no mínimo, 200 km antes de continuar com o cálculo;
  • após, utilize a seguinte fórmula: quilometragem percorrida ÷ consumo/litro.

Para facilitar seu entendimento, vamos utilizar um exemplo: vamos supor que um veículo tenha percorrido em torno de 300 km com um tanque cheio, o que corresponde a 30 litros de gasolina. Nessa situação, teremos um consumo de 10 km/litro. Assim, você pode observar se esse consumo está de acordo com o apontado pelo fabricante para percursos feitos em determinado tipo de via.

É importante destacar que muitos gestores determinam o custo mensal do combustível considerando a ficha técnica dos veículos. Contudo, na prática, o consumo pode ser bem diferente.

Como economizar combustível da frota?

Existem algumas dicas bastante eficientes para economizar o combustível da frota. A seguir, conheça as principais!

Conduza o veículo adequadamente

O motorista precisa estar sempre atento ao realizar as trocas de marchas na hora certa, evitando arrancadas desnecessárias ou freadas bruscas.

Mantenha as manutenções em dia

Os veículos que rodam sem revisão não se encontram em condições adequadas de desempenho, o que também vai influenciar o consumo de combustível. Isso porque peças como filtro de ar, quando estão desgastadas, geram uma sobrecarga no funcionamento do motor, proporcionando um gasto maior.

Calibre os pneus

Entre os itens que precisam ser revisados para reduzir o consumo de combustível estão as rodas e os pneus, que precisam ser calibrados de acordo com o especificado pelo fabricante no manual do veículo. Também, devem estar devidamente alinhados, principalmente nos casos em que o veículo trafega com frequência em estradas acidentadas e ruas de terra.

Cuidado com o combustível adulterado

Combustível com procedência duvidosa, além de influenciar negativamente o desempenho do veículo, danifica o motor e outras peças, levando não só ao aumento do consumo de combustível como demais prejuízos significativos. Então, certifique-se de utilizar na sua frota sempre itens de qualidade.

Evite o excesso de carga

O peso máximo para transporte no veículo precisa ser devidamente observado e respeitado, tendo em vista que colocar um volume de mercadorias acima do ideal também pode levar a um maior consumo de combustível.

Conte com o auxílio da tecnologia

Contar com uma boa solução vai ajudar na realização desse controle, além de entregar um grande volume de informações, como tempo de manutenção, monitoramento dos trajetos realizados, entre outras, que vão contribuir para a redução de custos e tomadas de decisões mais acertadas na empresa.

Agora que você já sabe a importância de controlar o consumo de combustível da frota e como realizar o seu cálculo, não deixe de colocar as dicas apresentadas em prática e, dessa forma, melhorar a qualidade do serviço prestado de forma econômica, o que vai impactar de maneira positiva os resultados do negócio.

Gostou deste artigo? Então, siga nossas redes sociais e veja publicações interessantes sobre outros assuntos. Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn!

Posts relacionados