Confira 4 dicas de como evitar atraso na entrega de carga!

atraso na entrega de carga
3 minutos para ler

Como melhorar o relacionamento com os clientes e prestadores de serviço? Uma forma de fortalecê-lo é garantir que todos os prazos sejam cumpridos. Dessa maneira, você mantém a reputação da sua empresa em alto nível e gera mais oportunidades de negócio.

Entretanto, por mais simples que esse objetivo possa parecer, é importante conciliar melhorias nos processos internos com tecnologia adequada à logística. Só assim será possível evitar, de forma eficiente, o atraso na entrega de carga.

Pensando nisso, preparamos um artigo especial com dicas destinadas a otimizar os seus serviços. Acompanhe conosco!

1. Melhore a comunicação interna da empresa

Ruídos na comunicação no setor logístico causam problemas graves, impactando negativamente nos resultados obtidos, nas finanças e no próprio relacionamento com fornecedores e clientes.

É possível verificar o nível de comunicação interna dentro do seu negócio com algumas questões simples: qualquer um dos seus colaboradores conseguiria responder uma dúvida específica de um cliente? Essas informações estão disponíveis para eles?

Dessa forma, é essencial garantir que os profissionais estejam devidamente informados sobre questões, como o andamento das entregas e dos prazos. Não adianta muita concentrar esse conhecimento em alguns poucos colaboradores e deixar outros setores vulneráveis.

2. Faça o cálculo dos riscos

Imprevistos afetam diferentes tipos de negócio, mas os gestores mais talentosos devem preparar-se para lidar com os diversos obstáculos que aparecem — principalmente aqueles que podem ocasionar atrasos significativos.

Para garantir a credibilidade dos serviços prestados pela sua empresa, é uma ótima medida investir em estruturas capazes de gerenciar remessas em caráter de urgência, por exemplo.

Para isso, considere a aquisição de um bom sistema de gestão de entregas para ampliar o desempenho operacional da organização. Dessa forma, você terá um controle automatizado e intuitivo para gerenciar as suas demandas.

3. Acompanhe a entrega em tempo real

Graças à evolução das tecnologias aplicadas à logística, é possível contar com o monitoramento de entregas em tempo real. Assim, o seu negócio consegue combater os fatores que levam ao atraso e otimizar os processos internos como um todo.

Uma ferramenta desse tipo confere um nível superior de rastreamento, garantindo a comunicação com os condutores e o acompanhamento dos veículos durante todo o trajeto.

Além disso, os profissionais alocados dentro da empresa podem entrar em contato com os motoristas e avisá-los sobre acidentes na rota e garantir que esse percurso possa ser modificado sem prejuízo ao cliente.

4. Apure o processo de distribuição

É importante notar que todo o processo de distribuição inicia-se logo na separação do material solicitado até a entrega ao cliente final. Assim, os colaboradores precisam localizar o material no estoque de forma ágil e garantir que esse primeiro passo ocorra sem problemas.

Depois, temos o transporte do material, que pode ser otimizado com um planejamento otimizado de rotas e o acompanhamento dos motoristas por meio de um sistema de gestão. O painel dessa ferramenta oferece estatísticas atualizadas sobre o status de cada entrega.

Com esse acompanhamento próximo, sua empresa garante um relacionamento satisfatório com o cliente, já que cada passo que envolve a distribuição será monitorado de perto — evitando, assim, todo tipo de atraso na entrega de carga.

Gostou do artigo e quer continuar informando-se sobre como otimizar seus serviços logísticos? Então, acompanhe uma série de posts relacionados ao controle de manutenção em veículos, que preparamos para você!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This