Confira as 5 habilidades que um gestor de frota precisa ter para tocar o negócio

4 minutos para ler

O gestor de frota é a pessoa responsável por garantir a qualidade e o funcionamento do setor de frotas e veículos de uma empresa. É quem cuida da administração financeira, controla a eficiência da equipe, garante a legalidade das operações logísticas e administra a manutenção dos automóveis.

Um bom gerenciamento dos veículos é indispensável para o setor logístico de qualquer organização, seja ela grande, seja pequena. Mas, para que tudo ocorra bem, é fundamental que o profissional tenha as aptidões necessárias para encarar os desafios diários do cargo. 

Você sabe quais são as principais características de um gestor ideal? Para que não tenha mais dúvidas, preparamos uma lista com 5 habilidades fundamentais para todo gestor de frotas. Confira!

1. Liderança

É imprescindível que o gestor saiba liderar sua equipe, sendo uma figura de respeito, capaz de influenciar seus liderados de forma positiva, de solucionar conflitos e motivar os colaboradores à produtividade.

Por isso, um bom líder é também uma pessoa com inteligência emocional, alguém capaz de controlar suas emoções e que saiba lidar com as situações do dia a dia de forma empática e criteriosa.

Além disso, o líder deve conhecer as pessoas com as quais trabalha, entender o que as motiva e o que desanima. Assim, será capaz de identificar e solucionar problemas com agilidade e sem causar grandes danos.

2. Comunicação

Uma comunicação eficiente é capaz de melhorar o ambiente de trabalho, além de agilizar e otimizar processos. A comunicação entre líder e liderados deve ser sempre clara, objetiva e transparente, de forma que evite possíveis desentendimentos.

Para isso, é extremamente importante que o gestor saiba trabalhar a comunicação não-violenta, sendo equilibrado e empático. Mais do que saber expressar suas ideias de forma clara, o gestor de frota deve definir quais informações serão repassadas e como elas devem chegar para sua equipe.

Por meio do conhecimento que tem do dia a dia da empresa, ele decide se as mensagens serão divulgadas durante uma reunião, enviadas por mensagem, colocadas em banners ou em boletins espalhados pela empresa.

3. Organização

Com tantas atribuições, é fundamental que o gestor de frotas seja uma pessoa extremamente organizada, sobretudo no gerenciamento de tempo.

Afinal, ele precisa cumprir — e fazer com que sua equipe cumpra — os cronogramas estabelecidos. E, claro, precisa estar preparado para lidar com contratempos de forma que não prejudiquem a produtividade.

4. Conhecimentos técnicos

Ter conhecimentos técnicos sobre gestão de frotas e os indicadores logísticos, assim como vivencia na área, é fundamental para obter bons resultados. Essa experiência é o que agilizará a tomada de decisão em momentos críticos e também impedirá que erros básicos aconteçam no dia a dia.

É muito importante que o gestor invista em treinamentos para si e para sua equipe. Afinal, ele precisa estar de olho nas tendências do mercado. Ou seja, ter conhecimento sobre novas técnicas e tecnologias, comportamento do consumidor, alteração de preços, mudanças na legislação, entre outros. Ele deve estar atento a tudo que possa impactar a operação.

5. Capacidade de negociação

Saber negociar, fazer concessões e fechar acordos é uma habilidade que será usada frequentemente pelo gestor de frota. Afinal, ela será necessária tanto no relacionamento do líder com a equipe, quanto na elaboração de contratos com clientes e fornecedores. 

Estar à frente da gestão de frotas não é tarefa fácil. Mas, quando podemos contar com um gestor que tem as aptidões fundamentais para o cargo, tudo fica mais fácil. Além disso, há uma diminuição de custo e otimização dos processos, menor rotatividade na equipe, melhoria constante dos equipamentos e, consequentemente, maior lucro.

Quer saber, em primeira mão, todas as novidades do mundo das frotas? Então, aproveite que está aqui e assine nossa newsletter agora mesmo!

Posts relacionados