Manutenção de veículos: veja a importância de estar em dia!

Entenda a importância de ter a manutenção de veículos em dia

9 minutos para ler

A manutenção de veículos tem como finalidade prevenir que falhas e problemas graves ocorram. Dessa forma, ela contribui para a redução de custos e aumento da eficácia do veículo. Uma revisão preventiva de veículos básica, realizada em uma concessionária, pode apresentar uma variação de preço em relação ao processo feito em uma mecânica convencional. 

Por isso, busque um local de confiança e com boas recomendações para fazer a manutenção preventiva do carro. Continue a leitura do post e saiba mais sobre a importância de manter a revisão em dia!

Como a manutenção de veículos pode gerar economia?

Seu veículo o leva para os lugares que você quer ir, mas é importante a boa preservação dos itens para que você nunca fique na mão. Para exemplificar, é mais barato fazer a troca do óleo lubrificante no tempo certo em vez de arcar com alguma manutenção corretiva no motor. 

Durante a revisão, é possível fazer um planejamento financeiro e reduzir os custos imediatos com a manutenção. Ao determinar o que precisa ser substituído imediatamente e o que pode esperar alguns meses, o proprietário do veículo consegue programar os gastos a médio e longo prazo, evitando dívidas e diluindo o pagamento ao longo do tempo.

Como a revisão do veículo pode trazer segurança?

Um veículo em mau funcionamento, além de consumir mais combustível, perde desempenho e compromete a segurança do motorista e de outras pessoas no trânsito. Algumas medidas simples ajudam a evitar problemas de insegurança. Veja o que verificar.

  • Fluido de freios: para que o freio opere plenamente, é preciso que passe um fluido no momento de propagar toda a força gerada no pedal de freio aos pistões de cilindros de roda.
  • Pneus: todos sabem que rodar com pneus em más condições resulta em infração de trânsito e é muito inseguro.
  • Alinhamento e balanceamento: caso o carro apresente oscilações, especialmente em alta velocidade, ou se a força de frenagem estiver afetada, deve ser feito o balanceamento em bloco.
  • Sistema elétrico: verifique os piscas, luzes de freio, luzes de ré e, claro, os faróis regularmente.
  • Sistema de transmissão: certifique-se de que o fluido de transmissão está em um nível bom e é substituído pontualmente, assegurando o ótimo desempenho e dirigibilidade do veículo.

Qual a importância de manter a manutenção em dia?

Em um processo básico de manutenção veicular, são efetuadas averiguações em todos os sistemas do carro para indicar a situação geral do equipamento. Motor, correia e itens de segurança são minuciosamente inspecionados. Também é feita a troca dos fluidos (óleo do motor, dos freios) e dos filtros (ar e combustível).

Fazer a manutenção regular traz diversos benefícios: evita a desvalorização, aumenta a vida útil do veículo, reduz gastos desnecessários com reboques e diminui as chances de o carro deixar você “na mão”. Tudo isso reduz a perda de peças, necessidade de consertos e, até, o risco de multas, já que vários elementos do carro têm de estar em boas condições por deliberação da lei.

Como um sistema de gestão auxilia na manutenção de veículo?

A adoção de um programa de gestão da manutenção de frota é um diferencial que garante competitividade e aumenta o rendimento. A procura por soluções para melhorar o controle de manutenção da frota visa a um maior controle de itens do veículo, redução de custo e segurança do motorista.

O sistema pode auxiliar de diferentes maneiras. Vejamos as principais.

Checklists

Uma forma muito prática de garantir esses processos é aplicando a vistoria de entrada e saída do veículo do pátio, indicando data e hora, motorista que utilizou o veículo, endereços por onde trafegou, avaliação dos equipamentos de segurança e inspeção da conservação da aparência.

Manutenção preventiva

Cadastro de regras por itens e por tipo de veículos, de modo que você realize as revisões dos itens vitais no prazo devido, sem colocar em risco a integridade física dos condutores ou gerar danos, para melhorar a performance do veículo.

Histórico

Exibe todas as manutenções e trocas de itens realizados, com todo detalhamento de data, horário, local, valor entre outros itens.

Ao realizar a manutenção de veículos, você garante maior nível de segurança, melhora o estado técnico-operacional do carro e reduz o envelhecimento e deterioração dos equipamentos.

Quando é importante realizar a manutenção de veículos?

Muitas vezes, realizar manutenção de veículos acontece quando pretende planejar uma viagem mais distante ou quando surge algum problema no funcionamento do automóvel. Mas saiba que a manutenção é uma prática básica que mantém a longevidade do veículo, independentemente da montadora ou modelo.

Por isso, para evitar riscos, é importante realizar a revisão periodicamente, pois alguns itens devem ser substituídos assim que apresentarem sinais de degradação. Além disso, a manutenção deve ser feita conforme a quilometragem indicada e o tempo recomendado pelo fabricante no manual do veículo.

Quais são os tipos de manutenção?

Para evitar gastos desnecessários e não colocar a vida em risco, há três diferentes tipos manutenção veicular atualmente. Elas servem tanto para reparar o que vem apresentando mal funcionamento, quanto detectar futuros problemas. Confira a seguir.

Manutenção preventiva

Tem como objetivo reduzir os custos excessivos com o veículo, realizando a programação das paradas para manutenção com antecedência. Dessa forma, aumenta o prazo das revisões, além de ser considerada a modalidade com menos custo quando comparada aos outros tipos de manutenção.

Manutenção corretiva

Acontece quando já existe algum tipo de desgaste ou defeito no veículo, precisando substituir peças e fazer reparos, a fim de restabelecer o seu bom funcionamento.

Manutenção preditiva

Consiste em prever a vida útil de cada equipamento para avaliar a possibilidade de ocorrer uma falha. Dessa forma, evita os custos com paradas desnecessárias e o veículo pode ser mais bem aproveitado.

Como essa manutenção pode ser feita?

Todo veículo necessita de constante cuidado para garantir o seu desempenho, rodando com eficiência sem o risco de deixá-lo na mão. Diante disso, há algumas estratégias para assegurar uma boa manutenção, conforme falaremos a seguir.

Faça um planejamento prévio

Para conquistar melhores resultados, é preciso conhecer a frota e realizar um planejamento prévio. Essa prática pode ser trabalhosa, mas, assim, será possível estabelecer os pontos fracos e fortes, corrigir inconformidades e, ainda, otimizar de maneira eficiente o trabalho e reduzir custos.

Conheça bem os veículos da frota

Cada veículo tem a sua especificação, e é necessário conhecer todos os detalhes para entender as peças ideais e quando realizar a manutenção recomendada pelo fabricante. Entre algumas informações relevantes, podemos citar:

  • frequência de trocas de lubrificantes e filtros;
  • relação de desgaste por peso de carga;
  • características de capacidade de carga e desempenho.

Conte com uma boa mão de obra

Tão importante quanto adquirir componentes de boa qualidade para o veículo é contar com uma boa mão de obra para realizar a manutenção. O ideal é buscar mecânicos especializados de oficinas com boas referências para que o serviço oferecido tenha qualidade. Com isso, maior será a vida útil do automóvel e acarretará menos gastos com manutenções.

Gerencie as rotas

Algumas rotas podem causar um maior desgaste do veículo, principalmente estradas com muitos buracos, descidas, subidas, curvas e poeira. Diante desse fato, é importante gerenciar as rotas para economizar com as manutenções e, até, evitar acidentes, optando desviar de lugares com essas características, mesmo que resulte no aumento de alguns quilômetros.

Quais as consequências da falta de manutenção de veículos?

Não é difícil encontrar uma falha no veículo que seja encarada pelo usuário como um simples “defeitinho”, por exemplo, uma lanterna queimada, pneu careca e falta de seta. Mesmo que pareça apenas um pequeno detalhe, continuar circulando nas estradas e a falta de manutenção de veículos são atitudes que podem trazer graves consequências, comprometendo a segurança, gerando riscos de acidentes e prejuízos financeiros com reparos, além de infração de trânsito e retenção do automóvel.

Por isso, é importante entender a manutenção de veículos e mantê-la em dia, a fim de evitar riscos desnecessários e rombos no orçamento da empresa. Assim, ser um condutor consciente é a melhor forma de não deixar que questões operacionais comprometam a produtividade da organização.

Gostou do conteúdo deste post? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe seu comentário, queremos saber a sua opinião.

Posts relacionados

Deixe um comentário