Gestão de frotas: saiba como a automação de processos pode ajudar!

4 minutos para ler

A automação de processos costuma ser confundida com a realização, por parte de programas e da infraestrutura de TI, de atividades operacionais. Contudo, ela vai além, uma vez que também gera relatórios e indicadores em tempo real para os gestores.

Assim, os líderes têm acesso a dados atualizados, registros de abastecimentos e gerenciamento das entregas. Para esclarecer o conceito e mostrar seus benefícios, preparamos um artigo especial para você. Siga a leitura conosco!

O que é a automação de processos?

A automação de processos consiste em repassar atividades burocráticas da logística de gestão de frotas para sistemas tecnológicos. Dessa forma, os gestores passam a contar com softwares e aplicativos para identificar trabalhos repetitivos.

Com isso, eles agilizam processos e ganham tempo. É importante notar que processos manuais costumam gerar erros constantes e, consequentemente, retrabalho. Ao programar soluções digitais de ponta para realizar essas tarefas de maneira otimizada, esse desperdício é eliminado.

Como esse processo ajuda a empresa?

Agora, entenderemos os benefícios específicos da automação.

Diminui a possibilidade de fraude

A utilização de soluções digitais na gestão da frota garante que somente os veículos autorizados recebam a permissão para abastecimento. Em vista disso, as possibilidades de fraude diminuem, assim como as ocorrências de desvio do combustível também são combatidas.

Com o uso da tecnologia, os gestores também conseguirão planejar antecipadamente a distribuição e monitorar com rigor o consumo por meio dos relatórios gerados. Isso ajuda a impedir os abastecimentos irregulares na frota, uma vez que as ferramentas proporcionam acompanhamento real na hora de analisar as informações.

Reduz custos

Outro benefício significativo da automação de processos para frota é a redução de custos logísticos. Isso é especialmente importante para empresas que desejam cortar desperdícios e alocar investimentos em outros setores — ou, até mesmo, manter um dinheiro extra no caixa.

Como isso é feito? Com a utilização de softwares de gestão que substituem processos manuais por soluções automatizadas. Dessa maneira, reduz-se os erros humanos e, consequentemente, o retrabalho. Além disso, a produtividade aumenta, uma vez que tarefas burocráticas serão conduzidas por programas desenvolvidos para levar em conta os padrões de excelência da empresa contratante.

Garante mais controle para os gestores

Ter informações precisas e no momento certo é algo fundamental para facilitar a tomada de decisão. Softwares de automação de processos concentram uma grande quantidade de dados relacionados às entregas e conseguem gerar gráficos e relatórios com base nas operações das empresas.

Além disso, eles também proporcionam o acompanhamento de indicadores logísticos que tornam o planejamento mais preciso para os gestores, que terão a chance de acompanhar os status de entregas, verificar o que ainda não foi resolvido e entender o motivo de demora e falhas.

Assim sendo, os líderes poderão ser proativos na hora de buscar soluções, antecipando-se às reclamações dos clientes. Isso porque eles terão o controle total dos processos operacionais, gerenciando a frota e obtendo informações não só sobre prazos de entrega, mas também de veículos em manutenção, destinos e muito mais.

A Movisat conta com diversas soluções para que você consiga realizar a automação de processos em sua frota. Temos, inclusive, um módulo automatizado para você acompanhar o cronograma das manutenções. Além disso, oferecemos programas para conferir os abastecimentos, o gerenciamento de entregas e o controle de despesas dentro da empresa.

Gostou do artigo e interessou-se pela possibilidade de contar com softwares de automação de processos? Então, entre em contato conosco para conhecer o nosso trabalho!

Posts relacionados