Gestão

Política de frotas: Aprenda a criar com eficiência

Como criar uma politica de frotas eficiente
Movisat
Escrito por Movisat

A política de frotas é um dos documentos mais importantes de uma transportadora. Seu papel envolve a gestão de frotas, a avaliação de desempenho da equipe, a gestão de pessoas e, até mesmo, o controle de custos.

Por essa razão, a construção desse registro deve conter informações relevantes tanto para colaboradores como para os condutores de veículos. É considerada, também, uma ferramenta que promove o tratamento igualitário em todos os níveis da hierarquia.

Portanto, para desenvolver a política de frotas que vai guiar a sua empresa, comece com a leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto.

Defina os objetivos esperados com a política de frotas

Um dos principais meios para o sucesso da política criada para nortear a utilização da frota é a apresentação dos objetivos. De forma clara, devem ser descritos todos os resultados esperados e quais instrumentos serão utilizados para alcançá-los.

A qualificação e o treinamento dos motoristas, por exemplo, são um ponto importante e têm relação direta com os resultados da transportadora. A forma de condução, o respeito à legislação e o cuidado, tanto com a carga como com o patrimônio, são orientações que devem fazer parte das normas.

A manutenção periódica dos veículos também configura um dos meios de prolongar a vida útil do automóvel, garantindo a segurança durante o trajeto de entrega e reduzindo custos com reparos emergenciais.

Desenvolva um documento abrangente

Quanto mais informações sobre os processos de trabalho e diretrizes de comportamento você obtiver, mais completo e claro o documento final será. Portanto, é preciso delinear:

A falta de informações ou as regras incompletas resultam em dúvidas e desvios do comportamento esperado.

Atualize constantemente a política de frotas

Esse é um documento que se modifica com o tempo. Há casos em que as diretrizes da empresa podem ser mais liberais, em outras situações, podem ser exigidos uma maior rigidez e um maior controle.

O importante é garantir que as normas reflitam a cultura da companhia e que o processo de adaptação seja realizado de maneira fluida e orgânica. Esse cuidado faz com que a equipe não se sinta excessivamente pressionada e fique insatisfeita.

Publique e divulgue as normas

Sob o ponto de vista do gestor, a maior dificuldade em garantir o cumprimento das politicas institucionais está na conscientização da equipe. A partir do momento de sua aprovação, os princípios são válidos e podem ser aplicados aos colaboradores.

Contudo, sem que as informações sejam disseminadas de forma eficiente, há possibilidade de alegar desconhecimento e dificuldade de aplicar as penalidades previstas. Por essa razão, os treinamentos e as campanhas de divulgação são primordiais para que as normas sejam seguidas em sua totalidade.

Essa medida também garante transparência aos fornecer os meios necessários para que as politicas sejam conhecidas de forma integral.

Desenvolva a cultura desejada

O desenvolvimento de norma tem profunda relação com a forma como a transportadora se apresenta para o mercado. Essa é uma empresa que preza pela satisfação dos clientes? Que se preocupa com o seu impacto ambiental? Ou que adota práticas sustentáveis? É uma organização que valoriza e respeita a sua equipe?

Esse aspecto constitui uma ferramenta de gestão utilizada para desenvolver o planejamento estratégico. Em muitos casos, tanto o topo da cadeia de gerenciamento quanto a base operacional estão ligadas por um mesmo propósito e compartilham as mesmas obrigações e benefícios.

Uma política de frotas construída de maneira clara e divulgada amplamente constitui um dos meios de reduzir os riscos da operação logística. Com isso, as transportadoras têm a oportunidade de aprimorar seus processos, implementar soluções criativas e oferecer serviços aprimorados aos seus clientes. Dessa forma, é possível crescer e destacar-se no mercado.

Gostou do conteúdo? Queremos conhecer a sua opinião sobre a gestão de frotas. Deixe o seu comentário no campo abaixo e compartilhe conosco as suas ideias.

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This