Saiba como rastrear um carro e como um sistema pode ajudar

4 minutos para ler

A cada dia que passa, a quantidade de veículos ativos só aumenta. passamos grande parte de nosso tempo em carros, ônibus e, alguns, em caminhões. Isso ocorre graças à grande necessidade que temos de nos locomover, seja por fins de lazer ou trabalho. Essa dependência dos automóveis faz com que tenhamos que ter um grande zelo e uma dedicação às máquinas. Uma maneira fácil de fazer isso é aprendendo como rastrear um carro.

O sistema de rastreamento veicular funciona como monitoramento em tempo integral. Com ele, é possível saber a localização exata de um veículo, independentemente se estiver junto ou separado do mesmo. Isso se torna necessário uma vez que cria toda uma ambientação de controle e conforto, possibilitando uma maior segurança ao gerenciar um único veículo e até uma frota inteira.

Interessou-se pelo assunto? Então continue com a gente e veja como esse sistema de rastreamento funciona e pode ajudar a ter mais controle dos seus veículos. Boa leitura!

O que é necessário para rastrear um carro e como os dados são enviados?

Há algumas décadas, seria quase impossível imaginar que você poderia saber a localização exata de alguém, mesmo estando a quilômetros de distância. Mas hoje isso é uma realidade bastante comum. Para entender um pouco mais sobre como o rastreamento é possível, veja, a seguir, a diferença entre as tecnologias existentes dos seus equipamentos e sistemas.

Satélite

Uma das maneiras mais conhecidas de como rastrear um carro é a utilização de GPS. O Sistema de Posicionamento Global utiliza uma rede completa de satélites que conseguem captar o sinal emitido por algum aparelho e, automaticamente, ser capaz de dizer sua localização exata. Algumas ressalvas a esse método são as interferências de sinal, pois pode dificultar a transmissão de dados.

Radiofrequência

Os sistemas que utilizam de radiofrequência podem ser mais úteis para frotas que circulam com maior intensidade dentro de cidades e evitam rodovias. Ao contrário do GPS, que sofre grandes interferências por qualquer situação, a radiofrequência trabalha com um sistema de triangulação de dispositivos, muito efetivo em lugares com bastante construções à volta, como avenidas com muitos prédios, túneis e até caminhos subterrâneos, funcionando em lugares quase sem sinal para outros aparelhos. Dessa forma, a radiofrequência não recebe a influência de terceiros, porém o posicionamento apurado não é garantido, sendo muito utilizada para segurança em caso do uso de Jammer.

Dispositivo

Para que ambas as formas funcionem, é preciso que ocorra alguma conexão fixa com um dispositivo. Esses equipamentos devem ser instalados nos veículos e podem ser requeridos por meio de empresas de rastreamento. Após a aquisição e instalação, o veículo ou a frota inteira são cadastrados. Então, inicia-se o monitoramento, utilizando do método mais adequado para cada automóvel.

Como um sistema pode ajudar nesse sentido e por quê?

Roubos, acidentes, desvios de caminho, engarrafamentos, entre outros, são situações muito comuns que geram prejuízos enormes à empresa. Ao perder uma carga ou atrasar uma entrega, as perdas monetárias são numerosas.

Sem um sistema de rastreamento e uma equipe de gestão, pode-se sobrecarregar o responsável pelo monitoramento e controle, devido a uma série de informações que são necessária para manter o bom desempenho do veículo, da operação nas atividades externas e garantir a segurança do motorista.

Por isso, existem as empresas de gestão de rastreamento que funcionam 24h para fornecer um controle de dados efetivos. Assim, além de obter informações da melhor maneira de como rastrear um veículo, também possibilita indicar os meios de como trabalhar com suas frotas, os caminhos e a economia de recursos.

A Movisat é uma empresa que conta com esses diferenciais e utiliza a tecnologia de gestão para gerar valor e confiança para seus clientes. Quer conhecer mais sobre os nossos serviços? Então entre em contato conosco e tenha sucesso em seus negócios.

Posts relacionados