Como o rastreamento de veículos ajuda na redução de multas?

3 minutos para ler

Encontrar métodos eficazes que ajudem na redução de multas de veículos com certeza é uma questão presente no dia a dia do gestor de frotas, concorda? Afinal, elas têm impacto direto nas finanças e no planejamento operacional do setor. 

Você sabia que uma solução eficaz é o uso do rastreamento veicular? Mais do que localizar os veículos furtados, acompanhar as rotas ou verificar se a entrega de produtos foi feita, essa ferramenta ajuda a controlar as multas.

Quer entender como o rastreamento pode ter impacto direto no controle de multas? Continue conosco e descubra também o que avaliar na hora de escolher a ferramenta ideal para o seu negócio!

Quais são as infrações mais comuns?

Algumas infrações de trânsito — como forçar a passagem entre veículos, ultrapassar em faixa amarela contínua ou dirigir com velocidade 50% acima do limite estabelecido — são gravíssimas. Ou seja, elas geram multas altas e, em algumas situações, causam a suspensão da CNH. 

Além das infrações acima, outras muito comuns no dia a dia, como estacionar em local proibido e passar no farol vermelho, acabam gerando gastos exorbitantes para o setor. Afinal, mais do que as multas, uma direção descuidada causa danos ao veículo, reduz a sua vida útil e aumenta o consumo de combustível.

O que fazer para ter uma redução de multas?

Como citado brevemente, uma solução muito eficaz para a redução de multas é o uso do rastreamento veicular. Com essa ferramenta, o gestor de frotas recebe os dados à distância sobre a velocidade, aceleração, e frenagem brusca, a rota tomada pelo motorista e os quilômetros rodados em cada serviço. Além disso, ela consegue identificar o posicionamento do carro a qualquer momento.

Com esses dados, é possível identificar o que está causando as multas. Assim, pode-se desenvolver estratégias para a diminuição das infrações. Por exemplo, se for identificado que a principal causa das multas é uma direção descuidada, você pode oferecer um treinamento aos motoristas contratados, assim como realizar mudanças nos requisitos de admissão.

Como escolher o rastreamento ideal para a sua frota?

Na hora de escolher o rastreamento ideal para o seu negócio, é importante verificar se ele coleta os dados de que você necessita. Afinal, não adianta ter um sistema que mostra apenas a distância rodada e se entregas foram efetuadas na hora certa, quando há uma necessidade de verificar a velocidade e o posicionamento do veículo em tempo real, por exemplo.

Outro ponto importante na hora de escolher a ferramenta adequada é selecionar a forma como os dados serão enviados — ou seja, se há relatórios exclusivos para cada situação e KPI para controle de performance. Além disso, é preciso avaliar se há a necessidade de um profissional ou equipe especializada para analisar esses dados no instante em que chegam, para que o gestor possa receber informações precisas para avaliar e tomar decisões.

Lidar com multas não é uma situação agradável, para dizer o mínimo — principalmente, quando pensamos em uma frota de veículos acumulando infrações. Afinal, o custo disso é altíssimo.

Por isso, o uso do rastreamento é uma forma simples e rápida de identificar o que causa essas infrações e encontrar soluções para a redução de multas.

Gostou deste conteúdo? Então, deixe um comentário! Vamos adorar ouvir o que você tem a dizer sobre o assunto!

Posts relacionados