Veja 4 dicas de como garantir a segurança de frota!

3 minutos para ler

Cuidar da segurança de frota é um trabalho e tanto. Afinal, isso envolve tanto a prevenção de acidentes como a manutenção da integridade dos veículos. O gestor ainda tem de equilibrar essas necessidades com a diminuição de despesas e desperdícios.

Neste post, trouxemos 4 dicas para garantir a segurança de frota. Será possível notar como a tecnologia de ponta complementa o treinamento e a conscientização dos colaboradores e proporciona um controle significativo dos gastos. Acompanhe conosco!

1. Realizar manutenções

Para garantir que os veículos não apresentem problemas antes ou até no meio de uma viagem importante, é fundamental manter um cronograma dedicado às manutenções nos carros. Isso garante menos problemas indesejáveis e riscos de acidentes na frota.

Com o intuito de manter a constância desses procedimentos, elabore um cronograma bem-definido. Busque a ajuda da tecnologia para mapear com cuidado os períodos de ajuste. Desse modo, você mantém os veículos funcionais, não é pego de surpresa pelas falhas e ainda obtém um controle do estado atual da frota.

2. Treinar seus colaboradores

Conscientizar os seus colaboradores sobre os valores e o padrão de conduta da empresa é imprescindível para elevar a segurança da frota. É preciso lembrar-se de que os motoristas, por exemplo, são os representantes diretos da empresa nas ruas. Portanto, além de buscar uma direção responsável e evitar riscos, eles também se responsabilizam pela imagem da organização nas estradas.

Por isso, uma maneira eficiente de aumentar a segurança e conscientizar os funcionários é promover treinamentos, palestras e oficinas que atualizem as diretrizes da empresa, especialmente aqueles que conduzem os veículos. Deixe bem claro que o comportamento de cada um deles está sendo monitorado por softwares de gestão de frota e que a evolução dos profissionais dentro da empresa depende do comportamento apresentado. Isso os motivará a adotar uma conduta responsável.

3. Contratar um serviço de rastreamento dos veículos

É muito importante adquirir um serviço de rastreamento dos veículos. Ele ajuda que o veículo seja encontrado e recuperado em caso de roubo, minimizando os prejuízos para o negócio. Além de otimizar a segurança de frota com essa vigilância em tempo real dos motoristas, uma plataforma de rastreamento também facilita a gestão das frotas, uma vez que será possível acompanhar as entregas e as rotas percorridas pelos condutores.

4. Acompanhar a movimentação da frota em tempo real

Outro diferencial significativo da utilização de tecnologia na gestão de frota é a capacidade de acompanhar a movimentação em tempo real. Um serviço de rastreamento de veículos possibilita o monitoramento do trajeto, o que proporciona um maior controle sobre as entregas e viagens, mas também ajuda os gestores a oferecerem todo o suporte necessário para os motoristas durante as rotas.

Além disso, como comentamos anteriormente, manter algumas tecnologias de gestão incentiva, até mesmo, os motoristas a adotarem uma direção mais responsável. Elas promovem a segurança de frota e também é um meio eficiente para avaliar esses profissionais.

Uma empresa especializada em segurança de frota pode ajudá-lo com soluções especialmente desenvolvidas para os gestores de logística, como uma plataforma de rastreamento ou um sistema online de gerenciamento.

Gostou do artigo e tem algo a dizer sobre o tema? Então, não hesite em deixar um comentário no post e se juntar à discussão!

Posts relacionados